[ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA

Carlos Vidal vidalt netcabo.pt
Terça-Feira, 13 de Março de 2012 - 23:25:50 WET


Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENAJoão, o problema agrava-se por se tratar de uma exposição de colecções, sobre colecções.
O autor/comissário convida-se a si mesmo - ponto 1.
Ponto 2 - O autor/comissário convida-se a si mesmo dizendo que pertence ou está incluído numa determinada colecção, o que significa que uma colecção é uma entidade legitimante (ser coleccionado, ser parte de um museu, etc.). Logo, o autor/comissário está a dizer que foi comprado, adquirido e por quem. É muito grave.
É aqui que bate o ponto.
Abraço
C Vidal
  ----- Original Message ----- 
  From: JOAO LOURO 
  To: arte ‹ teoria ‹ prática 
  Sent: Monday, March 12, 2012 4:10 PM
  Subject: Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA


  Continuo a não perceber como é que não se percebe isto... Nada tem que ver com artistas ou curators, ou America versus Europa... Ou se o artista é bom ou mau; ou se o curator é bom ou mau. OH PEDRO, QUEM COMISSARIA, POR UMA QUESTÃO DE PRINCIPIO, NÃO SE DEVE CONVIDAR A SÍ PRÓPRIO. Não está escrito em lado nenhum, como também não está escrito que não se deve cuspir para o chão. Cada um faz o que quer, e depois os outros podem pensar o que quiserem. Eu penso logo que há lodo no cais. Ninguém está a tirar merito ao projecto, nem se está a falar do vazio, nem quem concorreu ou não. Mas quem faz uma coisa não deve fazer a outra. Dá para perceber? É tão simples... Quando comissario, não sou artista; quando sou artista, não comissario. Mas se pode? Claro que pode! Mas não é a mesma coisa... Como diz a publicidade.  


  On 12/03/12 07:30, "Pedro dos Reis" <m0rph3u  gmail.com> wrote:


    Alguma construção às críticas enunciadas.

    No passado recente o artista-curador criou ou participou na criação de projectos semelhantes e que são parte da História da Arte Contemporânea em Portugal, como o Projecto Terminal, no Hangar K7, em Oeiras; com carácter diferente, mas o In.Transit; Depósito - projecto até bastante semelhante em conceito com o deste projecto, por sinal.
    Sinceramente não vejo qualquer problema em a pessoa que está a comissariar e basicamente está a produzir/organizar o projecto, também possa fazer parte do mesmo. Vejo isso até como uma característica muito própria da prática da curadoria em Portugal, que distingue o que se passa em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo.
    Contrariamente à nossa realidade existem vários cursos só em NYC dedicados à prática da curadoria, ou sobre crítica e que geram algumas dezenas ou centenas de candidatos a curadores/produtores.

    A abundância de artistas, de espaços de arte, de fundações que apoiam projectos de arte consegue gerar essa dinâmica Taylorista, em que há uma organização semelhante ao de uma linha de montagem. Há espaço para a especialização. 

    Não é essa a nossa realidade. Existem várias lacunas no nosso sistema artístico (ainda mais agora em que os fundos estatais são praticamente inexistentes e se reconhece o fraco investimento dos privados) e há uma "acumulação" natural de funções.
    Neste caso em específico, a existência deste projecto é de salutar, pois foi criado algo.
    Do ponto de vista "católico" - que aliás... penso que nos prejudica e que é uma das razões porque o primeiro automóvel produzido em série foi nos EUA, e não em Portugal; poderá ser descutível, mas não nos podemos imíscuir da nossa realidade.
    Produz-se sempre por "resistência ao nada" e penso que este projecto é uma prova disso.
    A alternativa a este projecto e a todas estas questões seria o vazio, o nada e talvez isso ficasse mais "bem visto" do que estar a acontecer um projecto que envolve vários projectos de vários artistas e de várias áreas.
    Se "curadores a sério" tivessem querido, poderiam ter concorrido com candidaturas à CECultura. Houve um período para isso acontecer.
    Houveram processos de selecção após essa fase. Onde estão esses projectos?

    Boa sorte!


    On Mon, Mar 12, 2012 at 1:40 AM, Ffuucckk Nnaattooo <ffuucckknnaattooo  yahoo.com> wrote:

      Coisinha Vidal, mesmo sem leres, o nome ficou-te no ouvidinho ou melhor no olhinho ;)

      Traz a tua mãezinha p' Arena se quiseres mas deixa a minha sossegadinha.

      Cumps,

      Faquenato


        

       
        

--------------------------------------------------------------------------
       From: Carlos Vidal <vidalt  netcabo.pt>

       To: arte ‹ teoria ‹ prática <arena  lists.virose.pt> 
       
      Sent: Sunday, March 11, 2012 11:41 PM

       Subject: Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
       
       
       
        
      Já vi por aqui algumas vezes um tal fuck nato, mas nunca lhe li nada.
      Não seria agora que o ia fazer.
      Claro que um anónimo pode sempre vir chatear as mães dos outros, como todos nós podemos chatear a mãezinha dessa coisa fuck não sei quê.
      Abraço - claro - apenas aos amigos.
      CVidal


        ----- Original Message ----- 
         
        From:  Diniz  Cayolla Ribeiro <mailto:dinizcayolla  gmail.com>  
         
        To: arte ‹ teoria ‹ prática <mailto:arena  lists.virose.pt>  
         
        Sent: Saturday, March 10, 2012 11:07  AM
         
        Subject: Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING  COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h  _ opening _ ARENA
         

        Interrompo a discussão para fazer uma breve pausa publicitária:  a Terceira conversa freudiana desta nova série (acto 3) já está disponível em  www.conversasfreudinas.info <http://www.conversasfreudinas.info>  

         
        Muito obrigado pela vossa atenção.
         

         

         
         
        A 10/03/2012, às 10:22, JOAO LOURO escreveu:

         


          A tua escrita  denuncia-te Fuck Nato :)


          On 12/03/10 01:26, "JOAO ." <mr.blond  mail.telepac.pt>  wrote:



            Oh  Fuck Nato porque é que não te identificas... O anonimato da-te  tesão?


            On 12/03/09 19:35, "Ffuucckk Nnaattooo" <ffuucckknnaattooo  yahoo.com>  wrote:



              Boas,

              Procurei em vários dicionários e  não encontro qualquer relação da palavra púbico com reserva, oculto ou  escondido. A palavra pertence ao vocabulário da anatomia e refere-se  concretamente a uma parte do esqueleto. Neste contexto, se a intenção é  púbico, parece-me muito pudico! Dinheiros púbicos pode fazer sentido em  stripers e no clássico 'podes meter o dinheiro pelo ## acima'.
              Só a  Alice pode esclarecer se foi um erro ortográfico..

              Falta-me  perceber qual é a origem do ressabianço :-/ o dinheiro? a ética? a Arte?  o Benfica? a imbeija do Norte? não se ter um trabalhuco na Capital  Nacional, perdão Europeia da Cultura? ou estar-se  teso?

              Cumps,

              Fuck  Nato

                
               
               
                
               

------------------------------------------------------------------
               From: JOAO LOURO  <mr.blond  mail.telepac.pt>
               To:  arte ‹ teoria ‹ prática <arena  lists.virose.pt>  
               Sent: Friday, March 9, 2012 6:41  PM
               Subject: Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND  CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening  _ ARENA
                
               
              Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING  COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _  22:00h _ opening _ ARENA 
              Bem analisado Carlos...e quanto ao ”púbicos”  pensei ser uma gralha. Mas faz sentido... Contudo acho que, cada vez  menos, se consegue esconder o gato... A cauda é longa.  Cada vez  mais o segredo é menor (estranha frase)...  


              On 12/03/09  14:01, "Carlos Vidal" <vidalt  netcabo.pt>  wrote:



                João,
                 
                Eu creio que a Alice  escreveu que os $$$ estão cada vez mais "PÚBICOS". É isso que lá está,  não sei se a Alice se "esqueceu" do L.
                "Púbicos" está certo, porque  nos diz que a coisa está cada vez mais reservada, ocultada,  escondida.
                Seria um trocadilho perfeito.
                 
                Por razões  várias, o artista-comissário em questão deveria sair da exposição,  auto-excluir-se in extremis - ainda vai a tempo e daria prova de  dignidade.
                De qualquer forma, não creio que a coisa fique como  exposição para a  história.
                 
                Abraço
                 
                Vidal



  ----- Original Message -----  
   
  From:  JOAO  LOURO <mailto:mr.blond  mail.telepac.pt>   
   
  To: arte ‹ teoria ‹ prática <mailto:arena  lists.virose.pt>   
   
  Sent: Friday, March 09, 2012 11:24   AM
   
  Subject: Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING   COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março (  Sábado ) _ 22:00h  _ opening _ ARENA
   

  Os  dinheiros  estão cada vez mais publicos e as acções dos que  usam os dinheiros públicos  também.


  On 12/03/09  10:14, "Alice Geirinhas" <alice_g  sapo.pt>   wrote:

   

  João;

   os dinheiros estão é  cada vez  mais púbicos....

  On 08/03/2012, at 16:16, rroque  renatoroque.com   wrote:

   

    
   Tudo isto é  o resultado  da ambiguidade (propositada?) em torno do papel de   curador.
   
   Renato  Roque
   
  On 3/5/2012 10:28 PM,  JOAO LOURO wrote: 
   

  Re: [ARENA]  CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND  CONCEPTS _ convite inauguração _ 10  Março (Sábado) _  22:00h _ opening _ ARENA Há uma coisa que não percebo  há  muito tempo: como é que um comissário convida um artista, que  por  sinal é a mesma pessoa? Ninguém acha isto estranho?  Seja na politica, na  arte, nos negocios... Alguém tem o  descernimento para explicar este  fenómeno que decorre há  muito tempo e nada se diz? E é tanto mais grave,  quando  os dinheiros são píúblicos. 
   
   Joao Louro/   Artista 
   
   
   On 12/03/05 17:52,  "paulo mendes"  <paulomendes21  gmail.com   <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com>   >  wrote:
   
    
   


           [Collecting  Collections and Concepts,  
           uma viagem iconoclasta por  coleções de coisas em forma de   assim]
           

          www.cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com>  <http://cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com/> >    <http://cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com/>    <http://cccguimaraes2012.com/>   > 
           

          um projecto  de Paulo  Mendes  
           para a Capital Europeia da Cultura Guimarães   2012
           


          INAUGURAÇÃO > dia 10  de Março (Sábado) _  22:00h _ Fábrica Asa,   Guimarães
           
          Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional  105,  
           junto à estação ferroviária de Covas,   Guimarães
           




          CCC _ programa da  INAUGURAÇÃO _ OPENING  program
           22.00h_ Abertura  oficial
           22.05h_22.25h _  MIGUEL  LUCAS MENDES _  concerto
           22.30h_22.40h _ MAILE COLBERT _  vídeo
           22.45h_23.15h _  A KILLS B _   performance
           23.20h_23.50h _ MARÇAL DOS   CAMPOS _ concerto
           00.00h_01.30h _ JONNY TRUNK _ DJ Set
           


           Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura tem   o prazer de convidar V. Ex.ª para a inauguração da exposição   Collecting Collections and Concepts, que terá lugar no dia 10 de março   de 2012, às 22:00h, na Fábrica ASA, Setor G, piso 0,   Guimarães.
           Esta exposição tem comissariado de Paulo Mendes e   inscreve-se no ciclo “Modos de Produção”, do programa Arte e   Arquitetura de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
           O   Presidente da Fundação Cidade de Guimarães
           João   Serra
            
            
           Guimarães 2012   European Capital of Culture is pleased to invite you for the opening   of the exhibition Collecting Collections and Concepts on march   the 10th, at 10:00PM, at ASA Factory, Sector G, main floor, in   Guimarães.
           This exhibition is curated by Paulo Mendes and is   part of the cycle “Modes of Prodution”, Art and Architecture   Programme, Guimarães 2012.
           The President of the Fundação   Cidade de Guimarães
           João   Serra
           
           
          +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
           
           
           
           para o projecto CCC / Collecting Collections and Concepts foi   desenvolvido um processo de recolecção de obras e convidados   directamente a participar e a produzir novos trabalhos   >
           

           André Alves (pt), António Caramelo (pt),    António Rego (pt), Arlindo Silva (pt), Chen Chien-Jen (tw),   Cristina Mateus (pt), Eduardo Matos (pt), Fernando Brízio (pt),   Fernando José Pereira (pt), Harun Farocki (de), Hugo Canoilas (pt),   Jack Strange (uk), João César Monteiro (pt), João Marçal (pt), João   Maria Gusmão + Pedro Paiva (pt), João Tabarra (pt), Luís Ribeiro (pt),   Luiza Baldan (br), Mafalda Santos (pt), Manuel Santos Maia (pt),   Miguel Leal (pt), Miguel Palma (pt), Nuno Ramalho (pt), Nuno Sousa   Vieira (pt), Paulo Catrica (pt), Paulo Mendes (pt), Pedro Cabral Santo   (pt), Pedro Infante (pt), Pierre Candide (fr), Rita Castro Neves (pt),   Rui Manuel Vieira (pt), Vanessa Billy   (uk)
           

          Projectos Especiais _ inauguração   >
           
          A kills B (pt), Jonny Trunk (uk), Maile Colbert (pt), Marçal   dos Campos (pt),
           Miguel Lucas Mendes (pt)   
           
          +
           
          Mariana Pestana (pt) com o projecto Copos   de Coleção > copos desenhados por Filipe Alarcão, Tiago Almeida,   Rita Botelho, Gonçalo Campos, Daniel Caramelo, Catarina Carreiras,   Mafalda Fernandes, Manamana, Hugo Passos, The Home Project, Marco   Sousa Santos, Paulo Sellmayer e Ricardo   Vilas-Boas.
           


          Projectos Especiais _ espaço público   >
           
           P28 _ Contentores (pt)
           


          Projectos Especiais _ edições   >
           
           Almanaque por Sebastião Rodrigues (pt), Acme   Novelty   Library por   Chris   Ware   (usa), Old   News por artistas   internacionais convidados (dnk), Permanent Food, Charley e   Toilet Paper por Maurizio Cattelan (it),   Paulo   de Cantos (pt),   Point   d'ironie (fr) por   artistas internacionais convidados e ainda outras edições e   múltiplos.
           
           
           Obras de arte contemporânea   das seguintes colecções > 
           
           BesArt – Banco Espírito Santo,   Caixa Geral de Depósitos, Fundação EDP, Fundação de Serralves, Museu   do Chiado, Museu do Neo-Realismo
           


          e ainda a colaboração dos seguinte museus   >
           
          Museu de História Natural da U.P., Museu   Nacional da Imprensa, Museu de Polícia   Judiciária
           


          +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
           
          [ apresentação do projecto  CCC  ]
           

           
           [Collecting Collections and   Concepts, 
           uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em   forma de assim]
           


           

          “What we professional liars hope   to serve is truth. 
           I'm afraid the pompous word for that is   "art".”
           Orson Welles, F for   Fake
           

          O projecto Collecting Collections  and  Concepts tem como ponto de partida a ideia de colecção, termo   operativo para definir um conjunto de objectos, obras, que reunidos   constituem as designadas colecções. A formalização desta ideia num   projecto expositivo passa então pela utilização de obras que integram   algumas das colecções institucionais públicas e privadas portuguesas   como a Fundação de Serralves, a Caixa Geral de Depósitos, a colecção   de fotografia BesArt/Banco Espírito Santo, a colecção do Museu do   Chiado, a colecção da Fundação EDP, a colecção do Museu do   Neo-Realismo e outras.
           
          Co-habitando com as obras  recolhidas nas  colecções existentes estará um importante conjunto de  novas obras  produzidas por artistas portugueses e internacionais para  esta  exposição.
           
           
           
          Com inauguração a 10  Março de 2012, a  exposição terá lugar num antigo espaço industrial, a  fábrica têxtil  Asa. A zona ocupada por este projecto tem  aproximadamente 2500 m2,  numa estrutura industrial reabilitada, que  irá receber várias outras  exposições e eventos da programação da  Capital Europeia da  Cultura.
           

          A arquitectura do espaço será adaptada pela   produção deste projecto e com a colaboração das estruturas associadas   à gestão da CEC Guimarães 2012, de forma a receber este projecto   expositivo, que se desenrolará em vários departamentos articulados por   temáticas associadas aos conceitos referenciados no título do projecto   _ collecting _ collections _ concepts. A narrativa expositiva   vai questionar os modos de exposição mais tradicionais, esquivando-se   à especialização museológica e aproximando este projecto do cabinet   d’amateur, criando uma desconcertante articulação conceptual   subjacente ao acto de coleccionar, acumular e arquivar objectos e   obras de arte.
           

          As obras “apropriadas” das colecções funcionam   em diálogo com os novos trabalhos produzidos. Este conjunto extenso de   obras eruditas coexiste com colecções amadoras e seus objectos   dessacralizados, exemplares da produção massificada, industrial e   pós-fordista.
           

          Nestas ruinas reactivadas vai ser instalado um   dispositivo expositivo que utiliza materiais de construção civil   estandardizados e precários, mantendo as características de um espaço   com memória e passado industrial. Os materiais serão low tech   correspondendo a uma exposição low budget.
           Concretizando esta   posição não se vai apagar a presença da antiga estrutura fabril, razão   pela qual certas características foram conservadas e certos   equipamentos e objectos estão presentes na montagem final da   exposição, gerando espaços de ressonância com a questão laboral,   fabricação, manufactura e distribuição. A memória individual   intercepta-se com a memória colectiva.
           O display da exposição   vai funcionar de forma orgânica, através de uma rede organizacional   tentacular, que vai sendo distribuída ao longo do espaço de exposição,   ocupando uma área expositiva com múltiplos núcleos   temáticos.
           
          A entrada na exposição vai acontecer de forma   confrontacional com um trabalho de Harun Farocki, “Workers Leaving   the Factory”, onde se reclama a reencenação da imagem iniciática   do filme dos  irmãos Lumière. Numa sucessão de excertos de   filmes apresenta-nos operários a abandonarem as fábricas, no sentido   literal (fim de um dia de trabalho) e simbólico (fecho das unidades   fabris). 
           Simultaneamente, os visitantes vão entrar num   reconvertido espaço, agora cultural, que visitam durante o seu tempo   de lazer.
           A exposição será acompanhada por um catálogo /   livro que não só registará o trabalho expositivo apresentado, como   também terá uma importante componente de textos redigidos por   especialistas de diversas áreas – sociologia, antropologia, galeristas   e coleccionadores de arte, que irão contribuir com depoimentos sobre   esta temática. Este livro deverá constituir-se como uma enciclopédia   visual e escrita tendo como base de trabalho uma ideia expandida de   colecção.
           

          “I did promise that for one hour, I'd   tell you only the truth. That hour, ladies and gentlemen, is over. For   the past seventeen minutes, I've been lying my head   off.”
           Orson Welles, F for   Fake
           


          ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
           


          [Collecting Collections  and Concepts,  
           uma viagem iconoclasta por coleções de coisas  em forma de  assim] 
           
          Fábrica   Asa
           
          Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105,   
           junto à estação ferroviária de Covas,   Guimarães
           Horário _ todos os dias das 10:00H ás 22:00H.   Encerrado à Terça.
           +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
           llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
           www.paulomendes.org <http://www.paulomendes.org>  <http://www.paulomendes.org/>    <http://www.paulomendes.org <http://www.paulomendes.org/>    <http://www.paulomendes.org/>   > 
           
          [artist _ curator  > producing contemporary  projects and critical  thinking]
           
          www.youtube.com/user/paulomendesvideo <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>    <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>    <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>   
           paulomendes  paulomendes.org   <x-msg://90/paulomendes@paulomendes.org>   
           paulomendes21  gmail.com   <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com>   
           <+351> 936396964 <tel:936396964> 
           Rua do Heroísmo   13
           4300-258   PORTO
           PORTUGAL
           llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
           
           
           
           

----------------------------------------------------------------------
          _______________________________________________
           ARENA   mailing list
           ARENA  lists.virose.pt  <x-msg://90/ARENA@lists.virose.pt>   
           http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
           









   
   

    
   
  _______________________________________________
  ARENA   mailing list
  ARENA  lists.virose.pt
  http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
   

   


   
   

------------------------------------------------------------------------------


  _______________________________________________
  ARENA  mailing  list
  ARENA  lists.virose.pt
  http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt

   

------------------------------------------------------------------------------


                _______________________________________________
                ARENA  mailing list
                ARENA  lists.virose.pt
                http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt


              _______________________________________________
              ARENA  mailing list
              ARENA  lists.virose.pt
              http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt


               
               
                

               

------------------------------------------------------------------
              _______________________________________________
              ARENA  mailing list
              ARENA  lists.virose.pt
              http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt


             

--------------------------------------------------------------------
            _______________________________________________
            ARENA  mailing list
            ARENA  lists.virose.pt
            http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt

          _______________________________________________
          ARENA  mailing list
          ARENA  lists.virose.pt
          http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt


         
         
        Diniz  Cayolla Ribeiro
        dinizcayolla  gmail.com

        _______________________________________





        _______________________________________

        i2ADS  - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
        [Faculdade de Belas  Artes da Universidade do Porto | School of Fine Arts - University of  Porto]
        [Avenida Rodrigues de Freitas - 265  |  4049-021 Porto  Portugal]
        [http://i2ads.fba.up.pt]
        [i2ads  fba.up.pt]


         
         

------------------------------------------------------------------------

        _______________________________________________
        ARENA mailing  list
        ARENA  lists.virose.pt
        http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt


      _______________________________________________
      ARENA mailing list
      ARENA  lists.virose.pt
      http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt


       
       
       

      _______________________________________________
      ARENA mailing list
      ARENA  lists.virose.pt
      http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt







------------------------------------------------------------------------------


  _______________________________________________
  ARENA mailing list
  ARENA  lists.virose.pt
  http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20120313/500142a6/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA