[ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA

josé maçãs de carvalho jmcarvalho60 gmail.com
Domingo, 18 de Março de 2012 - 19:22:58 WET

J. Louro, C. Vidal e demais companheiros

Não me parece produtiva uma cisão absoluta entre artista e curador,
especialmente porque o curador profissional é uma entidade vaga, ao
contrário do artista. Quantos artistas são os seus próprios curadores, na
organização das suas exposições individuais? Parece-me interessante e
proficuo o trabalho de artistas com uma visão curatorial sobre a sua obra
na relação com a de outros artistas, até me parece que vocês próprios ( e
eu) participaram em exposições *autocomissariadas*, embora tivessem um
curador. *Autocomissariadas* no sentido em que tiveram toda a autoridade
para decidirem as peças inéditas que executaram ou mesmo as peças que
escolheram para aquela exposição, a partir, naturalmente, do *texto* de
motivação do curador.

Acho mesmo que o artista enquanto curador pode trazer um *insight *singular
sobre relações entre obras que escapam aos curadores, ou pq não fazem parte
da agenda dos curadores..... Pode até a motivação inicial para a exposição
partir de uma peça do artista-curador. Gosto quase sempre da visão do
artista (porque é *insider*) na organização de uma exposição. O curador tem
sempre uma visão de *chegada*, algumas vezes paternalista, centrada na
recepção quantas vezes demasiadamente formatada, orientada...