[ARENA] Performance | SINTOMAS E EFEITOS SECUNDÁRIOS | 3 e 4 Maio Porto | FBAUP e ESE

Rita Castro Neves ritacastroneves gmail.com
Quarta-Feira, 17 de Abril de 2013 - 23:23:55 WEST


Marquem na agenda! Estão mesmo aí à porta os nossos Sintomas e Efeitos
Secundários! rita










 [image: Inline image 1]
PERFORMANCE
 [image: Inline image 2]
PORTO – 2013 – MAIO

DIA 3 SEXTA – FBAUP
DIA 4 SÁBADO – ESE / IPP



Com a participação de:

Adam Overton

Albuquerque Mendes

Ana Dinger

Ana Rito

Ana Trincão

André Fonseca

Beatriz Albuquerque

Carlos Noronha Feio

Dalila Vaz

David Ferreira

Fátima Lambert

Gabriela Vaz-Pinheiro

Guy Amado

Hernâni Reis Baptista

Horácio Frutuoso

Hugo de Almeida Pinho

Hugo Monteiro

Joana D’Eça Leal

João Sousa Cardoso

John Grzinich

Jonhatan Saldanha

José Maia

Laura Medler

Maile Colbert

Maria Trabulo

Mónica Lacerda

Paulo Cunha e Silva

Paulo Mendes

Rita Castro Neves

Rita Xavier Monteiro

Sandra Johnston

Silvestre Pestana

Susana Chiocca

Susana Mendes Silva




Programa completo em:


 WWW.I2ADS.ORG/SINTOMA <http://www.i2ads.org/sintoma/>




Projetos especiais: Estudantes de Áudio I e Design II (FBAUP), Strangese
Estudantes de Educação Musical (ESE/IPP)
Crítica em direto: Mais Crítica | seminário para críticos de artes
performativas e Mestrado em Estudos Artísticos de Teoria e Crítica de Arte
da FBAUP

Curadoria: Fátima Lambert, Rita Castro Neves, Rita Xavier Monteiro
Assessoria: Hernâni Reis Baptista, Mónica Lacerda

Parcerias:
Softcontol_Technical Uncouncious
DAI_Esmae IPP

* Sintomas e Efeitos Secundários*



Ora a verdadeira criatividade (que é sempre moderna e *não tropeça no medo
das imitações*) é sempre também geradora de instabilidade e precisamente
põe em causa a cidade, a casa, a parede, até ao escândalo e até à crueldade
muitas vezes. Precisamente para que tudo se reformule polemicamente e de
novo se recomece pavorosamente (sagradamente) a estar-no-estar, a
ser-no-ser...a aceleração das vanguardas é necessária e explica-se por aí e
*não por uma pretensa procura de originalidade*.



Ernesto de Sousa, *Ser Moderno...em Portugal*, Lisboa, Assírio & Alvim, 1998



A programação *Sintomas e Efeitos Secundários* nasce do desejo de partilhar
a prática artística nacional e internacional da arte da performance.

Com o objetivo fundamental de promover um intenso encontro convergente de
dinâmicas artísticas, num contexto intergeracional – os Sintomas, pretende
também ser um espaço de reflexão entre criadores, investigadores e o
público – os Efeitos Secundários.


Sintomas e Efeitos Secundários surge de uma parceria entre o grupo SINTOMA|
performance, investigação e experimentação [Núcleo de Arte Intermédia do
I2ADS (FBAUP)] e da linha de investigação Educação Estética e Formação de
Públicos para a Arte Contemporânea [Núcleo Estudos Artísticos e do
Património do InED (ESE/IPP)]. A construção conjunta propõe uma mostra de
projetos finais ou em curso, nos seus diferentes momentos de consolidação
do grupo SINTOMA e de criadores convidados, interposto com exposições de
trabalhos de investigação e conversas.

Sintomas e Efeitos Secundários quer desenhar um movimento que cruze a
experimentação artística e o pensamento sobre a performance radicada nas
artes visuais e suas problemáticas no âmbito da arte contemporânea.



Sintomas e Efeitos Secundários realiza-se durante dois dias em torno de
três eixos fundamentais:  MOSTRAR - PENSAR -  REGISTAR



*MOSTRAR* |Prevê-se a apresentação de ações nos espaços interiores e
exteriores da FBAUP e ESE/IPP com caráter *site-specific. *Além disso,
realiza-se um núcleo de vídeoperformance que pode surgir enquanto registo
documental da performance, ou funcionando como objeto singular que se exibe
apenas mediante esse suporte videográfico.



*PENSAR** *|De mãos dadas com a prática artística, as reflexões dos seus
protagonistas são fonte incontornável para a explicitação do
conceber/pensar, agir/produzir, encaminhando leituras  e reconhecimentos
para o público e não somente para os estudantes destas áreas.

Por um lado, carece acertarem-se “denominadores comuns” de um vocabulário
implícito (tanto quanto possa também ser explicitador), que viabilize e
permita uma compreensão (hermenêutica e epistemologicamente rigorosa).
Importa promover a análise, decifração, compreensão, interpretação… para
que se ascenda ao “reconhecimento” por via da disponibilidade mediante o
“i-reconhecimento” que, com frequência, domina os públicos para a arte
(dita) contemporânea ou atual e, muito especificamente, a arte da
performance.



*REGISTAR *|Este último núcleo temático propõe reavivar a produção
histórica de eventos e pensar as questões do registo da performance, seja
recorrendo ao testemunho, seja por meio da crítica, contando com a parceria
do Mais Crítica | seminário de crítica de artes performativas e dos
estudantes de Mestrado em Estudos Artísticos da FBAUP. O exercício da
crítica supõe a ideia de perduração e corresponde a uma forma outra de
registo. Por trás da tarefa correspondente às etapas básicas de
descrição/interpretação/avaliação, a crítica permite a construção de uma
reflexão complexa, intimamente ancorada nas ações performativas
apresentadas naquele espaço-tempo, contribuindo para uma abertura de portas
de acesso, de pensamento. Assim, os jovens críticos convidados, através da
redação em direto no próprio dia das ações, publicam os seus textos.

Por outro lado, a reposição de uma performance de Albuquerque Mendes,
coordenada pelo seu autor, coloca questões pertinentes que envolvem um
acontecimento que recria o original e, ao mesmo tempo, performatiza o
documental.

Todo o evento será registado em vídeo e, posteriormente, editado numa
versão sumária do evento.



Pense-se nestes três eixos fundamentais | MOSTRAR – PENSAR– REGISTAR |
enquanto princípios comunicantes e cujas problemáticas se atravessam,
baralhando-se nesta tripla-função estruturante.

Sendo arte e vida, exigências de cultura e educação, cabe desempenhar o
propugnado por Ernesto de Sousa: “operador estético” através de
ações/intervenções validadas por balizas disciplinares, culturais,
artísticas e educacionais.

Sintomas e Efeitos Secundários vem ativar as possibilidades de contaminação
e troca de experiências que, partindo da academia, estão abertas à
comunidade, e são cúmplices de uma prática que é, sobretudo, um processo.



Fátima Lambert, Rita Castro Neves e Rita Xavier Monteiro


Locais:

FBAUP (sexta) Rua Rodrigues de Freitas 265, Porto

ESE (sábado) Rua Dr. Roberto Frias 602 (pólo asprela), Porto


_______________________

rita castro neves
www.ritacastroneves.com
www.festivaltrama.com
www.i2ads.org/sintoma/ <http://sintoma.tumblr.com/>
___________

Docente / *Teacher*
Departamento de Intermedia FBAUP / *Intermedia dpt, Porto School of Fine
Arts*
Departamento de Design ESEIG / IPP / *Graphic dpt.* School of Management &
industrial Studies, Polytechnic Institute of Porto

i2ads Núcleo de Arte e Intermedia. Faculdade de Belas Artes da Universidade
do Porto
(IR)REGULAR  *Research group in Art and Intermedia, Porto School of Fine
Arts*
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20130417/0f7773eb/attachment-0001.html>
-------------- próxima parte ----------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: head-mail.jpg
Type: image/jpeg
Size: 7584 bytes
Desc: não disponível
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20130417/0f7773eb/attachment-0001.jpg>
-------------- próxima parte ----------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: teaser.gif
Type: image/gif
Size: 408594 bytes
Desc: não disponível
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20130417/0f7773eb/attachment-0001.gif>


Mais informações acerca da lista ARENA