[ARENA] DDay - Comemoração do Dia Mundial do Design Gráfico

Chuva Vasco chuvavasco gmail.com
Quarta-Feira, 8 de Maio de 2013 - 00:59:47 WEST


*A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de
Portalegre, convida a estarem presente nas actividades de comemoração do
Dia Mundial do Design Gráfico, a realizar naquela escola no dia 09 de Maio,
segundo programa anexo.*

*Caso não possa estar fisicamente presente, assista via Streaming, acedendo
ao seguinte endereço:

**http://www.tep4.pt/trans/trans.html**
*

*
*

*Mais informações em:* *
https://www.facebook.com/ddayportalegre?ref=ts&fref=ts*


É celeumático pretendermos com firmeza estabelecer uma origem para o design
gráfico. Não sendo certo a sua génese, podemos ao menos, por virtude dos
estudos já conduzidos e francamente documentados, estabelecer uma diacronia
que nos permita compreender as preocupações em torno da imagem com intenção
comunicacional. Assim, se a pré-história constitui, para uns, a origem da
mais ancestral forma gráfica, para outros, só com a revolução industrial,
mas mais fortemente no século XIX é que podemos falar de uma autonomização
do design gráfico.

 O movimento estético *Art & Craft*, inspirador da *Jugendstil* e
posteriormente da *Art Déco*, terá sido seguramente uma porta aberta para o
design vindouro dos séculos seguintes, onde as formas de expressão estão
longe de ser apenas tipografia, paginação, uso de signos e imagens, mas
estão igualmente conexas às tecnologias colocadas à disposição da
interatividade (web, multimédia), ou da ilustração e animação (motion
design).

 O design de comunicação, tem por objetivo assegurar a transmissão de uma
mensagem a um público alvejado pela criação de espaços e volumes
comunicantes. A criação de desejos e emoções; a transmissão, com acuidade,
do processo de reflexão estratégica, e as questões de marketing das
empresas, das instituições ou dos atores da cultura, são apenas algumas das
preocupações exigidas ao produtor de design de comunicação, e neste sentido, o
design de comunicação está cheio de paradigmas, que demonstram a sua
emergência e a sua expansão que acompanha as necessidades de comunicação,
da publicidade, das marcas e das coletividades.


[image: Imagem inline 1]
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20130508/35459a38/attachment-0001.html>
-------------- próxima parte ----------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: image.jpeg
Type: image/jpeg
Size: 40986 bytes
Desc: não disponível
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20130508/35459a38/attachment-0001.jpeg>


Mais informações acerca da lista ARENA