[ARENA] Cultivamos Cultura e Ectopia apresentam Emergências 2012 – Exposição de Arte Contemporânea Experimental em Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura

Cultivamos Cultura Press press emergencias2012.net
Segunda-Feira, 28 de Maio de 2012 - 11:53:39 WEST


Para ver como Webpage, clique aqui: http://visitor.benchmarkemail.com/c/v?e=19BBDB&c=2C24A&l=420F36&email=Uyz9dRokIEwv2RylFQbmQmtMZHG1QfqN&relid=4E2EFC5F

Você recebeu este email por causa da sua relação com NOMEDAEMPRESA. Por Favor reconfirme os seus interesse em receber os nossos emails.  se não quer receber mais emails, pode remover a subscrição aqui
 Confirm URL :http://visitor.benchmarkemail.com/c/opt?e=19BBDB&c=2C24A&l=420F36&email=Uyz9dRokIEwv2RylFQbmQmtMZHG1QfqN&relid=4E2EFC5F
CULTIVAMOS CULTURA e ECTOPIA APRESENTAM

Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura

16 Junho a 2 de Setembro

Fábrica ASA | Sector G | Piso 0

EMERGÊNCIAS 2012 - Exposição de Arte Contemporânea Experimentalvai integrar a programação de Arte & Arquitetura de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura de 16 de Junho a 2 de Setembro na Fábrica ASA.

EMERGÊNCIAS 2012é uma exposição de arte contemporânea experimental que utiliza a ciência e a tecnologia para desenvolver novos meios de expressão artística. Uma mostra de obras nacionais e internacionais de 20 artistas que utilizam meios, que incorporam processos químicos, fenómenos físicos e biológicos, eletrónica e informática, bem como ambientes virtuais e peças de NetArt.

O projeto é comissariado pela artista Marta de Menezesque nos últimos anos tem vindo a desenvolver o conceito de Bioarte, que explora a interação entre a arte e a biologia, tornando os laboratórios locais de trabalho e provando que as novas tecnologias podem ser usadas como uma nova forma de arte.

A Marta de Menezescoube a seleção de peças e artistas para a exposição EMERGÊNCIAS 2012que se centrou numa dicotomia de meios, reais e virtuais. Dentro dos reais encontramos os meios biológicos (vivos), os físicos (fenómenos e materiais) e os químicos (substâncias e transformações). Nos virtuais encontramos as redes sociais e todo o mundo digital. As propostas artísticas apresentam dicotomias e contrastes subjacentes onde os conceitos de luz/trevas; movimento/inação; som/silêncio convidam o público a uma profunda descoberta sensorial.

A exposiçãoapresenta uma série de obras de arte que incorporam variáveis curiosas como vírus informáticos e vírus biológicos ou obras que utilizam cristais de gelo do tempo dos dinossauros, por exemplo, de forma a dar ao público de EMERGÊNCIAS 2012uma amostra interessante para contactar com o caráter mais explorativo da criação artística de hoje.

EMERGÊNCIAS 2012 – Exposição de Arte Contemporânea Experimentalé uma produção da Cultivamos Cultura, uma associação com espetro mais alargado sediada em Odemira que, desde 2009, promove projetos com a comunidade local através do desenvolvimento de atividades abertas, alguns dos quais em parceria com a Ectopia, um laboratório de artes experimentais que convida criadores (artistas, cientistas ou académicos) a desenvolverem projetos inovadores durante residências.

ARTISTAS EM RESIDÊNCIA

Arcángel Constantini, um dos artistas contemporâneos mais significativos no campo de new media– que cria obras de arte com recurso a novas tecnologias,encontra-se em residência no Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho, Campus Azurém,em Guimarães até 12 de Junho para desenvolver Magnetoplankton, uma obra onde o artista vai realizar experiências com estruturas de vida artificial, procurando uma relação simbiótica com o seu meio-ambiente e recorrendo a processos relacionados com os campos estudados pela magnetoquímica. A investigação e desenvolvimento de Constantinisão inteiramente motivados pela ligação entre o processo artístico e o processo tecnológico, apresentando a sua prática com diferentes linhas de discurso, bem como com processos percetivos interligados a partir de uma perspetiva lúdica e conceptual.

Tagny Duff, em residência artística na Ectopia, em colaboração com a Cultivamos Cultura, o URIA – Centro de Patogénese Molecular da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e com o investigador João Gonçalves com quem está a trabalhar em HIV tipo 2 e fungos, volta a Portugal para terminar a sua peça WetNet que integra EMERGÊNCIAS 2012. WetNet explora a relação entre a contaminação, a biorremediação e sistemas sustentáveis. Esta obra em curso inclui a criação de esculturas molhadas “contaminadas” sob a forma de equipamento científico descartável. As esculturas são moldadas de forma a se assemelharem aos frascos de plástico esterilizado geralmente encontrados no laboratório e usados na realização de experiências.

Pedidos de informação, imagens e entrevistas:

Inês Caridade | WAKE UP! Comunicação

E: press  emergencias2012.net | T: 93 517 59 35

Mais informações:

http://emergencias2012.net/

http://www.facebook.com/Emergencias2012




Esta mensagem foi enviada para arena  lists.virose.pt by press  emergencias2012.net

pode modificar/actualizar a sua subscrição através do seguinte link.

Remover Subscri  o de todas as listas de envio
http://visitor.benchmarkemail.com/c/su?e=19BBDB&c=2C24A&l=420F36&email=Uyz9dRokIEwv2RylFQbmQmtMZHG1QfqN&relid=4E2EFC5F

Gestão de Subscrição
http://visitor.benchmarkemail.com/c/s?e=19BBDB&c=2C24A&l=420F36&email=Uyz9dRokIEwv2RylFQbmQmtMZHG1QfqN&relid=4E2EFC5F

Reencaminhar Email
http://visitor.benchmarkemail.com/c/f?e=19BBDB&c=2C24A&l=420F36&email=Uyz9dRokIEwv2RylFQbmQmtMZHG1QfqN&relid=4E2EFC5F
Relatar Abuso
http://visitor.benchmarkemail.com/Abuse?e=19BBDB&c=2C24A&l=420F36&email=Uyz9dRokIEwv2RylFQbmQmtMZHG1QfqN&relid=4E2EFC5F

Email Marketing
BenchmarkEmail.com
 [http://visitor.benchmarkemail.com]

Address: Rua de Odemira, 15, São Luís - Odemira, Odemira, 7630-476

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20120528/e8e1d098/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA