[ARENA] [Info] EXTERIL - POSTE

Extéril exteril gmail.com
Terça-Feira, 21 de Maio de 2013 - 16:13:41 WEST


Inauguração / Opening

EXTÉRIL / POSTE

25 MAI - 15 JUN 2013
22h Sábado / 10pm Saturday

http://www.exteril.com/divulgacao/1.html
http://www.exteril.com/poste/cartaz.html

A Galeria Extéril apresenta no próximo Sábado 25 MAI, pelas 22h,
uma exposição da artista:

Ana Torrie
"PRELÚDIO"
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O projecto POSTE apresenta no próximo Sábado 25 MAI, pelas 22h,
com a curadoria de João Baeta, uma exposição dos artistas:

MAX FERNANDES
JOÃO ALVES + SOFIA LOMBA
JOSÉ CARLOS TEIXEIRA
SUSANA CHIOCCA
SARAH FITZSIMONS

PRÉ INAUGURAÇÃO
25 de maio, a partir das 22h > POSTE
Rua do Bonjardim, 1176, 4000-122Porto
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INAUGURAÇÃO - POSTE
patente de 28 de Maio a 12 de Julho
na Mercearia S. Miguel
Rua Conde S. Salvador 324 | 4450-225 Matosinhos

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EXTÉRIL:

Ana Torrie
"PRELÚDIO"

25/ 05 - 15/ 06 - 2013

Ana Torrie, nasceu em 1982, no seio de uma família falida de descendência aristocrática escocesa. Foi educada em regime privado pelo avô materno. Descobre muito cedo a sua paixão pela literatura macabra, tendo escrito e desenhado, ainda com 11 anos de idade, o seu primeiro conto ilustrado: "As Lágrimas Verdadeiras de um Crocodilo Destroçado".
Apaixonada pela obra de Piranesi, dedica dois anos da sua vida ao estudo da
representação do céu na gravura europeia dos sécs. XVIII e XIX. Quase que se torna
Mestre gravadora no Mestrado de Técnicas de Impressão das Belas Artes do Porto, o qual interrompe para se estabelecer no Brasil depois de conhecer e trabalhar com o mestre litógrafo kazuo iha. Foi nesta altura que entrou em contacto com a Litografia, da qual se tornou fervorosa admiradora e que posteriormente a influenciaria pelos negros e uso da linha e mancha.
Nos seus últimos anos, constrangida por grandes dificuldades financeiras, dedicou-se ao restauro de fotografias antigas de famílias aristocratas do Porto e do Brasil.*

*A biografia apresentada é ficcionada , qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Obras apresentados em diversas exposições ( desde 2006 até ao presente), individuais: Extéril; Galeria Ó; Plumba - no Porto; Prego- em Vila Velha, no Brasil;, como colectivas: RV - em Salvador da Bahia; Troca-se Por Arte; Artes em Partes, Plumba, Maus hábitos, Dama aflita- no Porto, Aragón 232 - em Barcelona; Museu Nacional da Imprensa, Museu da Presidência da República; UFRJ - no Rio de Janeiro; Círculo da Artes Plásticas de Coimbra , Centro Cultural de Vila das Aves , Azores Combo - nos Açores, Gesto Cooperativa Cultural - no Porto, Estúdio UM - em Guimarães, entre outros.

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POSTE:

"rufo"
de
MAX FERNANDES

O artista não elaborou uma sinopse de apresentação do vídeo por achá-la desnecessária.

Vídeo, cor, som, 0' 55"
2013

Nasceu em 1979 e não morreu.
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"pele"
de
JOÃO ALVES + SOFIA LOMBA

(im) possibilidade de definir um todo a partir das partes.

vídeo, cor, s/ som, 2'34''

João Alves, nascido no Porto 1983
é uma espécie de Pintor, escultor, desenhador, instalador, animador, ilustrador, cenografo
músico, produtor, performer, assistente de som, perchista, formador, documentarista, colaborador, actor,
babysitter, técnico de legendas, palhaço, porteiro, trolha, electricista, lavador, distribuidor, jardineiro e
bom conselheiro que disponibiliza os seus serviços na área do Porto e arredores.

Sofia Lomba, nascida em 1982
estudou nas Belas artes do Porto, membra do colectivo Casa a Arder,
trabalha com diferentes autores no Porto e em Berlim em instalação, performance, dança, video e música.
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"the fall, o exercício da queda"
de
JOSÉ CARLOS TEIXEIRA

"The Fall, o exercício da queda" explora em múltiplas abordagens as ideias nucleares de
alteridade e de queda. Partindo da definição de "fall" (que na etimologia e semântica inglesas
se reveste de diversas interpretações), e considerando o potencial literal e performativo, mas também a complexidade simbólica e metafórica a este conceito associada, as filmagens
convocam participantes a um espaço cénico (o palco enquanto signo e lugar). O que significa
estar em palco? Como me olho e represento? A videografia resultante incorpora os gestos e
as palavras, consequências de um só pedido: cair.

HD, 16:9, cor, som, 8'09" (short version) | 2012
Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian, MACS Auditório de Serralves, Teatro Maria Matos, Carpe Diem Arte e Pesquisa.
Agradecimentos: Cristina Grande (Auditório de Serralves), João Baeta, Andreia Monteiro, Fernando Miguel Jalôto, Cristina Alves, Gamaliel Rosário, Catarina Diego, Manuel Santos Maia, Catarina Oliveira, Paulo Mendes, Helena Magalhães, João Marcos Cavalcante, Rute Rosas.

Nasceu no Porto, em 1977.
Vive e trabalha nos Estados Unidos.
O artista tem-se dedicado predominantemente ao vídeo-ensaio e à vídeo-instalação,
onde investiga e problematiza conceitos de identidade, alteridade, linguagem, limite,
fronteira, exílio e deslocação. Recorrendo habitualmente a estratégias de participação e
de performance, equaciona ideias relacionadas com a formação cultural e identitária, os
limites dos espaços pessoais e sociais e a definição de território físico e mental.

Tem participado em projectos, exposições e festivais na Europa (Portugal, Espanha, França,
Bélgica, Alemanha, Escócia, Suécia, Noruega, Lituânia, Rússia e Chipre) e nos Estados Unidos,
bem como no Brasil, Singapura, China, África do Sul, Moçambique, Angola e Cabo Verde.
O seu trabalho já esteve patente no Hammer Museum, LACE (Los Angeles),
Art Interactive (Boston), Museum of the City of New York (Nova Iorque), Le Grand Halle de
La Villete (Paris), Württembergischer Kunstverein (Estugarda), National Center for
Contemporary Arts (Moscovo), Museu Nacional M. K. ?iurlionis (Lituânia), Rosalux (Berlim),
Centro de Arte Hélio Oiticica (Rio de Janeiro), Instituto Camões (Centros Culturais PALOP), e
no Museu da Electricidade, Museu da Cidade, Fundação Carmona e Costa, Fundação
Calouste Gulbenkian, Carpe Diem e Goethe-Institute (Lisboa), entre outros.

Têm-lhe sido atribuídas diversas bolsas e prémios (Bolsa Fulbright/Fundação Carmona e Costa, Bolsa Gulbenkian/FLAD, Samuel Booth Award, D'Arcy Hayman Award, e UCLA Fellowships).
Em 2005, foi nomeado para o Prémio EDP Novos Artistas e, em 2011, recebeu o
Prémio do Júri no FUSO - Anual de Vídeo Internacional de Lisboa.

Licenciou-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Como bolseiro Fulbright, estudou nos Estados Unidos, tendo obtido o seu Mestrado na University of California, Los Angeles (UCLA), depois de ter frequentado a New York University (NYU), e a Universidad del Pais Vasco (UPV), em Bilbao. Em 2008-09, foi bolseiro e artista residente na Akademie Schloss Solitude, em Estugarda, na Alemanha. Em breve estará em residência na MacDowell Colony e no Headlands Center for the Arts (EUA). Leccionou na ESAD, Caldas da
Rainha, estando actualmente a exercer funções de Lecturer na University of Wisconsin, em Madison, EUA.
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"não temos de morrer pelo euro"
de
SUSANA CHIOCCA

Vídeo que documenta e enfatiza uma acção performativa na rua. É colocada uma imagem de
Ângela Merkel no chão e vários galos de Barcelos são arremessados contra a mesma.

vídeo, cor, som, 2'24''
2013

Licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 1999.
Obtêm o D.E.A. em 2007 no doutoramento de Arte Contemporânea pela Facultad de Bellas Artes
de Cuenca (Universidad Castilla-La Mancha).

Organizou algumas exposições e eventos dos quais destaca o espaço a Sala, dedicado à apresentação de performances (2006-2010), criado juntamente com António Lago.
Tem participado em diversas exposições, eventos e workshops.

Enquanto artista tem deambulado por vários campos, uns mais agrestes que outros, sejam o desenho, a instalação, o vídeo, o som, a fotografia, a performance. Desenvolve desde 2005 trabalho em torno do texto e da palavra em projectos individuais performativos ou de grupo nos quais a performance, o vídeo e a música se conjugam, tal como o seu mais recente BITCHO, ou Balla Prop junto com Ana Ulisses.

Procura imprimir e relacionar os vários acontecimentos/trabalhos, sendo fortemente influenciada pelo momento. Desde 1997 fabrica em torno de conceitos e derivados como o de ligamento/ponte/conexão/alteridade/ impressão,
absorvendo a partir do outro e ao outro devolvendo.
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"tide bed 1 & 2"
de
SARAH FITZSIMONS

Este projecto pretendia estabelecer uma ligação entre o meu quarto e o padrão de sono diário
com os movimentos rítmicos do mar. Construí uma cama para a orla do Oceano Pacífico, em Los Angeles. A primeira versão é composta por madeira e peças metálicas encontradas, de um pontão de outrora. Com a subida da maré, eu tento manter tal cama na sua ordem própria. Cada onda é como um novo dia... Na segunda versão, concebi uma estrutura auto-sustentável de madeira e ferro. Na maré baixa, fixei-a na areia. As águas vão subindo e a cama manteve-se firme, até ficar totalmente submersa.
Sendo uma escultura pública num lugar inesperado, procurava reflectir sobre a mudança,
as marés, e gerar conexões visuais entre emergir/imergir, acordar/adormecer, consciente/inconsciente. Após um dia e uma noite no oceano, levei a cama para casa,
instalei-a no meu quarto, e dormi nela nos dois anos que se seguiram.

DV ntsc, 4:3, cor, som, 2'12"
2005

Nasceu em Cleveland -EUA.
Vive e trabalha nos Estados Unidos.
A artista combina a escultura, a instalação, a fotografia e o vídeo, para criar obras que vão
desde intervenções temporárias a esculturas mais permanentes. Os seus projectos, explorando
as colisões entre o físico e o metafórico, integram frequentemente oceanos, desertos, rios, ou montanhas.
Expôs em diversas cidades dos EUA (Los Angeles, Chicago, San Francisco, Long Beach, Atlanta, e Cleveland )e internacionalmente.
Das suas exposições recentes constam The Hairy Blob, Hyde Park Art Center, 2012, Chicago; Compendium 2012, Chazen Museum of Art, Madison;
Between Document and Fiction, Maus Hábitos + Passos Manuel, 2011, Porto;
e Any Questions? - the Mandø Dialogues, 2010, Mandø.

Foi artista residente na MacDowell Colony (New Hampshire, EUA);
no Vermont Studio Center (Vermont, EUA); e I-Park (Connecticut, EUA).
Em 2010, desenvolveu o projecto 'Any Questions' em Mandø, na Dinamarca e no verão anterior FitzSimons esteve também em residência em Darmstadt, na Alemanha, de forma a conceber uma escultura no âmbito da exposição e simpósio International Forest Art Path.
Licenciou-se em Ciência Política e em Artes Plásticas - Escultura, na Ohio University, em 2000, e obteve o seu Mestrado em Escultura, na University of California, Los Angeles (UCLA), em 2005. Exerce actualmente funções como professora de Escultura na University of Wisconsin,
em Madison, EUA.
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+ info:

João Baeta
info.baeta  gmail.com

Teixeira Barbosa
poste.videoart  gmail.com
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exteril  gmail.com
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