[ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
rroque renatoroque.com
rroque renatoroque.com
Domingo, 11 de Março de 2012 - 22:34:11 WET
Haver gente que transforma discussões importantes - independentemente
das diferenças de pontos de vista - nestas palermices é uma das formas
de boicotar a discussão.
On 3/11/2012 1:27 PM, Ffuucckk Nnaattooo wrote:
> Alice, prometo que não vou ao dicionário mas se puderes manda um
> manual de instruções para descodificar a parte do 'Messi ou Mexia' do
> teu e-mail ;)
>
> Os fundamentos dos ressabianços ....................... Para se
> considerar um abuso, é preciso conhecer a quantidade de dinheiro
> envolvida. É que se calhar trata-se apenas de utilização (de talvez
> pouco dinheiro) e muito boa vontade. O curador incluir a sua produção
> no conjunto não me causa qualquer prurido.
>
> Cumps,
>
> FN
>
> ------------------------------------------------------------------------
> *From:* Alice Geirinhas <alice_g sapo.pt>
> *To:* arte ‹ teoria ‹ prática <arena lists.virose.pt>
> *Sent:* Saturday, March 10, 2012 6:22 PM
> *Subject:* Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _
> convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
>
> Carlos Vidal, João Louro e Fuck Nato,
>
> Não concordo. Há situações muito mais abusivas e extratosféricas (
> fuck escusas de ir ao dicionário, não vem lá explicações de
> trocadilhos ou de associações, neste caso podes pensar em Messi ou
> Mexia) de abuso do dinheiro público. A ligação da arte ao sector
> financeiro especulativo preocupa-me mais do que uma acumulação de
> identidades.
>
>
> On 10/03/2012, at 17:40, Alice Geirinhas wrote:
>
>> Vidal,
>>
>> O L não foi esquecido. Foi intencional.
>>
>> On 09/03/2012, at 14:01, Carlos Vidal wrote:
>>
>>> João,
>>> Eu creio que a Alice escreveu que os $$$ estão cada vez mais
>>> "PÚBICOS". É isso que lá está, não sei se a Alice se "esqueceu" do L.
>>> "Púbicos" está certo, porque nos diz que a coisa está cada vez mais
>>> reservada, ocultada, escondida.
>>> Seria um trocadilho perfeito.
>>> Por razões várias, o artista-comissário em questão deveria sair da
>>> exposição, auto-excluir-se in extremis - ainda vai a tempo e daria
>>> prova de dignidade.
>>> De qualquer forma, não creio que a coisa fique como exposição para a
>>> história.
>>> Abraço
>>> Vidal
>>>
>>> ----- Original Message -----
>>> *From:*JOAO LOURO <mailto:mr.blond mail.telepac.pt>
>>> *To:*arte ‹ teoria ‹ prática <mailto:arena lists.virose.pt>
>>> *Sent:*Friday, March 09, 2012 11:24 AM
>>> *Subject:*Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS
>>> _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _
>>> ARENA
>>>
>>> Os dinheiros estão cada vez mais publicos e as acções dos que
>>> usam os dinheiros públicos também.
>>>
>>>
>>> On 12/03/09 10:14, "Alice Geirinhas" <alice_g sapo.pt
>>> <mailto:alice_g sapo.pt>> wrote:
>>>
>>> João;
>>>
>>> os dinheiros estão é cada vez mais púbicos....
>>>
>>> On 08/03/2012, at 16:16,rroque renatoroque.com
>>> <mailto:rroque renatoroque.com>wrote:
>>>
>>>
>>> Tudo isto é o resultado da ambiguidade (propositada?) em
>>> torno do papel de curador.
>>>
>>> Renato Roque
>>>
>>> On 3/5/2012 10:28 PM, JOAO LOURO wrote:
>>>
>>> Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND
>>> CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março (Sábado) _
>>> 22:00h _ opening _ ARENA Há uma coisa que não
>>> percebo há muito tempo: como é que um comissário
>>> convida um artista, que por sinal é a mesma pessoa?
>>> Ninguém acha isto estranho? Seja na politica, na
>>> arte, nos negocios... Alguém tem o descernimento
>>> para explicar este fenómeno que decorre há muito
>>> tempo e nada se diz? E é tanto mais grave, quando os
>>> dinheiros são píúblicos.
>>>
>>> Joao Louro/ Artista
>>>
>>>
>>> On 12/03/05 17:52, "paulo mendes"
>>> <paulomendes21 gmail.com<x-msg://90/paulomendes21@gmail.com>
>>> > wrote:
>>>
>>>
>>>
>>> *[Collecting Collections and Concepts,
>>> uma viagem iconoclasta por coleções de coisas
>>> em forma de assim]
>>>
>>> *
>>> www.cccguimaraes2012.com
>>> <http://cccguimaraes2012.com/>
>>> <http://cccguimaraes2012.com/>
>>> <http://cccguimaraes2012.com
>>> <http://cccguimaraes2012.com/><http://cccguimaraes2012.com/>
>>> >
>>>
>>>
>>> *um projecto dePaulo Mendes
>>> para a Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012
>>>
>>> *
>>> *
>>> **INAUGURAÇÃO > dia 10 de Março (Sábado) _
>>> 22:00h _ Fábrica Asa, Guimarães
>>>
>>> **Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105,
>>> junto à estação ferroviária de Covas, Guimarães
>>>
>>> *
>>> *
>>> *
>>> *
>>> **CCC _ programa da INAUGURAÇÃO _ OPENING program
>>> **22.00h_Abertura oficial
>>> 22.05h_22.25h _MIGUEL LUCAS MENDES_ concerto
>>> 22.30h_22.40h _MAILE COLBERT_ vídeo
>>> 22.45h_23.15h _A KILLS B_ performance
>>> 23.20h_23.50h _MARÇAL DOS CAMPOS_ concerto
>>> 00.00h_01.30h _JONNY TRUNK_ DJ Set
>>>
>>>
>>> *
>>> Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura tem o
>>> prazer de convidar V. Ex.ª para a inauguração da
>>> exposição Collecting Collections and Concepts,
>>> que terá lugar no dia 10 de março de 2012, às
>>> 22:00h, na Fábrica ASA, Setor G, piso 0, Guimarães.
>>> Esta exposição tem comissariado de Paulo Mendes
>>> e inscreve-se no ciclo “Modos de Produção”, do
>>> programa Arte e Arquitetura de Guimarães 2012
>>> Capital Europeia da Cultura.
>>> O Presidente da Fundação Cidade de Guimarães
>>> João Serra
>>>
>>>
>>> /Guimarães 2012 European Capital of Culture is
>>> pleased to invite you for the opening of the
>>> exhibition/Collecting Collections and
>>> Concepts/on march the 10th, at 10:00PM, at ASA
>>> Factory, Sector G, main floor, in Guimarães.
>>> This exhibition is curated by Paulo Mendes and
>>> is part of the cycle “Modes of Prodution”, Art
>>> and Architecture Programme, Guimarães 2012.
>>> The President of the Fundação Cidade de Guimarães
>>> /João Serra
>>>
>>>
>>> +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>>>
>>>
>>>
>>> *para o projectoCCC / Collecting Collections and
>>> Conceptsfoi desenvolvido um processo de
>>> recolecção de obras e convidados directamente a
>>> participar e a produzir novos trabalhos >
>>>
>>> *
>>> *André Alves (pt), António Caramelo (pt),
>>> António Rego (pt), Arlindo Silva (pt), Chen
>>> Chien-Jen (tw), Cristina Mateus (pt), Eduardo
>>> Matos (pt), Fernando Brízio (pt), Fernando José
>>> Pereira (pt), Harun Farocki (de), Hugo Canoilas
>>> (pt), Jack Strange (uk), João César Monteiro
>>> (pt), João Marçal (pt), João Maria Gusmão +
>>> Pedro Paiva (pt), João Tabarra (pt), Luís
>>> Ribeiro (pt), Luiza Baldan (br), Mafalda Santos
>>> (pt), Manuel Santos Maia (pt), Miguel Leal (pt),
>>> Miguel Palma (pt), Nuno Ramalho (pt), Nuno Sousa
>>> Vieira (pt), Paulo Catrica (pt), Paulo Mendes
>>> (pt), Pedro Cabral Santo (pt), Pedro Infante
>>> (pt), Pierre Candide (fr), Rita Castro Neves
>>> (pt), Rui Manuel Vieira (pt), Vanessa Billy (uk)
>>>
>>> *
>>> Projectos Especiais _ inauguração >
>>>
>>> *A kills B (pt),**Jonny Trunk (uk), Maile
>>> Colbert (pt), Marçal dos Campos (pt),
>>> Miguel Lucas Mendes (pt)
>>>
>>> **+
>>>
>>> **Mariana Pestana (pt) com o projecto Copos de
>>> Coleção > copos desenhados por Filipe Alarcão,
>>> Tiago Almeida, Rita Botelho, Gonçalo Campos,
>>> Daniel Caramelo, Catarina Carreiras, Mafalda
>>> Fernandes, Manamana, Hugo Passos, The Home
>>> Project, Marco Sousa Santos, Paulo Sellmayer e
>>> Ricardo Vilas-Boas.
>>>
>>> *
>>> *
>>> *Projectos Especiais _ espaço público >
>>>
>>> *P28 _**Contentores (pt)
>>>
>>> *
>>> *
>>> *Projectos Especiais _ edições >
>>>
>>> *Almanaque*por*Sebastião Rodrigues*(pt),*Acme
>>> Novelty**Library*por***Chris Ware*(usa),*Old
>>> News*por artistas internacionais convidados
>>> (dnk),*Permanent Food, Charley*e*Toilet
>>> Paper*por***Maurizio Cattelan*(it),*Paulo de
>>> Cantos*(pt),*Point d'ironie*(fr) por artistas
>>> internacionais convidados e ainda outras edições
>>> e múltiplos.
>>>
>>>
>>> Obras de arte contemporânea das seguintes
>>> colecções >
>>>
>>> *BesArt – Banco Espírito Santo, Caixa Geral de
>>> Depósitos, Fundação EDP, Fundação de Serralves,
>>> Museu do Chiado, Museu do Neo-Realismo
>>>
>>> *
>>>
>>> e ainda a colaboração dos seguinte museus >
>>>
>>> *Museu de História Natural da U.P., Museu
>>> Nacional da Imprensa, Museu de Polícia Judiciária
>>>
>>> *
>>> *
>>> */+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>>>
>>> /*[ apresentação do projecto CCC ]
>>>
>>> *
>>>
>>> *[Collecting Collections and Concepts,
>>> uma viagem iconoclasta por coleções de coisas
>>> em forma de assim]
>>>
>>> *
>>> *
>>>
>>> **
>>> *“What we professional liars hope to serve is truth.
>>> I'm afraid the pompous word for that is "art".”
>>> Orson Welles, F for Fake
>>>
>>>
>>> *O projecto/Collecting Collections and
>>> Concepts/tem como ponto de partida a ideia de
>>> colecção, termo operativo para definir um
>>> conjunto de objectos, obras, que reunidos
>>> constituem as designadas colecções. A
>>> formalização desta ideia num projecto expositivo
>>> passa então pela utilização de obras que
>>> integram algumas das colecções institucionais
>>> públicas e privadas portuguesas como a Fundação
>>> de Serralves, a Caixa Geral de Depósitos, a
>>> colecção de fotografia BesArt/Banco Espírito
>>> Santo, a colecção do Museu do Chiado, a colecção
>>> da Fundação EDP, a colecção do Museu do
>>> Neo-Realismo e outras.
>>>
>>> *Co-habitando com as obras recolhidas nas
>>> colecções existentes estará um importante
>>> conjunto de novas obras produzidas por artistas
>>> portugueses e internacionais para esta exposição.
>>>
>>>
>>>
>>> Com inauguração a 10 Março de 2012, a exposição
>>> terá lugar num antigo espaço industrial, a
>>> fábrica têxtil Asa. A zona ocupada por este
>>> projecto tem aproximadamente 2500 m2, numa
>>> estrutura industrial reabilitada, que irá
>>> receber várias outras exposições e eventos da
>>> programação da Capital Europeia da Cultura.
>>>
>>>
>>> A arquitectura do espaço será adaptada pela
>>> produção deste projecto e com a colaboração das
>>> estruturas associadas à gestão da CEC Guimarães
>>> 2012, de forma a receber este projecto
>>> expositivo, que se desenrolará em vários
>>> departamentos articulados por temáticas
>>> associadas aos conceitos referenciados no título
>>> do projecto _*collecting _ collections _
>>> concepts.*A narrativa expositiva vai questionar
>>> os modos de exposição mais tradicionais,
>>> esquivando-se à especialização museológica e
>>> aproximando este projecto do cabinet d’amateur,
>>> criando uma desconcertante articulação
>>> conceptual subjacente ao acto de coleccionar,
>>> acumular e arquivar objectos e obras de arte.
>>>
>>>
>>> As obras “apropriadas” das colecções funcionam
>>> em diálogo com os novos trabalhos produzidos.
>>> Este conjunto extenso de obras eruditas coexiste
>>> com colecções amadoras e seus objectos
>>> dessacralizados, exemplares da produção
>>> massificada, industrial e pós-fordista.
>>>
>>>
>>> Nestas ruinas reactivadas vai ser instalado um
>>> dispositivo expositivo que utiliza materiais de
>>> construção civil estandardizados e precários,
>>> mantendo as características de um espaço com
>>> memória e passado industrial. Os materiais serão
>>> low tech correspondendo a uma exposição low budget.
>>> Concretizando esta posição não se vai apagar a
>>> presença da antiga estrutura fabril, razão pela
>>> qual certas características foram conservadas e
>>> certos equipamentos e objectos estão presentes
>>> na montagem final da exposição, gerando espaços
>>> de ressonância com a questão laboral,
>>> fabricação, manufactura e distribuição. A
>>> memória individual intercepta-se com a memória
>>> colectiva.
>>> O display da exposição vai funcionar de forma
>>> orgânica, através de uma rede organizacional
>>> tentacular, que vai sendo distribuída ao longo
>>> do espaço de exposição, ocupando uma área
>>> expositiva com múltiplos núcleos temáticos.
>>>
>>> A entrada na exposição vai acontecer de forma
>>> confrontacional com um trabalho de Harun
>>> Farocki, “/Workers Leaving the Factory”/, onde
>>> se reclama a reencenação da imagem iniciática do
>>> filme dos /irmãos Lumière/. Numa sucessão de
>>> excertos de filmes apresenta-nos operários a
>>> abandonarem as fábricas, no sentido literal (fim
>>> de um dia de trabalho) e simbólico (fecho das
>>> unidades fabris).
>>> Simultaneamente, os visitantes vão entrar num
>>> reconvertido espaço, agora cultural, que visitam
>>> durante o seu tempo de lazer.
>>> A exposição será acompanhada por um catálogo /
>>> livro que não só registará o trabalho expositivo
>>> apresentado, como também terá uma importante
>>> componente de textos redigidos por especialistas
>>> de diversas áreas – sociologia, antropologia,
>>> galeristas e coleccionadores de arte, que irão
>>> contribuir com depoimentos sobre esta temática.
>>> Este livro deverá constituir-se como uma
>>> enciclopédia visual e escrita tendo como base de
>>> trabalho uma ideia expandida de colecção.
>>>
>>>
>>> /“/I did promise that for one hour, I'd tell you
>>> only the truth. That hour, ladies and gentlemen,
>>> is over. For the past seventeen minutes, I've
>>> been lying my head off.”
>>> Orson Welles, F for Fake
>>>
>>>
>>>
>>> ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>>>
>>>
>>>
>>> *[Collecting Collections and Concepts,
>>> uma viagem iconoclasta por coleções de coisas
>>> em forma de assim]*
>>>
>>> *Fábrica Asa
>>>
>>> *Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105,
>>> junto à estação ferroviária de Covas, Guimarães
>>> Horário _ todos os dias das 10:00H ás 22:00H.
>>> Encerrado à Terça.
>>> +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>>> llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
>>> *www.paulomendes.org
>>> <http://www.paulomendes.org/>
>>> <http://www.paulomendes.org/>
>>> <http://www.paulomendes.org
>>> <http://www.paulomendes.org/><http://www.paulomendes.org/>
>>> >
>>>
>>> **[artist _ curator > producing contemporary
>>> projects and critical thinking]
>>>
>>> *www.youtube.com/user/paulomendesvideo
>>> <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>
>>> <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>
>>> <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>
>>> paulomendes paulomendes.org<x-msg://90/paulomendes@paulomendes.org>
>>> paulomendes21 gmail.com<x-msg://90/paulomendes21@gmail.com>
>>> <+351> 936396964
>>> Rua do Heroísmo 13
>>> 4300-258 PORTO
>>> PORTUGAL
>>> llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
>>>
>>>
>>> ------------------------------------------------------------------------
>>> _______________________________________________
>>> ARENA mailing list
>>> ARENA lists.virose.pt<x-msg://90/ARENA@lists.virose.pt>
>>> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> _______________________________________________
>>> ARENA mailing list
>>> ARENA lists.virose.pt
>>> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> ------------------------------------------------------------------------
>>>
>>> _______________________________________________
>>> ARENA mailing list
>>> ARENA lists.virose.pt <mailto:ARENA lists.virose.pt>
>>> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>>>
>>> _______________________________________________
>>> ARENA mailing list
>>> ARENA lists.virose.pt <mailto:ARENA lists.virose.pt>
>>> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>>
>
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt <mailto:ARENA lists.virose.pt>
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
--
Renato Roque
site: www.renatoroque.com
mail: rroque renatoroque.com
blog: http://www.renatoroque.com/umaespeciedeblog/
tm: +351 966047807
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20120311/476ebcb7/attachment-0001.html>
Mais informações acerca da lista ARENA