[ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA

Alice Geirinhas alice_g sapo.pt
Sábado, 10 de Março de 2012 - 18:22:58 WET


Carlos Vidal, João Louro e Fuck Nato,

Não concordo. Há situações muito mais abusivas e extratosféricas ( fuck escusas de ir ao dicionário, não vem lá explicações de trocadilhos ou de associações, neste caso podes pensar em Messi ou Mexia) de abuso do dinheiro público. A ligação da arte ao sector financeiro especulativo preocupa-me mais do que uma acumulação de identidades. 


On 10/03/2012, at 17:40, Alice Geirinhas wrote:

> Vidal,
> 
> O L não foi esquecido. Foi intencional.
> 
> On 09/03/2012, at 14:01, Carlos Vidal wrote:
> 
>> João,
>>  
>> Eu creio que a Alice escreveu que os $$$ estão cada vez mais "PÚBICOS". É isso que lá está, não sei se a Alice se "esqueceu" do L.
>> "Púbicos" está certo, porque nos diz que a coisa está cada vez mais reservada, ocultada, escondida.
>> Seria um trocadilho perfeito.
>>  
>> Por razões várias, o artista-comissário em questão deveria sair da exposição, auto-excluir-se in extremis - ainda vai a tempo e daria prova de dignidade.
>> De qualquer forma, não creio que a coisa fique como exposição para a história.
>>  
>> Abraço
>>  
>> Vidal
>> ----- Original Message -----
>> From: JOAO LOURO
>> To: arte ‹ teoria ‹ prática
>> Sent: Friday, March 09, 2012 11:24 AM
>> Subject: Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março ( Sábado ) _ 22:00h _ opening _ ARENA
>> 
>> Os dinheiros estão cada vez mais publicos e as acções dos que usam os dinheiros públicos também.
>> 
>> 
>> On 12/03/09 10:14, "Alice Geirinhas" <alice_g  sapo.pt> wrote:
>> 
>> João;
>> 
>>  os dinheiros estão é cada vez mais púbicos....
>> 
>> On 08/03/2012, at 16:16, rroque  renatoroque.com wrote:
>> 
>>    
>>  Tudo isto é o resultado da ambiguidade (propositada?) em torno do papel de curador.
>>  
>>  Renato Roque
>>  
>> On 3/5/2012 10:28 PM, JOAO LOURO wrote: 
>> Re: [ARENA] CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS _ convite inauguração _ 10 Março (Sábado) _ 22:00h _ opening _ ARENA Há uma coisa que não percebo há muito tempo: como é que um comissário convida um artista, que por sinal é a mesma pessoa? Ninguém acha isto estranho? Seja na politica, na arte, nos negocios... Alguém tem o descernimento para explicar este fenómeno que decorre há muito tempo e nada se diz? E é tanto mais grave, quando os dinheiros são píúblicos. 
>>  
>>  Joao Louro/ Artista 
>>  
>>  
>>  On 12/03/05 17:52, "paulo mendes" <paulomendes21  gmail.com <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com> > wrote:
>>  
>>   
>> 
>>  [Collecting Collections and Concepts, 
>>  uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]
>>  
>> 
>> www.cccguimaraes2012.com <http://cccguimaraes2012.com>  <http://cccguimaraes2012.com<http://cccguimaraes2012.com/> > 
>>  
>> 
>> um projecto de Paulo Mendes 
>>  para a Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012
>>  
>> 
>> 
>> INAUGURAÇÃO > dia 10 de Março (Sábado) _ 22:00h _ Fábrica Asa, Guimarães
>>  
>> Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105, 
>>  junto à estação ferroviária de Covas, Guimarães
>>  
>> 
>> 
>> 
>> 
>> CCC _ programa da INAUGURAÇÃO _ OPENING program
>>  22.00h_ Abertura oficial
>>  22.05h_22.25h _MIGUEL LUCAS MENDES _ concerto
>>  22.30h_22.40h _ MAILE COLBERT _ vídeo
>>  22.45h_23.15h _ A KILLS B _ performance
>>  23.20h_23.50h _MARÇAL DOS CAMPOS _ concerto
>>  00.00h_01.30h _JONNY TRUNK _ DJ Set
>>  
>> 
>> 
>>  Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura tem o prazer de convidar V. Ex.ª para a inauguração da exposição Collecting Collections and Concepts, que terá lugar no dia 10 de março de 2012, às 22:00h, na Fábrica ASA, Setor G, piso 0, Guimarães.
>>  Esta exposição tem comissariado de Paulo Mendes e inscreve-se no ciclo “Modos de Produção”, do programa Arte e Arquitetura de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
>>  O Presidente da Fundação Cidade de Guimarães
>>  João Serra
>>   
>>   
>>  Guimarães 2012 European Capital of Culture is pleased to invite you for the opening of the exhibition Collecting Collections and Conceptson march the 10th, at 10:00PM, at ASA Factory, Sector G, main floor, in Guimarães.
>>  This exhibition is curated by Paulo Mendes and is part of the cycle “Modes of Prodution”, Art and Architecture Programme, Guimarães 2012.
>>  The President of the Fundação Cidade de Guimarães
>>  João Serra
>>  
>>  
>> +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>>  
>>  
>>  
>>  para o projecto CCC / Collecting Collections and Concepts foi desenvolvido um processo de recolecção de obras e convidados directamente a participar e a produzir novos trabalhos >
>>  
>> 
>>  André Alves (pt), António Caramelo (pt),  António Rego (pt), Arlindo Silva (pt), Chen Chien-Jen (tw), Cristina Mateus (pt), Eduardo Matos (pt), Fernando Brízio (pt), Fernando José Pereira (pt), Harun Farocki (de), Hugo Canoilas (pt), Jack Strange (uk), João César Monteiro (pt), João Marçal (pt), João Maria Gusmão + Pedro Paiva (pt), João Tabarra (pt), Luís Ribeiro (pt), Luiza Baldan (br), Mafalda Santos (pt), Manuel Santos Maia (pt), Miguel Leal (pt), Miguel Palma (pt), Nuno Ramalho (pt), Nuno Sousa Vieira (pt), Paulo Catrica (pt), Paulo Mendes (pt), Pedro Cabral Santo (pt), Pedro Infante (pt), Pierre Candide (fr), Rita Castro Neves (pt), Rui Manuel Vieira (pt), Vanessa Billy (uk)
>>  
>> 
>> Projectos Especiais _ inauguração >
>>  
>> A kills B (pt),Jonny Trunk (uk), Maile Colbert (pt), Marçal dos Campos (pt),
>>  Miguel Lucas Mendes (pt) 
>>  
>> +
>>  
>> Mariana Pestana (pt) com o projecto Copos de Coleção > copos desenhados por Filipe Alarcão, Tiago Almeida, Rita Botelho, Gonçalo Campos, Daniel Caramelo, Catarina Carreiras, Mafalda Fernandes, Manamana, Hugo Passos, The Home Project, Marco Sousa Santos, Paulo Sellmayer e Ricardo Vilas-Boas.
>>  
>> 
>> 
>> Projectos Especiais _ espaço público >
>>  
>>  P28 _ Contentores (pt)
>>  
>> 
>> 
>> Projectos Especiais _ edições >
>>  
>>  Almanaque porSebastião Rodrigues(pt), Acme NoveltyLibrary por Chris Ware (usa), Old News por artistas internacionais convidados (dnk), Permanent Food, Charley e Toilet Paperpor Maurizio Cattelan (it),Paulo de Cantos (pt),Point d'ironie(fr) por artistas internacionais convidados e ainda outras edições e múltiplos.
>>  
>>  
>>  Obras de arte contemporânea das seguintes colecções > 
>>  
>>  BesArt – Banco Espírito Santo, Caixa Geral de Depósitos, Fundação EDP, Fundação de Serralves, Museu do Chiado, Museu do Neo-Realismo
>>  
>> 
>> 
>> e ainda a colaboração dos seguinte museus >
>>  
>> Museu de História Natural da U.P., Museu Nacional da Imprensa, Museu de Polícia Judiciária
>>  
>> 
>> 
>> +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>>  
>> [ apresentação do projecto CCC ]
>>  
>> 
>>  
>>  [Collecting Collections and Concepts, 
>>  uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim]
>>  
>> 
>> 
>>  
>> 
>> “What we professional liars hope to serve is truth. 
>>  I'm afraid the pompous word for that is "art".”
>>  Orson Welles, F for Fake
>>  
>> 
>> O projecto Collecting Collections and Conceptstem como ponto de partida a ideia de colecção, termo operativo para definir um conjunto de objectos, obras, que reunidos constituem as designadas colecções. A formalização desta ideia num projecto expositivo passa então pela utilização de obras que integram algumas das colecções institucionais públicas e privadas portuguesas como a Fundação de Serralves, a Caixa Geral de Depósitos, a colecção de fotografia BesArt/Banco Espírito Santo, a colecção do Museu do Chiado, a colecção da Fundação EDP, a colecção do Museu do Neo-Realismo e outras.
>>  
>> Co-habitando com as obras recolhidas nas colecções existentes estará um importante conjunto de novas obras produzidas por artistas portugueses e internacionais para esta exposição.
>>  
>>  
>>  
>> Com inauguração a 10 Março de 2012, a exposição terá lugar num antigo espaço industrial, a fábrica têxtil Asa. A zona ocupada por este projecto tem aproximadamente 2500 m2, numa estrutura industrial reabilitada, que irá receber várias outras exposições e eventos da programação da Capital Europeia da Cultura.
>>  
>> 
>> A arquitectura do espaço será adaptada pela produção deste projecto e com a colaboração das estruturas associadas à gestão da CEC Guimarães 2012, de forma a receber este projecto expositivo, que se desenrolará em vários departamentos articulados por temáticas associadas aos conceitos referenciados no título do projecto _collecting _ collections _ concepts. A narrativa expositiva vai questionar os modos de exposição mais tradicionais, esquivando-se à especialização museológica e aproximando este projecto do cabinet d’amateur, criando uma desconcertante articulação conceptual subjacente ao acto de coleccionar, acumular e arquivar objectos e obras de arte.
>>  
>> 
>> As obras “apropriadas” das colecções funcionam em diálogo com os novos trabalhos produzidos. Este conjunto extenso de obras eruditas coexiste com colecções amadoras e seus objectos dessacralizados, exemplares da produção massificada, industrial e pós-fordista.
>>  
>> 
>> Nestas ruinas reactivadas vai ser instalado um dispositivo expositivo que utiliza materiais de construção civil estandardizados e precários, mantendo as características de um espaço com memória e passado industrial. Os materiais serão low tech correspondendo a uma exposição low budget.
>>  Concretizando esta posição não se vai apagar a presença da antiga estrutura fabril, razão pela qual certas características foram conservadas e certos equipamentos e objectos estão presentes na montagem final da exposição, gerando espaços de ressonância com a questão laboral, fabricação, manufactura e distribuição. A memória individual intercepta-se com a memória colectiva.
>>  O display da exposição vai funcionar de forma orgânica, através de uma rede organizacional tentacular, que vai sendo distribuída ao longo do espaço de exposição, ocupando uma área expositiva com múltiplos núcleos temáticos.
>>  
>> A entrada na exposição vai acontecer de forma confrontacional com um trabalho de Harun Farocki, “Workers Leaving the Factory”, onde se reclama a reencenação da imagem iniciática do filme dos  irmãos Lumière. Numa sucessão de excertos de filmes apresenta-nos operários a abandonarem as fábricas, no sentido literal (fim de um dia de trabalho) e simbólico (fecho das unidades fabris). 
>>  Simultaneamente, os visitantes vão entrar num reconvertido espaço, agora cultural, que visitam durante o seu tempo de lazer.
>>  A exposição será acompanhada por um catálogo / livro que não só registará o trabalho expositivo apresentado, como também terá uma importante componente de textos redigidos por especialistas de diversas áreas – sociologia, antropologia, galeristas e coleccionadores de arte, que irão contribuir com depoimentos sobre esta temática. Este livro deverá constituir-se como uma enciclopédia visual e escrita tendo como base de trabalho uma ideia expandida de colecção.
>>  
>> 
>> “I did promise that for one hour, I'd tell you only the truth. That hour, ladies and gentlemen, is over. For the past seventeen minutes, I've been lying my head off.”
>>  Orson Welles, F for Fake
>>  
>> 
>> 
>> ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>>  
>> 
>> 
>> [Collecting Collections and Concepts, 
>>  uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim] 
>>  
>> Fábrica Asa
>>  
>> Fábrica Asa _ situada na Estrada Nacional 105, 
>>  junto à estação ferroviária de Covas, Guimarães
>>  Horário _ todos os dias das 10:00H ás 22:00H. Encerrado à Terça.
>>  +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
>>  llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
>>  www.paulomendes.org <http://www.paulomendes.org/>  <http://www.paulomendes.org<http://www.paulomendes.org/> > 
>>  
>> [artist _ curator > producing contemporary projects and critical thinking]
>>  
>> www.youtube.com/user/paulomendesvideo <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo>  <http://www.youtube.com/user/paulomendesvideo> 
>>  paulomendes  paulomendes.org <x-msg://90/paulomendes@paulomendes.org> 
>>  paulomendes21  gmail.com <x-msg://90/paulomendes21@gmail.com> 
>>  <+351> 936396964
>>  Rua do Heroísmo 13
>>  4300-258 PORTO
>>  PORTUGAL
>>  llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
>>  
>>  
>> _______________________________________________
>>  ARENA mailing list
>>  ARENA  lists.virose.pt <x-msg://90/ARENA@lists.virose.pt> 
>>  http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>>  
>> 
>>   
>>  
>> _______________________________________________
>> ARENA mailing list
>> ARENA  lists.virose.pt
>> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>>  
>> 
>>  
>> 
>> 
>> _______________________________________________
>> ARENA mailing list
>> ARENA  lists.virose.pt
>> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
>> _______________________________________________
>> ARENA mailing list
>> ARENA  lists.virose.pt
>> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt
> 

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20120310/a1c0d23f/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA