[ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA

josé maçãs de carvalho jmcarvalho60 gmail.com
Domingo, 18 de Março de 2012 - 19:20:13 WET


J. Louro, C. Vidal e demais companheiros

Não me parece produtiva uma cisão absoluta entre artista e curador,
especialmente porque o curador profissional é uma entidade vaga, ao
contrário do artista. Quantos artistas são os seus próprios curadores, na
organização das suas exposições individuais? Parece-me interessante e
proficuo o trabalho de artistas com uma visão curatorial sobre a sua obra
na relação com a de outros artistas, até me parece que vocês próprios ( e
eu) participaram em exposições *autocomissariadas*, embora tivessem um
curador. *Autocomissariadas* no sentido em que tiveram toda a autoridade
para decidirem as peças inéditas que executaram ou mesmo as peças que
escolheram para aquela exposição, a partir, naturalmente, do *texto* de
motivação do curador.

Acho mesmo que o artista enquanto curador pode trazer um *insight *singular
sobre relações entre obras que escapam aos curadores, ou pq não fazem parte
da agenda dos curadores..... Pode até a motivação inicial para a exposição
partir de uma peça do artista-curador. Gosto quase sempre da visão do
artista (porque é *insider*) na organização de uma exposição. O curador tem
sempre uma visão de *chegada*, algumas vezes paternalista, centrada na
recepção quantas vezes demasiadamente formatada, orientada...

José Maçãs de Carvalho




On Tue, Mar 13, 2012 at 11:25 PM, Carlos Vidal <vidalt  netcabo.pt> wrote:

> **
> João, o problema agrava-se por se tratar de uma exposição de colecções,
> sobre colecções.
> O autor/comissário convida-se a si mesmo - ponto 1.
> Ponto 2 - O autor/comissário convida-se a si mesmo dizendo que pertence ou
> está incluído numa determinada colecção, o que significa que uma colecção é
> uma entidade legitimante (ser coleccionado, ser parte de um museu, etc.).
> Logo, o autor/comissário está a dizer que foi comprado, adquirido e por
> quem. É muito grave.
> É aqui que bate o ponto.
> Abraço
> C Vidal
>
> ----- Original Message -----
> *From:* JOAO LOURO <mr.blond  mail.telepac.pt>
> *To:* arte ‹ teoria ‹ prática <arena  lists.virose.pt>
> *Sent:* Monday, March 12, 2012 4:10 PM
> *Subject:* Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _
> convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
>
> Continuo a não perceber como é que não se percebe isto... Nada tem que ver
> com artistas ou curators, ou America versus Europa... Ou se o artista é bom
> ou mau; ou se o curator é bom ou mau. OH PEDRO, QUEM COMISSARIA, POR UMA
> QUESTÃO DE PRINCIPIO, NÃO SE DEVE CONVIDAR A SÍ PRÓPRIO. Não está escrito
> em lado nenhum, como também não está escrito que não se deve cuspir para o
> chão. Cada um faz o que quer, e depois os outros podem pensar o que
> quiserem. Eu penso logo que há lodo no cais. Ninguém está a tirar merito ao
> projecto, nem se está a falar do vazio, nem quem concorreu ou não. Mas quem
> faz uma coisa não deve fazer a outra. Dá para perceber? É tão simples...
> Quando comissario, não sou artista; quando sou artista, não comissario. Mas
> se pode? Claro que pode! Mas não é a mesma coisa... Como diz a publicidade.
>
>
>
> On 12/03/12 07:30, "Pedro dos Reis" <m0rph3u  gmail.com> wrote:
>
> Alguma construção às críticas enunciadas.
>
> No passado recente o artista-curador criou ou participou na criação de
> projectos semelhantes e que são parte da História da Arte Contemporânea em
> Portugal, como o Projecto Terminal, no Hangar K7, em Oeiras; com carácter
> diferente, mas o In.Transit; Depósito - projecto até bastante semelhante em
> conceito com o deste projecto, por sinal.
> Sinceramente não vejo qualquer problema em a pessoa que está a comissariar
> e basicamente está a produzir/organizar o projecto, também possa fazer
> parte do mesmo. Vejo isso até como uma característica muito própria da
> prática da curadoria em Portugal, que distingue o que se passa em outros
> países, como nos Estados Unidos, por exemplo.
> Contrariamente à nossa realidade existem vários cursos só em NYC dedicados
> à prática da curadoria, ou sobre crítica e que geram algumas dezenas ou
> centenas de candidatos a curadores/produtores.
>
> A abundância de artistas, de espaços de arte, de fundações que apoiam
> projectos de arte consegue gerar essa dinâmica Taylorista, em que há uma
> organização semelhante ao de uma linha de montagem. Há espaço para a
> especialização.
>
> Não é essa a nossa realidade. Existem várias lacunas no nosso sistema
> artístico (ainda mais agora em que os fundos estatais são praticamente
> inexistentes e se reconhece o fraco investimento dos privados) e há uma
> "acumulação" natural de funções.
> Neste caso em específico, a existência deste projecto é de salutar, pois
> foi criado algo.
> Do ponto de vista "católico" - que aliás... penso que nos prejudica e que
> é uma das razões porque o primeiro automóvel produzido em série foi nos
> EUA, e não em Portugal; poderá ser descutível, mas não nos podemos imíscuir
> da nossa realidade.
> Produz-se sempre por "resistência ao nada" e penso que este projecto é uma
> prova disso.
> A alternativa a este projecto e a todas estas questões seria o vazio, o
> nada e talvez isso ficasse mais "bem visto" do que estar a acontecer um
> projecto que envolve vários projectos de vários artistas e de várias áreas.
> Se "curadores a sério" tivessem querido, poderiam ter concorrido com
> candidaturas à CECultura. Houve um período para isso acontecer.
> Houveram processos de selecção após essa fase. Onde estão esses projectos?
>
> Boa sorte!
>
>
> On Mon, Mar 12, 2012 at 1:40 AM, Ffuucckk Nnaattooo <
> ffuucckknnaattooo  yahoo.com> wrote:
>
> Coisinha Vidal, mesmo sem leres, o nome ficou-te no ouvidinho ou melhor no
> olhinho ;)
>
> Traz a tua mãezinha p' Arena se quiseres mas deixa a minha sossegadinha.
>
> Cumps,
>
> Faquenato
>
>
>
>
>
>
> ------------------------------
>  *From:* Carlos Vidal <vidalt  netcabo.pt>
>
>  *To:* arte ‹ teoria ‹ prática <arena  lists.virose.pt>
>
> *Sent:* Sunday, March 11, 2012 11:41 PM
>
>  *Subject:* Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _
> convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
>
>
>
>
> Já vi por aqui algumas vezes um tal fuck nato, mas nunca lhe li nada.
> Não seria agora que o ia fazer.
> Claro que um anónimo pode sempre vir chatear as mães dos outros, como
> todos nós podemos chatear a mãezinha dessa coisa fuck não sei quê.
> Abraço - claro - apenas aos amigos.
> CVidal
>
>
> ----- Original Message -----
>
> *From:*  Diniz  Cayolla Ribeiro <mailto:dinizcayolla  gmail.com<dinizcayolla  gmail.com>>
>
>
> *To:* arte ‹ teoria ‹ prática <mailto:arena  lists.virose.pt<arena  lists.virose.pt>>
>
>
> *Sent:* Saturday, March 10, 2012 11:07  AM
>
> *Subject:* Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING  COLLECTIONS AND CONCEPTS _
> convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h  _ opening _ ARENA
>
>
> Interrompo a discussão para fazer uma breve pausa publicitária:  a
> Terceira conversa freudiana desta nova série (acto 3) já está disponível em
>  www.conversasfreudinas.info <http://www.conversasfreudinas.info>
>
>
> Muito obrigado pela vossa atenção.
>
>
>
>
>
>
> A 10/03/2012, às 10:22, JOAO LOURO escreveu:
>
>
>
>
> A tua escrita  denuncia-te Fuck Nato :)
>
>
> On 12/03/10 01:26, "JOAO ." <mr.blond  mail.telepac.pt>  wrote:
>
>
> Oh  Fuck Nato porque é que não te identificas... O anonimato da-te  tesão?
>
>
> On 12/03/09 19:35, "Ffuucckk Nnaattooo" <ffuucckknnaattooo  yahoo.com>
>  wrote:
>
>
> Boas,
>
> Procurei em vários dicionários e  não encontro qualquer relação da palavra
> púbico com reserva, oculto ou  escondido. A palavra pertence ao vocabulário
> da anatomia e refere-se  concretamente a uma parte do esqueleto. Neste
> contexto, se a intenção é  púbico, parece-me muito pudico! Dinheiros
> púbicos pode fazer sentido em  stripers e no clássico 'podes meter o
> dinheiro pelo ## acima'.
> Só a  Alice pode esclarecer se foi um erro ortográfico..
>
> Falta-me  perceber qual é a origem do ressabianço :-/ o dinheiro? a ética?
> a Arte?  o Benfica? a imbeija do Norte? não se ter um trabalhuco na Capital
>  Nacional, perdão Europeia da Cultura? ou estar-se  teso?
>
> Cumps,
>
> Fuck  Nato
>
>
>
>
>
>
> ------------------------------
>  *From:* JOAO LOURO  <mr.blond  mail.telepac.pt>
>  *To:*  arte ‹ teoria ‹ prática <arena  lists.virose.pt>
>  *Sent:* Friday, March 9, 2012 6:41  PM
>  *Subject:* Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND  CONCEPTS _
> convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening  _ ARENA
>
>
> Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING  COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite
> inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _  22:00h _ opening _ ARENA
> Bem analisado Carlos...e quanto ao ”púbicos”  pensei ser uma gralha. Mas
> faz sentido... Contudo acho que, cada vez  menos, se consegue esconder o
> gato... A cauda é longa.  Cada vez  mais o segredo é menor (estranha
> frase)...
>
>
> On 12/03/09  14:01, "Carlos Vidal" <vidalt  netcabo.pt>  wrote:
>
>
> João,
>
> Eu creio que a Alice  escreveu que os $$$ estão cada vez mais "PÚBICOS". É
> isso que lá está,  não sei se a Alice se "esqueceu" do L.
> "Púbicos" está certo, porque  nos diz que a coisa está cada vez mais
> reservada, ocultada,  escondida.
> Seria um trocadilho perfeito.
>
> Por razões  várias, o artista-comissário em questão deveria sair da
> exposição,  auto-excluir-se in extremis - ainda vai a tempo e daria prova
> de  dignidade.
> De qualquer forma, não creio que a coisa fique como  exposição para a
>  história.
>
> Abraço
>
> Vidal
>
>
> ----- Original Message -----
>
> *From:*  JOAO  LOURO <mailto:mr.blond  mail.telepac.pt<mr.blond  mail.telepac.pt>>
>
>
> *To:* arte ‹ teoria ‹ prática <mailto:arena  lists.virose.pt<arena  lists.virose.pt>>
>
>
> *Sent:* Friday, March 09, 2012 11:24   AM
>
> *Subject:* Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING   COLLECTIONS AND CONCEPTS _
> convite inauguração _ 10 Março (  Sábado ) _ 22:00h  _ opening _ ARENA
>
>
> Os  dinheiros  estão cada vez mais publicos e as acções dos que  usam os
> dinheiros públicos  também.
>
>
> On 12/03/09  10:14, "Alice Geirinhas" <alice_g  sapo.pt>   wrote:
>
>
>
> João;
>
>  os dinheiros estão é  cada vez  mais púbicos....
>
> On 08/03/2012, at 16:16, rroque  renatoroque.com   wrote:
>
>
>
>
>  Tudo isto é  o resultado  da ambiguidade (propositada?) em torno do
> papel de   curador.
>
>  Renato  Roque
>
> On 3/5/2012 10:28 PM,  JOAO LOURO wrote:
>
>
> Re: [ARENA]  CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND  CONCEPTS _ convite
> inauguração _ 10  Março (Sábado) _  22:00h _ opening _ ARENA Há uma coisa
> que não percebo  há  muito tempo: como é que um comissário convida um
> artista, que  por  sinal é a mesma pessoa? Ninguém acha isto estranho?
>  Seja na politica, na  arte, nos negocios... Alguém tem o  descernimento
> para explicar este  fenómeno que decorre há  muito tempo e nada se diz? E é
> tanto mais grave,  quando  os dinheiros são píúblicos.
>
>  Joao Louro/   Artista
>
>
>  On 12/03/05 17:52,  "paulo mendes"  <paulomendes21  gmail.com   <x-msg:
> //90/paulomendes21  gmail.com>   >  wrote:
>
>
>
>
>
>  *[Collecting  Collections and Concepts,
>  uma viagem iconoclasta por  coleções de coisas em forma de   assim]
>
> *
> www.cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com>  <
> http://cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com/> >    <
> http://cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com/>    <
> http://cccguimaraes2012.com/>   >
>
>
> *um projecto  de **Paulo  Mendes
>  **para a Capital Europeia da Cultura Guimarães   2012
>
> *
> *
> INAUGURAÇÃO > dia 10  de Março (Sábado) _  22:00h _ Fábrica Asa,
>   Guimarães
>
> **Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional  105,
>  junto à estação ferroviária de Covas,   Guimarães
>
> *
> *
> *
> *
> **CCC _ programa da  INAUGURAÇÃO _ OPENING  program
>  22.00h_ Abertura  oficial
>  22.05h_22.25h _  MIGUEL  LUCAS MENDES _  concerto
>  22.30h_22.40h _ MAILE COLBERT _  vídeo
>  22.45h_23.15h _  A KILLS B _   performance
>  23.20h_23.50h _ MARÇAL DOS   CAMPOS _ concerto
>  00.00h_01.30h _ JONNY TRUNK _ DJ Set
>
>
> *
>  Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura tem   o prazer de convidar V.
> Ex.ª para a inauguração da exposição   Collecting Collections and Concepts,
> que terá lugar no dia 10 de março   de 2012, às 22:00h, na Fábrica ASA,
> Setor G, piso 0,   Guimarães.
>  Esta exposição tem comissariado de Paulo Mendes e   inscreve-se no ciclo
> “Modos de Produção”, do programa Arte e   Arquitetura de Guimarães 2012
> Capital Europeia da Cultura.
>  O   Presidente da Fundação Cidade de Guimarães
>  João   Serra
>
>
>  *Guimarães 2012   European Capital of Culture is pleased to invite you
> for the opening   of the exhibition *Collecting Collections and Concepts*on march   the 10th, at 10:00PM, at ASA Factory, Sector G, main floor, in
>   Guimarães.
>  This exhibition is curated by Paulo Mendes and is   part of the cycle
> “Modes of Prodution”, Art and Architecture   Programme, Guimarães 2012.
>  The President of the Fundação   Cidade de Guimarães
>  *João   Serra
>
>
> +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>
>
>
>  *para o projecto CCC / Collecting Collections and Concepts foi
>   desenvolvido um processo de recolecção de obras e convidados
>   directamente a participar e a produzir novos trabalhos   >
>
> *
>  *André Alves (pt), António Caramelo (pt),    António Rego (pt), Arlindo
> Silva (pt), Chen Chien-Jen (tw),   Cristina Mateus (pt), Eduardo Matos
> (pt), Fernando Brízio (pt),   Fernando José Pereira (pt), Harun Farocki
> (de), Hugo Canoilas (pt),   Jack Strange (uk), João César Monteiro (pt),
> João Marçal (pt), João   Maria Gusmão + Pedro Paiva (pt), João Tabarra
> (pt), Luís Ribeiro (pt),   Luiza Baldan (br), Mafalda Santos (pt), Manuel
> Santos Maia (pt),   Miguel Leal (pt), Miguel Palma (pt), Nuno Ramalho (pt),
> Nuno Sousa   Vieira (pt), Paulo Catrica (pt), Paulo Mendes (pt), Pedro
> Cabral Santo   (pt), Pedro Infante (pt), Pierre Candide (fr), Rita Castro
> Neves (pt),   Rui Manuel Vieira (pt), Vanessa Billy   (uk)
>
> *
> Projectos Especiais _ inauguração   >
>
> *A kills B (pt), **Jonny Trunk (uk), Maile Colbert (pt), Marçal   dos
> Campos (pt),
>  Miguel Lucas Mendes (pt)
>
> +
>
> Mariana Pestana (pt) com o projecto Copos   de Coleção > copos desenhados
> por Filipe Alarcão, Tiago Almeida,   Rita Botelho, Gonçalo Campos, Daniel
> Caramelo, Catarina Carreiras,   Mafalda Fernandes, Manamana, Hugo Passos,
> The Home Project, Marco   Sousa Santos, Paulo Sellmayer e Ricardo
>   Vilas-Boas.
>
> *
> *
> *Projectos Especiais _ espaço público   >
>
>  *P28 _ **Contentores (pt)
>
> *
> *
> *Projectos Especiais _ edições   >
>
>  *Almanaque *por *Sebastião Rodrigues* (pt), *Acme   Novelty**   Library *
> por*   **Chris   Ware*   (usa), *Old   News* por artistas
>   internacionais convidados (dnk), *Permanent Food, Charley *e*   Toilet
> Paper *por* **Maurizio Cattelan* (it),*   **Paulo   de Cantos* (pt),*   **Point
>   d'ironie* (fr) por   artistas internacionais convidados e ainda outras
> edições e   múltiplos.
>
>
>  Obras de arte contemporânea   das seguintes colecções >
>
>  *BesArt – Banco Espírito Santo,   Caixa Geral de Depósitos, Fundação
> EDP, Fundação de Serralves, Museu   do Chiado, Museu do Neo-Realismo
>
> *
>
> e ainda a colaboração dos seguinte museus   >
>
> *Museu de História Natural da U.P., Museu   Nacional da Imprensa, Museu
> de Polícia   Judiciária
>
> *
> *
> **+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>
> **[ apresentação do projecto  CCC  ]
>
> *
>
>  *[Collecting Collections and   Concepts,
>  uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em   forma de assim]
>
> *
> *
>
> **
> *“What we professional liars hope   to serve is truth.
>  I'm afraid the pompous word for that is   "art".”
>  Orson Welles, F for   Fake
>
>
> *O projecto Collecting Collections  and  Concepts tem como ponto de
> partida a ideia de colecção, termo   operativo para definir um conjunto de
> objectos, obras, que reunidos   constituem as designadas colecções. A
> formalização desta ideia num   projecto expositivo passa então pela
> utilização de obras que integram   algumas das colecções institucionais
> públicas e privadas portuguesas   como a Fundação de Serralves, a Caixa
> Geral de Depósitos, a colecção   de fotografia BesArt/Banco Espírito Santo,
> a colecção do Museu do   Chiado, a colecção da Fundação EDP, a colecção do
> Museu do   Neo-Realismo e outras.
>
> *Co-habitando com as obras  recolhidas nas  colecções existentes estará
> um importante conjunto de  novas obras  produzidas por artistas portugueses
> e internacionais para  esta  exposição.
>
>
>
> Com inauguração a 10  Março de 2012, a  exposição terá lugar num antigo
> espaço industrial, a  fábrica têxtil  Asa. A zona ocupada por este projecto
> tem  aproximadamente 2500 m2,  numa estrutura industrial reabilitada, que
>  irá receber várias outras  exposições e eventos da programação da  Capital
> Europeia da  Cultura.
>
>
> A arquitectura do espaço será adaptada pela   produção deste projecto e
> com a colaboração das estruturas associadas   à gestão da CEC Guimarães
> 2012, de forma a receber este projecto   expositivo, que se desenrolará em
> vários departamentos articulados por   temáticas associadas aos conceitos
> referenciados no título do projecto   _ *collecting _ collections _
> concepts. *A narrativa expositiva   vai questionar os modos de exposição
> mais tradicionais, esquivando-se   à especialização museológica e
> aproximando este projecto do cabinet   d’amateur, criando uma
> desconcertante articulação conceptual   subjacente ao acto de coleccionar,
> acumular e arquivar objectos e   obras de arte.
>
>
> As obras “apropriadas” das colecções funcionam   em diálogo com os novos
> trabalhos produzidos. Este conjunto extenso de   obras eruditas coexiste
> com colecções amadoras e seus objectos   dessacralizados, exemplares da
> produção massificada, industrial e   pós-fordista.
>
>
> Nestas ruinas reactivadas vai ser instalado um   dispositivo expositivo
> que utiliza materiais de construção civil   estandardizados e precários,
> mantendo as características de um espaço   com memória e passado
> industrial. Os materiais serão low tech   correspondendo a uma exposição
> low budget.
>  Concretizando esta   posição não se vai apagar a presença da antiga
> estrutura fabril, razão   pela qual certas características foram
> conservadas e certos   equipamentos e objectos estão presentes na montagem
> final da   exposição, gerando espaços de ressonância com a questão laboral,
>   fabricação, manufactura e distribuição. A memória individual
>   intercepta-se com a memória colectiva.
>  O display da exposição   vai funcionar de forma orgânica, através de uma
> rede organizacional   tentacular, que vai sendo distribuída ao longo do
> espaço de exposição,   ocupando uma área expositiva com múltiplos núcleos
>   temáticos.
>
> A entrada na exposição vai acontecer de forma   confrontacional com um
> trabalho de Harun Farocki, “*Workers Leaving   the Factory”*, onde se
> reclama a reencenação da imagem iniciática   do filme dos  *irmãos Lumière
> *. Numa sucessão de excertos de   filmes apresenta-nos operários a
> abandonarem as fábricas, no sentido   literal (fim de um dia de trabalho) e
> simbólico (fecho das unidades   fabris).
>  Simultaneamente, os visitantes vão entrar num   reconvertido espaço,
> agora cultural, que visitam durante o seu tempo   de lazer.
>  A exposição será acompanhada por um catálogo /   livro que não só
> registará o trabalho expositivo apresentado, como   também terá uma
> importante componente de textos redigidos por   especialistas de diversas
> áreas – sociologia, antropologia, galeristas   e coleccionadores de arte,
> que irão contribuir com depoimentos sobre   esta temática. Este livro
> deverá constituir-se como uma enciclopédia   visual e escrita tendo como
> base de trabalho uma ideia expandida de   colecção.
>
>
> *“*I did promise that for one hour, I'd   tell you only the truth. That
> hour, ladies and gentlemen, is over. For   the past seventeen minutes, I've
> been lying my head   off.”
>  Orson Welles, F for   Fake
>
>
>
> ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>
>
>
> *[Collecting Collections  and Concepts,
>  uma viagem iconoclasta por coleções de coisas  em forma de  assim]*
>
> *Fábrica   Asa
>
> *Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105,
>  junto à estação ferroviária de Covas,   Guimarães
>  Horário _ todos os dias das 10:00H ás 22:00H.   Encerrado à Terça.
>  +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>
> llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
>  *www.paulomendes.org <http://www.paulomendes.org>  <
> http://www.paulomendes.org/>    <http://www.paulomendes.org <
> http://www.paulomendes.org/>    <http://www.paulomendes.org/>   >
>
> [artist _ curator  > producing contemporary  projects and critical
>  thinking]
>
> *www.youtube.com/user/paulomendesvideo <
> http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>    <
> http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>    <
> http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>
>  paulomendes  paulomendes.org   <x-msg://90/paulomendes@paulomendes.org>
>  paulomendes21  gmail.com   <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com>
>  <+351> 936396964 <tel:936396964>
>  Rua do Heroísmo   13
>  4300-258   PORTO
>  PORTUGAL
>
> llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
>
>
>
>
> ------------------------------
> _______________________________________________
>  ARENA   mailing list
>  ARENA  lists.virose.pt  <x-msg://90/ARENA@lists.virose.pt>
>  http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
> _______________________________________________
> ARENA   mailing list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
>
>
>
>
> ------------------------------
>
>
> _______________________________________________
> ARENA  mailing  list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
> ------------------------------
>
>    _______________________________________________
> ARENA  mailing list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
> _______________________________________________
> ARENA  mailing list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
>
>
>
>
> ------------------------------
> _______________________________________________
> ARENA  mailing list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
> ------------------------------
> _______________________________________________
> ARENA  mailing list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
> _______________________________________________
> ARENA  mailing list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
>
> Diniz  Cayolla Ribeiro
> dinizcayolla  gmail.com
>
> _______________________________________
>
>
>
>
>
> _______________________________________
>
> i2ADS  - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
> [Faculdade de Belas  Artes da Universidade do Porto | School of Fine Arts
> - University of  Porto]
> [Avenida Rodrigues de Freitas - 265  |  4049-021 Porto  Portugal]
> [http://i2ads.fba.up.pt]
> [i2ads  fba.up.pt]
>
>
>
>
> ------------------------------
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing  list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
>
>
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
>  ------------------------------
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20120318/f94d82a5/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA