[ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
Pedro dos Reis
m0rph3u gmail.com
Segunda-Feira, 12 de Março de 2012 - 07:30:17 WET
Alguma construção às críticas enunciadas.
No passado recente o artista-curador criou ou participou na criação de
projectos semelhantes e que são parte da História da Arte Contemporânea em
Portugal, como o Projecto Terminal, no Hangar K7, em Oeiras; com carácter
diferente, mas o In.Transit; Depósito - projecto até bastante semelhante em
conceito com o deste projecto, por sinal.
Sinceramente não vejo qualquer problema em a pessoa que está a comissariar
e basicamente está a produzir/organizar o projecto, também possa fazer
parte do mesmo. Vejo isso até como uma característica muito própria da
prática da curadoria em Portugal, que distingue o que se passa em outros
países, como nos Estados Unidos, por exemplo.
Contrariamente à nossa realidade existem vários cursos só em NYC dedicados
à prática da curadoria, ou sobre crítica e que geram algumas dezenas ou
centenas de candidatos a curadores/produtores.
A abundância de artistas, de espaços de arte, de fundações que apoiam
projectos de arte consegue gerar essa dinâmica Taylorista, em que há uma
organização semelhante ao de uma linha de montagem. Há espaço para a
especialização.
Não é essa a nossa realidade. Existem várias lacunas no nosso sistema
artístico (ainda mais agora em que os fundos estatais são praticamente
inexistentes e se reconhece o fraco investimento dos privados) e há uma
"acumulação" natural de funções.
Neste caso em específico, a existência deste projecto é de salutar, pois
foi criado algo.
Do ponto de vista "católico" - que aliás... penso que nos prejudica e que é
uma das razões porque o primeiro automóvel produzido em série foi nos EUA,
e não em Portugal; poderá ser descutível, mas não nos podemos imíscuir da
nossa realidade.
Produz-se sempre por "resistência ao nada" e penso que este projecto é uma
prova disso.
A alternativa a este projecto e a todas estas questões seria o vazio, o
nada e talvez isso ficasse mais "bem visto" do que estar a acontecer um
projecto que envolve vários projectos de vários artistas e de várias áreas.
Se "curadores a sério" tivessem querido, poderiam ter concorrido com
candidaturas à CECultura. Houve um período para isso acontecer.
Houveram processos de selecção após essa fase. Onde estão esses projectos?
Boa sorte!
On Mon, Mar 12, 2012 at 1:40 AM, Ffuucckk Nnaattooo <
ffuucckknnaattooo yahoo.com> wrote:
> Coisinha Vidal, mesmo sem leres, o nome ficou-te no ouvidinho ou melhor no
> olhinho ;)
>
> Traz a tua mãezinha p' Arena se quiseres mas deixa a minha sossegadinha.
>
> Cumps,
>
> Faquenato
>
>
> ------------------------------
> *From:* Carlos Vidal <vidalt netcabo.pt>
>
> *To:* arte ‹ teoria ‹ prática <arena lists.virose.pt>
> *Sent:* Sunday, March 11, 2012 11:41 PM
>
> *Subject:* Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _
> convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
>
> Já vi por aqui algumas vezes um tal fuck nato, mas nunca lhe li nada.
> Não seria agora que o ia fazer.
> Claro que um anónimo pode sempre vir chatear as mães dos outros, como
> todos nós podemos chatear a mãezinha dessa coisa fuck não sei quê.
> Abraço - claro - apenas aos amigos.
> CVidal
>
> ----- Original Message -----
> *From:* Diniz Cayolla Ribeiro <dinizcayolla gmail.com>
> *To:* arte ‹ teoria ‹ prática <arena lists.virose.pt>
> *Sent:* Saturday, March 10, 2012 11:07 AM
> *Subject:* Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _
> convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
>
> Interrompo a discussão para fazer uma breve pausa publicitária: a Terceira
> conversa freudiana desta nova série (acto 3) já está disponível em
> www.conversasfreudinas.info
>
> Muito obrigado pela vossa atenção.
>
>
> A 10/03/2012, às 10:22, JOAO LOURO escreveu:
>
> A tua escrita denuncia-te Fuck Nato :)
>
>
> On 12/03/10 01:26, "JOAO ." <mr.blond mail.telepac.pt> wrote:
>
> Oh Fuck Nato porque é que não te identificas... O anonimato da-te tesão?
>
>
> On 12/03/09 19:35, "Ffuucckk Nnaattooo" <ffuucckknnaattooo yahoo.com>
> wrote:
>
> Boas,
>
> Procurei em vários dicionários e não encontro qualquer relação da palavra
> púbico com reserva, oculto ou escondido. A palavra pertence ao vocabulário
> da anatomia e refere-se concretamente a uma parte do esqueleto. Neste
> contexto, se a intenção é púbico, parece-me muito pudico! Dinheiros púbicos
> pode fazer sentido em stripers e no clássico 'podes meter o dinheiro pelo
> ## acima'.
> Só a Alice pode esclarecer se foi um erro ortográfico..
>
> Falta-me perceber qual é a origem do ressabianço :-/ o dinheiro? a ética?
> a Arte? o Benfica? a imbeija do Norte? não se ter um trabalhuco na Capital
> Nacional, perdão Europeia da Cultura? ou estar-se teso?
>
> Cumps,
>
> Fuck Nato
>
>
>
>
>
> ------------------------------
> *From:* JOAO LOURO <mr.blond mail.telepac.pt>
> *To:* arte ‹ teoria ‹ prática <arena lists.virose.pt>
> *Sent:* Friday, March 9, 2012 6:41 PM
> *Subject:* Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _
> convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
>
>
> Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite
> inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
> Bem analisado Carlos...e quanto ao ”púbicos” pensei ser uma gralha. Mas
> faz sentido... Contudo acho que, cada vez menos, se consegue esconder o
> gato... A cauda é longa. Cada vez mais o segredo é menor (estranha
> frase)...
>
>
> On 12/03/09 14:01, "Carlos Vidal" <vidalt netcabo.pt> wrote:
>
> João,
>
> Eu creio que a Alice escreveu que os $$$ estão cada vez mais "PÚBICOS". É
> isso que lá está, não sei se a Alice se "esqueceu" do L.
> "Púbicos" está certo, porque nos diz que a coisa está cada vez mais
> reservada, ocultada, escondida.
> Seria um trocadilho perfeito.
>
> Por razões várias, o artista-comissário em questão deveria sair da
> exposição, auto-excluir-se in extremis - ainda vai a tempo e daria prova de
> dignidade.
> De qualquer forma, não creio que a coisa fique como exposição para a
> história.
>
> Abraço
>
> Vidal
>
>
> ----- Original Message -----
>
> *From:* JOAO LOURO <mailto:mr.blond mail.telepac.pt<mr.blond mail.telepac.pt>>
>
>
> *To:* arte ‹ teoria ‹ prática <mailto:arena lists.virose.pt<arena lists.virose.pt>>
>
>
> *Sent:* Friday, March 09, 2012 11:24 AM
>
> *Subject:* Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _
> convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
>
>
> Os dinheiros estão cada vez mais publicos e as acções dos que usam os
> dinheiros públicos também.
>
>
> On 12/03/09 10:14, "Alice Geirinhas" <alice_g sapo.pt> wrote:
>
>
>
> João;
>
> os dinheiros estão é cada vez mais púbicos....
>
> On 08/03/2012, at 16:16, rroque renatoroque.com wrote:
>
>
>
>
> Tudo isto é o resultado da ambiguidade (propositada?) em torno do papel
> de curador.
>
> Renato Roque
>
> On 3/5/2012 10:28 PM, JOAO LOURO wrote:
>
>
> Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite
> inauguração _ 10 Março (Sábado) _ 22:00h _ opening _ ARENA Há uma coisa
> que não percebo há muito tempo: como é que um comissário convida um
> artista, que por sinal é a mesma pessoa? Ninguém acha isto estranho? Seja
> na politica, na arte, nos negocios... Alguém tem o descernimento para
> explicar este fenómeno que decorre há muito tempo e nada se diz? E é tanto
> mais grave, quando os dinheiros são píúblicos.
>
> Joao Louro/ Artista
>
>
> On 12/03/05 17:52, "paulo mendes" <paulomendes21 gmail.com <x-msg:
> //90/paulomendes21 gmail.com> > wrote:
>
>
>
>
>
> *[Collecting Collections and Concepts,
> uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]
>
> *
> www.cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com> <
> http://cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com/> >
>
>
> *um projecto de **Paulo Mendes
> **para a Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012
>
> *
> *
> INAUGURAÇÃO > dia 10 de Março (Sábado) _ 22:00h _ Fábrica Asa, Guimarães
>
> **Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105,
> junto à estação ferroviária de Covas, Guimarães
>
> *
> *
> *
> *
> **CCC _ programa da INAUGURAÇÃO _ OPENING program
> 22.00h_ Abertura oficial
> 22.05h_22.25h _ MIGUEL LUCAS MENDES _ concerto
> 22.30h_22.40h _ MAILE COLBERT _ vídeo
> 22.45h_23.15h _ A KILLS B _ performance
> 23.20h_23.50h _ MARÇAL DOS CAMPOS _ concerto
> 00.00h_01.30h _ JONNY TRUNK _ DJ Set
>
>
> *
> Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura tem o prazer de convidar V.
> Ex.ª para a inauguração da exposição Collecting Collections and Concepts,
> que terá lugar no dia 10 de março de 2012, às 22:00h, na Fábrica ASA,
> Setor G, piso 0, Guimarães.
> Esta exposição tem comissariado de Paulo Mendes e inscreve-se no ciclo
> “Modos de Produção”, do programa Arte e Arquitetura de Guimarães 2012
> Capital Europeia da Cultura.
> O Presidente da Fundação Cidade de Guimarães
> João Serra
>
>
> *Guimarães 2012 European Capital of Culture is pleased to invite you
> for the opening of the exhibition *Collecting Collections and Concepts*on march the 10th, at 10:00PM, at ASA Factory, Sector G, main floor, in
> Guimarães.
> This exhibition is curated by Paulo Mendes and is part of the cycle
> “Modes of Prodution”, Art and Architecture Programme, Guimarães 2012.
> The President of the Fundação Cidade de Guimarães
> *João Serra
>
>
> +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>
>
>
> *para o projecto CCC / Collecting Collections and Concepts foi
> desenvolvido um processo de recolecção de obras e convidados directamente
> a participar e a produzir novos trabalhos >
>
> *
> *André Alves (pt), António Caramelo (pt), António Rego (pt), Arlindo
> Silva (pt), Chen Chien-Jen (tw), Cristina Mateus (pt), Eduardo Matos (pt),
> Fernando Brízio (pt), Fernando José Pereira (pt), Harun Farocki (de), Hugo
> Canoilas (pt), Jack Strange (uk), João César Monteiro (pt), João Marçal
> (pt), João Maria Gusmão + Pedro Paiva (pt), João Tabarra (pt), Luís
> Ribeiro (pt), Luiza Baldan (br), Mafalda Santos (pt), Manuel Santos Maia
> (pt), Miguel Leal (pt), Miguel Palma (pt), Nuno Ramalho (pt), Nuno Sousa
> Vieira (pt), Paulo Catrica (pt), Paulo Mendes (pt), Pedro Cabral Santo
> (pt), Pedro Infante (pt), Pierre Candide (fr), Rita Castro Neves (pt),
> Rui Manuel Vieira (pt), Vanessa Billy (uk)
>
> *
> Projectos Especiais _ inauguração >
>
> *A kills B (pt), **Jonny Trunk (uk), Maile Colbert (pt), Marçal dos
> Campos (pt),
> Miguel Lucas Mendes (pt)
>
> +
>
> Mariana Pestana (pt) com o projecto Copos de Coleção > copos desenhados
> por Filipe Alarcão, Tiago Almeida, Rita Botelho, Gonçalo Campos, Daniel
> Caramelo, Catarina Carreiras, Mafalda Fernandes, Manamana, Hugo Passos,
> The Home Project, Marco Sousa Santos, Paulo Sellmayer e Ricardo
> Vilas-Boas.
>
> *
> *
> *Projectos Especiais _ espaço público >
>
> *P28 _ **Contentores (pt)
>
> *
> *
> *Projectos Especiais _ edições >
>
> *Almanaque *por *Sebastião Rodrigues* (pt), *Acme Novelty** Library *
> por* **Chris Ware* (usa), *Old News* por artistas internacionais
> convidados (dnk), *Permanent Food, Charley *e* Toilet Paper *por* **Maurizio
> Cattelan* (it),* **Paulo de Cantos* (pt),* **Point d'ironie* (fr) por
> artistas internacionais convidados e ainda outras edições e múltiplos.
>
>
> Obras de arte contemporânea das seguintes colecções >
>
> *BesArt – Banco Espírito Santo, Caixa Geral de Depósitos, Fundação EDP,
> Fundação de Serralves, Museu do Chiado, Museu do Neo-Realismo
>
> *
>
> e ainda a colaboração dos seguinte museus >
>
> *Museu de História Natural da U.P., Museu Nacional da Imprensa, Museu de
> Polícia Judiciária
>
> *
> *
> **+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>
> **[ apresentação do projecto CCC ]
>
> *
>
> *[Collecting Collections and Concepts,
> uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]
>
> *
> *
>
> **
> *“What we professional liars hope to serve is truth.
> I'm afraid the pompous word for that is "art".”
> Orson Welles, F for Fake
>
>
> *O projecto Collecting Collections and Concepts tem como ponto de
> partida a ideia de colecção, termo operativo para definir um conjunto de
> objectos, obras, que reunidos constituem as designadas colecções. A
> formalização desta ideia num projecto expositivo passa então pela
> utilização de obras que integram algumas das colecções institucionais
> públicas e privadas portuguesas como a Fundação de Serralves, a Caixa
> Geral de Depósitos, a colecção de fotografia BesArt/Banco Espírito Santo,
> a colecção do Museu do Chiado, a colecção da Fundação EDP, a colecção do
> Museu do Neo-Realismo e outras.
>
> *Co-habitando com as obras recolhidas nas colecções existentes estará um
> importante conjunto de novas obras produzidas por artistas portugueses e
> internacionais para esta exposição.
>
>
>
> Com inauguração a 10 Março de 2012, a exposição terá lugar num antigo
> espaço industrial, a fábrica têxtil Asa. A zona ocupada por este projecto
> tem aproximadamente 2500 m2, numa estrutura industrial reabilitada, que
> irá receber várias outras exposições e eventos da programação da Capital
> Europeia da Cultura.
>
>
> A arquitectura do espaço será adaptada pela produção deste projecto e com
> a colaboração das estruturas associadas à gestão da CEC Guimarães 2012, de
> forma a receber este projecto expositivo, que se desenrolará em vários
> departamentos articulados por temáticas associadas aos conceitos
> referenciados no título do projecto _ *collecting _ collections _
> concepts. *A narrativa expositiva vai questionar os modos de exposição
> mais tradicionais, esquivando-se à especialização museológica e
> aproximando este projecto do cabinet d’amateur, criando uma desconcertante
> articulação conceptual subjacente ao acto de coleccionar, acumular e
> arquivar objectos e obras de arte.
>
>
> As obras “apropriadas” das colecções funcionam em diálogo com os novos
> trabalhos produzidos. Este conjunto extenso de obras eruditas coexiste com
> colecções amadoras e seus objectos dessacralizados, exemplares da produção
> massificada, industrial e pós-fordista.
>
>
> Nestas ruinas reactivadas vai ser instalado um dispositivo expositivo que
> utiliza materiais de construção civil estandardizados e precários,
> mantendo as características de um espaço com memória e passado industrial.
> Os materiais serão low tech correspondendo a uma exposição low budget.
> Concretizando esta posição não se vai apagar a presença da antiga
> estrutura fabril, razão pela qual certas características foram conservadas
> e certos equipamentos e objectos estão presentes na montagem final da
> exposição, gerando espaços de ressonância com a questão laboral,
> fabricação, manufactura e distribuição. A memória individual
> intercepta-se com a memória colectiva.
> O display da exposição vai funcionar de forma orgânica, através de uma
> rede organizacional tentacular, que vai sendo distribuída ao longo do
> espaço de exposição, ocupando uma área expositiva com múltiplos núcleos
> temáticos.
>
> A entrada na exposição vai acontecer de forma confrontacional com um
> trabalho de Harun Farocki, “*Workers Leaving the Factory”*, onde se
> reclama a reencenação da imagem iniciática do filme dos *irmãos Lumière*.
> Numa sucessão de excertos de filmes apresenta-nos operários a abandonarem
> as fábricas, no sentido literal (fim de um dia de trabalho) e simbólico
> (fecho das unidades fabris).
> Simultaneamente, os visitantes vão entrar num reconvertido espaço, agora
> cultural, que visitam durante o seu tempo de lazer.
> A exposição será acompanhada por um catálogo / livro que não só
> registará o trabalho expositivo apresentado, como também terá uma
> importante componente de textos redigidos por especialistas de diversas
> áreas – sociologia, antropologia, galeristas e coleccionadores de arte,
> que irão contribuir com depoimentos sobre esta temática. Este livro deverá
> constituir-se como uma enciclopédia visual e escrita tendo como base de
> trabalho uma ideia expandida de colecção.
>
>
> *“*I did promise that for one hour, I'd tell you only the truth. That
> hour, ladies and gentlemen, is over. For the past seventeen minutes, I've
> been lying my head off.”
> Orson Welles, F for Fake
>
>
>
> ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>
>
>
> *[Collecting Collections and Concepts,
> uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]*
>
> *Fábrica Asa
>
> *Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105,
> junto à estação ferroviária de Covas, Guimarães
> Horário _ todos os dias das 10:00H ás 22:00H. Encerrado à Terça.
> +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>
> llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
> *www.paulomendes.org <http://www.paulomendes.org/> <
> http://www.paulomendes.org <http://www.paulomendes.org/> >
>
> [artist _ curator > producing contemporary projects and critical
> thinking]
>
> *www.youtube.com/user/paulomendesvideo <
> http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo> <
> http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>
> paulomendes paulomendes.org <x-msg://90/paulomendes@paulomendes.org>
> paulomendes21 gmail.com <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com>
> <+351> 936396964
> Rua do Heroísmo 13
> 4300-258 PORTO
> PORTUGAL
>
> llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
>
>
>
> ------------------------------
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt <x-msg://90/ARENA@lists.virose.pt>
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
>
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
>
>
>
>
>
> ------------------------------
>
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
> ------------------------------
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
>
>
>
> ------------------------------
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
> ------------------------------
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
> Diniz Cayolla Ribeiro
> dinizcayolla gmail.com
>
> _______________________________________
>
>
>
>
>
> _______________________________________
>
> i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
> [Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto | School of Fine Arts
> - University of Porto]
> [Avenida Rodrigues de Freitas - 265 | 4049-021 Porto Portugal]
> [http://i2ads.fba.up.pt]
> [i2ads fba.up.pt]
>
>
> ------------------------------
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
>
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>
>
--
*Pedro dos Reis
[w] *http://pedrodosreis.ypu.org/
*[t] *(+351) 914 352 503
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20120312/487ba1de/attachment-0001.html>
Mais informações acerca da lista ARENA