[ARENA] Rita Castro Neves inaugura no terreno.açores 27 Junho 18h15 | Pav do Conhecimento | Lisboa

Rita Castro Neves ritabrrr.castroneves googlemail.com
Domingo, 24 de Junho de 2012 - 11:24:13 WEST


convite: no terreno.açores | inaugura esta quarta às 18h15 em Lisboa

Interpretação azorica é a série que desenvolvi nos Açores e que inauguro no dia 27 de Junho, quarta, às 18h15 no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa. A Ana Maria Bettencourt apresenta a sua série Diversidade.  
Professores e alunos de várias escolas açorianas com quem trabalhei também lá terão as suas fotos, numa exposição que partiu do terreno e se assume como uma perspetiva sobre o desenvolvimento sustentável nos Açores.

Espero ver-vos por lá!

ritacn


Rita Castro Neves, Interpretação azorica #3 (Açores 2010-2012), 200 x 300 cm


Exposição de fotografia
noterreno.açores
27 de junho de 2012  |  Pavilhão do Conhecimento

O Conselho Nacional de Educação e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica têm o prazer de convidar Vª Exª para a inauguração da Exposição de fotografia noterreno.açores que vai ter lugar no próximo dia 27 de junho às 18.15h no átrio do Pavilhão do Conhecimento.
A exposição ficará patente de 27 de junho a 22 de julho de 2012.
Consulte aqui informações sobre a exposição.

O PROJECTO Cidadania e sustentabilidades para o séc. XXI. Caminhos para uma comunidade sustentável nos Açores nasceu da necessidade de educar para a compreensão dos riscos de degradação da natureza e do património e para a intervenção cívica. Este projeto deu origem à EXPOSIÇÃO de fotografia noterreno.açores, no quadro da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.


_________________

Rita Castro Neves
Interpretação azorica (Açores 2010-2012)

Erica azorica, tolpis azorica, marsilia azorica, laurus azorica, nyctalus azoreum, columba palumbus azorica, regulus regulus azoricus...
Os nomes científicos instauram uma pertença, patronímica, territorial, científica, simbólica. Esta pertença pretende-se identitária e no caso dos Açores sublinha especificidades únicas cuja riqueza e abundância contribuem para a imagem genericamente aceite dos Açores como paraíso terreno, isolado, pouco acessível e também por isso, em bruto e com promessas de experiências primeiras.
É também endemicidade que se pretende com estas imagens, mas assumidamente interpretativa. Com uma postura crítica em relação a apostas fotográficas do tipo missionárias, o trabalho desenvolve-se ao longo de dois anos, por várias viagens e algumas ilhas, paralelamente à componente letiva do projeto (que se desenvolve na primeira parte da exposição em Saída de Campo), na perspetiva de apontar especificidades açorianas de índole natural, humana e da ordem da representação visual.

bio

Acabou o Curso Avançado de Fotografia do Ar.Co (Lisboa) em 1995 e o Master in Fine Art da Slade School of Fine Art (Londres) em 1998, tendo desde então exposto regularmente em Portugal e no estrangeiro, tanto em espaços estabelecidos (Museu de Arte Moderna da Bahia, Spike Island, Bristol, The Courtauld Institute of Art, Londres, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, Korjaamo Gallery, Helsínquia, Museu da Imagem, Braga, Museu Nogueira da Silva, Braga, Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira, Fábrica Asa, Guimarães Capital Europeia da Cultura) como em locais ditos não convencionais (escola primária, apartamento alugado, casa de banho pública, loja de discos).
Desenvolve projetos de curadoria em artes plásticas e na área da Live Art, incluindo Amorph!98 em Helsínquia, Dia E Vento no Teatro do Campo Alegre, Porto, 2001, Brrr com o Teatro Nacional São João/ Teatro Carlos Alberto/ Porto 2001 Capital Europeia da Cultura, Trama com a Fundação de Serralves, Porto e Sintoma nº 0 na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2012. Partindo de uma formação e visão fotográficas, Rita Castro Neves tem desenvolvido projetos artísticos com suportes diversificados: da fotografia à fabricação de objetos, passando pelo vídeo, a live art, a instalação, bem como projetos site-specific.
De 2005 a 2008 foi Coordenadora Pedagógica do Instituto Português de Fotografia, Porto. Atualmente é docente na Faculdade de Belas Artes do Porto da Universidade do Porto e na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto e colabora no Mestrado em Comunicação Audiovisual da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto.
É membro colaborador do i2ADS Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, onde criou e coordena o grupo Sintoma. Performance. Investigação. Experimentação.

_____________________________

no terreno.açores
Ana Maria Bettencourt, Rita Castro Neves e professores e alunos de escolas açorianas
Local: Pavilhão do Conhecimento. Ciência Viva
Parque das Nações. Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01, 1990-223 Lisboa, Portugal
Horário: terça a sexta das 10h às 18h. Fim-de-semana e feriados: 11h às 19h
inauguração: quarta 27 de junho às 18h15

________________________

rita castro neves
www.ritacastroneves.com
www.festivaltrama.com
http://sintoma.tumblr.com/


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20120624/46f3c839/attachment-0001.html>
-------------- próxima parte ----------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: PastedGraphic-1.jpg
Type: image/jpg
Size: 69716 bytes
Desc: não disponível
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20120624/46f3c839/attachment-0001.jpg>


Mais informações acerca da lista ARENA