[ARENA] Aula Aberta - Mathias Lavin, 30 Abril | 18h00 ESAP

António Preto antonio.m.preto gmail.com
Segunda-Feira, 29 de Abril de 2013 - 08:42:08 WEST




Terça-feira, 30 abril | 18h00

SALA DE ACTOS DA ESAP

ESCOLA SUPERIOR ARTÍSTICA DO PORTO
Largo de S. Domingos, 80

CONFÊNCIA DE 
MATHIAS LAVIN
PODERES DA PALAVRA
Na perspectiva de uma investigação sobre a palavra no cinema, Mathias Lavin propõe-se questionar qual é o poder próprio da palavra numa arte da imagem. O ponto de partida será o período de passagem do cinema mudo ao cinema falado, considerado como uma questão historiográfica. Sendo este período rico em experiências formais sobre o som, é conveniente analisar a ressurgência de propostas comparáveis num período mais recente. A aula aberta será acompanhada de numerosos excertos, exemplificativos dos assuntos a abordar.
Mathias Lavin falar-nos-á ainda do seu percurso pessoal e do contexto actual da investigação em cinema em França. 


Mathias Lavin é professor de estudos cinematográficos na Universidade de Paris 8. É autor de dois livros sobre Manoel de Oliveira – La Parole et le Lieu: le cinéma selon Manoel de Oliveira (A Palavra e o Lugar: o cinema segundo Manoel de Oliveira), Presses universitaires de Rennes, 2008 e Val Abraham (Vale Abraão), Yellow Now, 2012 – e de inúmeros artigos e conferências dedicados a diferentes cineastas (Chantal Akerman, Jerzy Skolimowski, António Reis e Margarida Cordeiro, etc.). A investigação que desenvolve actualmente incide sobre a questão da palavra e do gesto no cinema.
É colaborador do grupo de cinema do CEAA – Centro de Estudos Arnaldo Araújo / ESAP.
Mathias Lavin foi igualmente o programador da retrospectiva que a Cinemateca Francesa dedicou recentemente à obra de Manoel de Oliveira: 
http://www.cinematheque.fr/fr/dans-salles/rencontres-conferences/espace-videos/cinema-manoel-oliveira-principe-incertitude,v,614.html

ORGANIZAÇÃO
António Preto 
e Centro de Estudos Arnaldo Araújo

http://www.ceaa.pt/


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20130429/f13e9cf8/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA