[ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
JOAO LOURO
mr.blond mail.telepac.pt
Domingo, 11 de Março de 2012 - 23:51:16 WET
Oh Renato quem é que se incomoda nos dias que correm se um advogado, que até
é ministro, ou secretário de estado, pedir um parecer a um escritório de
advocacia que até é o seu; assim uma coisa bem paga, como muitos que nós
conhecemos; bolas, porque é que um advogado não pode ser deputado! Olha que
coisa... Ou um construtor civil que trabalha na camara municipal da
Merdaleja, ter conseguido alterar o PDM para construir uns mamarrachos (é
isso que fazem os construtores civis, vulgo “pato-bravo” fazem) de uma
empresa que é sua. Outra vez... Que aborrecido e que mal tem isso! Eu sei
que se tudo corresse bem no mundo dos humanos, nada disto seria tema. Mas
não Renato... não é bem assim. A acumulação de funções dá neste genero de
coisas. Por isso é que à mulher de Cesar não basta parecer que é honesta,
tem mesmo que ser.
On 12/03/11 22:24, "rroque renatoroque.com" <rroque renatoroque.com> wrote:
> Confesso que não compreendo o problema da acumulação de papéis por si. A
> menos que haja outras coisas que não vi serem mencionadas. Por que razão uma
> pessoa não pode ser artista e curador? Tal como pode ser arquitecto e
> construtor, ou médico e dono de uma clínica. Aliás isso muitas vezes aconteceu
> nas colectivas. Havia um responsável do lado do grupo de artistas. Não tinha
> era este titulo que agora se tornou pomposo. O curador, de acordo com o nome,
> deve curar da obra e do processo de exposição. Contacta as entidades,
> distribui o espaço, coordena divulgação, etc. O problema é outro e passa pela
> ambiguidade, para não lhe chamar outra coisa, do papel de curador na chamada
> arte contemporânea (aliás agora até é mais fino chamar-lhe curator). Como diz
> a Alice a ligação da arte ao sector financeiro especulativo ou o bluff que
> existe em tantos projectos artísticos são muito mais preocupantes.
>
>
> On 3/11/2012 5:55 PM, JOAO LOURO wrote:
>> Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração
>> _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
>> Adoro quando se fala das nuances do “abusivo”...mais abusivo, menos abusivo.
>> Um dá cadeia, outro pena suspensa. É muito bom quando se categoriza o abusivo
>> em arte. A outra questão é o das “encomendas”. Recordo à Alice que as
>> encomendas em arte existem há muito tempo... Recordo a titulo de exemplo o
>> Miguel Angelo? Capela Sistina? Vá... Uma moedinha para quem adivinhar se foi
>> ou não uma encomenda. E em caso afirmativo quem encomendou. Vá! Não se
>> acanhem... E o que ficou? Quem não viu ainda levante o dedo. E houve alguma
>> coisa comprometida? Vá... Todos a responder.
>> Quanto à acumulação de tarefas... É para o tristonho. Especialmente para o
>> próprio que se escolheu a si. E sabem porque? Em primeiro lugar porque
>> parece, quando este genero de coisas acontecem em arte, é que ninguém convida
>> o artista/comissário para nada e tem que ser o comissário/artista a
>> convidar-se. E depois claro... Estou a ver a conversa: CA: e pá quanto é que
>> precisas para fazeres uma obra, ou para emprestares uma obra... AC: E pá!
>> Preciso de X... CA: Houve lá... Só isso? Vá... Hoje estou mãos largas, podes
>> pedir! AC: x+y. CA: Ok. Tem esta parte gira, quando começam a falar consigo
>> próprios.
>>
>>
>> On 12/03/10 18:22, "Alice Geirinhas" <alice_g sapo.pt> wrote:
>>
>>
>>> Carlos Vidal, João Louro e Fuck Nato,
>>>
>>> Não concordo. Há situações muito mais abusivas e extratosféricas ( fuck
>>> escusas de ir ao dicionário, não vem lá explicações de trocadilhos ou de
>>> associações, neste caso podes pensar em Messi ou Mexia) de abuso do dinheiro
>>> público. A ligação da arte ao sector financeiro especulativo preocupa-me
>>> mais do que uma acumulação de identidades.
>>>
>>>
>>> On 10/03/2012, at 17:40, Alice Geirinhas wrote:
>>>
>>>
>>>> Vidal,
>>>>
>>>> O L não foi esquecido. Foi intencional.
>>>>
>>>> On 09/03/2012, at 14:01, Carlos Vidal wrote:
>>>>
>>>>
>>>>> João,
>>>>>
>>>>> Eu creio que a Alice escreveu que os $$$ estão cada vez mais "PÚBICOS". É
>>>>> isso que lá está, não sei se a Alice se "esqueceu" do L.
>>>>> "Púbicos" está certo, porque nos diz que a coisa está cada vez mais
>>>>> reservada, ocultada, escondida.
>>>>> Seria um trocadilho perfeito.
>>>>>
>>>>> Por razões várias, o artista-comissário em questão deveria sair da
>>>>> exposição, auto-excluir-se in extremis - ainda vai a tempo e daria prova
>>>>> de dignidade.
>>>>> De qualquer forma, não creio que a coisa fique como exposição para a
>>>>> história.
>>>>>
>>>>> Abraço
>>>>>
>>>>> Vidal
>>>>>
>>>>>> ----- Original Message -----
>>>>>> From: JOAO LOURO <mailto:mr.blond mail.telepac.pt>
>>>>>> To: arte ‹ teoria ‹ prática <mailto:arena lists.virose.pt>
>>>>>> Sent: Friday, March 09, 2012 11:24 AM
>>>>>> Subject: Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite
>>>>>> inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
>>>>>>
>>>>>> Os dinheiros estão cada vez mais publicos e as acções dos que usam os
>>>>>> dinheiros públicos também.
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>> On 12/03/09 10:14, "Alice Geirinhas" <alice_g sapo.pt> wrote:
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>>> João;
>>>>>>>
>>>>>>> os dinheiros estão é cada vez mais púbicos....
>>>>>>>
>>>>>>> On 08/03/2012, at 16:16, rroque renatoroque.com wrote:
>>>>>>>
>>>>>>>
Tudo isto é o resultado da ambiguidade (propositada?) em torno do papel de
curador.
Renato Roque
On 3/5/2012 10:28 PM, JOAO LOURO wrote:
Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração
_ 10 Março (Sábado) _ 22:00h _ opening _ ARENA Há uma coisa que não percebo
há muito tempo: como é que um comissário convida um artista, que por sinal é
a mesma pessoa? Ninguém acha isto estranho? Seja na politica, na arte, nos
negocios... Alguém tem o descernimento para explicar este fenómeno que
decorre há muito tempo e nada se diz? E é tanto mais grave, quando os
dinheiros são píúblicos.
Joao Louro/ Artista
On 12/03/05 17:52, "paulo mendes" <paulomendes21 gmail.com
<x-msg://144/paulomendes21@gmail.com> <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com
<x-msg://90/paulomendes21@gmail.com> > > wrote:
>>>>>>>
>>>>>>
>>>>>
>>>>
>>>
>>
>> [Collecting Collections and Concepts,
>> uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]
>>
>>
>> www.cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com/>
>> <http://cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com/> >
>> <http://cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com/>
>> <http://cccguimaraes2012.com/> >
>>
>>
>> um projecto de Paulo Mendes
>> para a Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012
>>
>>
>>
>> INAUGURAÇÃO > dia 10 de Março (Sábado) _ 22:00h _ Fábrica Asa, Guimarães
>>
>> Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105,
>> junto à estação ferroviária de Covas, Guimarães
>>
>>
>>
>>
>>
>> CCC _ programa da INAUGURAÇÃO _ OPENING program
>> 22.00h_ Abertura oficial
>> 22.05h_22.25h _MIGUEL LUCAS MENDES _ concerto
>> 22.30h_22.40h _ MAILE COLBERT _ vídeo
>> 22.45h_23.15h _ A KILLS B _ performance
>> 23.20h_23.50h _MARÇAL DOS CAMPOS _ concerto
>> 00.00h_01.30h _JONNY TRUNK _ DJ Set
>>
>>
>>
>> Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura tem o prazer de convidar V. Ex.ª
>> para a inauguração da exposição Collecting Collections and Concepts, que terá
>> lugar no dia 10 de março de 2012, às 22:00h, na Fábrica ASA, Setor G, piso 0,
>> Guimarães.
>> Esta exposição tem comissariado de Paulo Mendes e inscreve-se no ciclo
>> “Modos de Produção”, do programa Arte e Arquitetura de Guimarães 2012 Capital
>> Europeia da Cultura.
>> O Presidente da Fundação Cidade de Guimarães
>> João Serra
>>
>>
>> Guimarães 2012 European Capital of Culture is pleased to invite you for the
>> opening of the exhibition Collecting Collections and Conceptson march the
>> 10th, at 10:00PM, at ASA Factory, Sector G, main floor, in Guimarães.
>> This exhibition is curated by Paulo Mendes and is part of the cycle “Modes
>> of Prodution”, Art and Architecture Programme, Guimarães 2012.
>> The President of the Fundação Cidade de Guimarães
>> João Serra
>>
>>
>> +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>>
>>
>>
>> para o projecto CCC / Collecting Collections and Concepts foi desenvolvido
>> um processo de recolecção de obras e convidados directamente a participar e a
>> produzir novos trabalhos >
>>
>>
>> André Alves (pt), António Caramelo (pt), António Rego (pt), Arlindo Silva
>> (pt), Chen Chien-Jen (tw), Cristina Mateus (pt), Eduardo Matos (pt), Fernando
>> Brízio (pt), Fernando José Pereira (pt), Harun Farocki (de), Hugo Canoilas
>> (pt), Jack Strange (uk), João César Monteiro (pt), João Marçal (pt), João
>> Maria Gusmão + Pedro Paiva (pt), João Tabarra (pt), Luís Ribeiro (pt), Luiza
>> Baldan (br), Mafalda Santos (pt), Manuel Santos Maia (pt), Miguel Leal (pt),
>> Miguel Palma (pt), Nuno Ramalho (pt), Nuno Sousa Vieira (pt), Paulo Catrica
>> (pt), Paulo Mendes (pt), Pedro Cabral Santo (pt), Pedro Infante (pt), Pierre
>> Candide (fr), Rita Castro Neves (pt), Rui Manuel Vieira (pt), Vanessa Billy
>> (uk)
>>
>>
>> Projectos Especiais _ inauguração >
>>
>> A kills B (pt),Jonny Trunk (uk), Maile Colbert (pt), Marçal dos Campos (pt),
>> Miguel Lucas Mendes (pt)
>>
>> +
>>
>> Mariana Pestana (pt) com o projecto Copos de Coleção > copos desenhados por
>> Filipe Alarcão, Tiago Almeida, Rita Botelho, Gonçalo Campos, Daniel Caramelo,
>> Catarina Carreiras, Mafalda Fernandes, Manamana, Hugo Passos, The Home
>> Project, Marco Sousa Santos, Paulo Sellmayer e Ricardo Vilas-Boas.
>>
>>
>>
>> Projectos Especiais _ espaço público >
>>
>> P28 _ Contentores (pt)
>>
>>
>>
>> Projectos Especiais _ edições >
>>
>> Almanaque porSebastião Rodrigues(pt), Acme NoveltyLibrary por Chris Ware
>> (usa), Old News por artistas internacionais convidados (dnk), Permanent Food,
>> Charley e Toilet Paperpor Maurizio Cattelan (it),Paulo de Cantos (pt),Point
>> d'ironie(fr) por artistas internacionais convidados e ainda outras edições e
>> múltiplos.
>>
>>
>> Obras de arte contemporânea das seguintes colecções >
>>
>> BesArt – Banco Espírito Santo, Caixa Geral de Depósitos, Fundação EDP,
>> Fundação de Serralves, Museu do Chiado, Museu do Neo-Realismo
>>
>>
>>
>> e ainda a colaboração dos seguinte museus >
>>
>> Museu de História Natural da U.P., Museu Nacional da Imprensa, Museu de
>> Polícia Judiciária
>>
>>
>>
>> +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>>
>> [ apresentação do projecto CCC ]
>>
>>
>>
>> [Collecting Collections and Concepts,
>> uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]
>>
>>
>>
>>
>>
>> “What we professional liars hope to serve is truth.
>> I'm afraid the pompous word for that is "art".”
>> Orson Welles, F for Fake
>>
>>
>> O projecto Collecting Collections and Conceptstem como ponto de partida a
>> ideia de colecção, termo operativo para definir um conjunto de objectos,
>> obras, que reunidos constituem as designadas colecções. A formalização desta
>> ideia num projecto expositivo passa então pela utilização de obras que
>> integram algumas das colecções institucionais públicas e privadas portuguesas
>> como a Fundação de Serralves, a Caixa Geral de Depósitos, a colecção de
>> fotografia BesArt/Banco Espírito Santo, a colecção do Museu do Chiado, a
>> colecção da Fundação EDP, a colecção do Museu do Neo-Realismo e outras.
>>
>> Co-habitando com as obras recolhidas nas colecções existentes estará um
>> importante conjunto de novas obras produzidas por artistas portugueses e
>> internacionais para esta exposição.
>>
>>
>>
>> Com inauguração a 10 Março de 2012, a exposição terá lugar num antigo espaço
>> industrial, a fábrica têxtil Asa. A zona ocupada por este projecto tem
>> aproximadamente 2500 m2, numa estrutura industrial reabilitada, que irá
>> receber várias outras exposições e eventos da programação da Capital Europeia
>> da Cultura.
>>
>>
>> A arquitectura do espaço será adaptada pela produção deste projecto e com a
>> colaboração das estruturas associadas à gestão da CEC Guimarães 2012, de
>> forma a receber este projecto expositivo, que se desenrolará em vários
>> departamentos articulados por temáticas associadas aos conceitos
>> referenciados no título do projecto _collecting _ collections _ concepts. A
>> narrativa expositiva vai questionar os modos de exposição mais tradicionais,
>> esquivando-se à especialização museológica e aproximando este projecto do
>> cabinet d’amateur, criando uma desconcertante articulação conceptual
>> subjacente ao acto de coleccionar, acumular e arquivar objectos e obras de
>> arte.
>>
>>
>> As obras “apropriadas” das colecções funcionam em diálogo com os novos
>> trabalhos produzidos. Este conjunto extenso de obras eruditas coexiste com
>> colecções amadoras e seus objectos dessacralizados, exemplares da produção
>> massificada, industrial e pós-fordista.
>>
>>
>> Nestas ruinas reactivadas vai ser instalado um dispositivo expositivo que
>> utiliza materiais de construção civil estandardizados e precários, mantendo
>> as características de um espaço com memória e passado industrial. Os
>> materiais serão low tech correspondendo a uma exposição low budget.
>> Concretizando esta posição não se vai apagar a presença da antiga estrutura
>> fabril, razão pela qual certas características foram conservadas e certos
>> equipamentos e objectos estão presentes na montagem final da exposição,
>> gerando espaços de ressonância com a questão laboral, fabricação, manufactura
>> e distribuição. A memória individual intercepta-se com a memória colectiva.
>> O display da exposição vai funcionar de forma orgânica, através de uma rede
>> organizacional tentacular, que vai sendo distribuída ao longo do espaço de
>> exposição, ocupando uma área expositiva com múltiplos núcleos temáticos.
>>
>> A entrada na exposição vai acontecer de forma confrontacional com um
>> trabalho de Harun Farocki, “Workers Leaving the Factory”, onde se reclama a
>> reencenação da imagem iniciática do filme dos irmãos Lumière. Numa sucessão
>> de excertos de filmes apresenta-nos operários a abandonarem as fábricas, no
>> sentido literal (fim de um dia de trabalho) e simbólico (fecho das unidades
>> fabris).
>> Simultaneamente, os visitantes vão entrar num reconvertido espaço, agora
>> cultural, que visitam durante o seu tempo de lazer.
>> A exposição será acompanhada por um catálogo / livro que não só registará o
>> trabalho expositivo apresentado, como também terá uma importante componente
>> de textos redigidos por especialistas de diversas áreas – sociologia,
>> antropologia, galeristas e coleccionadores de arte, que irão contribuir com
>> depoimentos sobre esta temática. Este livro deverá constituir-se como uma
>> enciclopédia visual e escrita tendo como base de trabalho uma ideia expandida
>> de colecção.
>>
>>
>> “I did promise that for one hour, I'd tell you only the truth. That hour,
>> ladies and gentlemen, is over. For the past seventeen minutes, I've been
>> lying my head off.”
>> Orson Welles, F for Fake
>>
>>
>>
>> ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>>
>>
>>
>> [Collecting Collections and Concepts,
>> uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]
>>
>> Fábrica Asa
>>
>> Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105,
>> junto à estação ferroviária de Covas, Guimarães
>> Horário _ todos os dias das 10:00H ás 22:00H. Encerrado à Terça.
>> +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>>
>> llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
>> llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
>> www.paulomendes.org <http://www.paulomendes.org>
>> <http://www.paulomendes.org/> <http://www.paulomendes.org/>
>> <http://www.paulomendes.org <http://www.paulomendes.org/>
>> <http://www.paulomendes.org/> >
>>
>> [artist _ curator > producing contemporary projects and critical thinking]
>>
>> www.youtube.com/user/paulomendesvideo
>> <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>
>> <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>
>> <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>
>> <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>
>> paulomendes paulomendes.org <x-msg://144/paulomendes@paulomendes.org>
>> <x-msg://90/paulomendes@paulomendes.org
>> <x-msg://90/paulomendes@paulomendes.org> >
>> paulomendes21 gmail.com <x-msg://144/paulomendes21@gmail.com>
>> <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com> >
>> <+351> 936396964
>> Rua do Heroísmo 13
>> 4300-258 PORTO
>> PORTUGAL
>>
>> llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
>> llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
>>
>>
>>
>>
>> _______________________________________________
>> ARENA mailing list
>> ARENA lists.virose.pt <x-msg://144/ARENA@lists.virose.pt>
>> <x-msg://90/ARENA@lists.virose.pt <x-msg://90/ARENA@lists.virose.pt> >
>> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>>
>>
>>>
>>>>
>>>>>
>>>>>>
>>>>>>>
_______________________________________________
ARENA mailing list
ARENA lists.virose.pt <x-msg://144/ARENA@lists.virose.pt>
http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>>>>>>>
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>> _______________________________________________
>>>>>> ARENA mailing list
>>>>>> ARENA lists.virose.pt
>>>>>> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>>>>>>
>>>>> _______________________________________________
>>>>> ARENA mailing list
>>>>> ARENA lists.virose.pt
>>>>> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>>>>>
>>>>
>>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> _______________________________________________
>>> ARENA mailing list
>>> ARENA lists.virose.pt
>>> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>>>
>>
>>
>>
>> _______________________________________________
>> ARENA mailing list
>> ARENA lists.virose.pt
>> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>>
>
>
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20120311/028a0141/attachment-0001.html>
Mais informações acerca da lista ARENA