[ARENA] Elsevier Publishing Boycott

Diniz Cayolla Ribeiro dinizcayolla gmail.com
Quinta-Feira, 16 de Fevereiro de 2012 - 20:11:23 WET


Cara Susana,

Conheço bem o livro de onde tiraste o texto de Henk Slager. Como sabes, nesse livro encontram-se várias posições distintas. Citaste Slager, e eu podia citar George Smith, que tem uma posição bastante diferente. De qualquer modo, até concordo com a citação que usaste. De facto, a investigação artística não visa a generalização, a replicação e/ou a quantificação. Isto não significa que o trabalho final a apresentar a um júri tenha de ser obrigatoriamente uma obra de arte. Pode ser, mas não tem de ser. Foi isto que eu quis dizer. No entanto, devo já acrescentar que não tenho uma posição fechada sobre isto. Bem pelo contrário. Quando comecei a leccionar a disciplina de Métodos de Investigação do curso de Doutoramento estava cheio de convicções. Neste momento, está tudo em aberto. Estou a ser franco. Estou completamente aberto às sugestões dos alunos. Procuro fazer o trabalho o melhor que sei, e vou estando atento aos diversos doutoramentos que entretanto vão ocorrendo. Pelo meio, vou lendo os textos de outros artistas/investigadores e vou ouvindo o que os meus colegas artistas/investigadores dizem sobre o assunto. É assim que os etnógrafos trabalham. Sempre à procura da visão do "outro". E a tentar compreendê-lo.

Cumprimentos
Diniz



A 16/02/2012, às 16:10, susana mendes silva escreveu:

> Diniz Cayolla Ribeiro wrote:
> "Um artista que queria fazer carreira académica e/ou investigação no campo da arte não precisa de ser original em termos artísticos, apenas original e rigoroso em termos académicos."
> 
> 
> Diniz,
> não concordo com a tua afirmação, uma vez que os doutoramentos pela prática, na área das artes visuais, dança, teatro, etc. trazem novos desafios ao panorama da investigação e da academia.
> Se um artista que deseja prosseguir os seus estudos neste novo formato terá obrigatoriamente que possuir uma obra original. Não lhe basta ser original e rigoroso em termos académicos.
> Como Henk Slager afirma:
> 
> After all art does not strive from generalization, repeatability, and quantification. Rather, art is directed towards unique, qualitative, particular and local knowledge. In that respect, artistic activities still seem to perfectly match Baumgarten's classic definition of the aesthetic domain, where knowledge is described as a knowledge of the singular. (...) In contrast to academic-scientific research emphasizing the generation of "expert knowledge," the domain of art seems rather to express a form of experience-based knowledge.[1]
> Assim a investigação artística, ao contrário de outros modelos académicos de investigação, é um conhecimento baseado na experiência, na prática desenvolvida pelo artista. Esta prática é singular, única e particular e como tal não pode ser transmitida por modelos que não se adequam à sua própria natureza.
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> Para ler+
> Artists with PhDs: on the new doctoral degree in studio art, Washington, New Academia Publishing, 2009
> www.kuva.fi/attachments/the_artists_knowledge_2.pdf
> http://www.virose.pt/ml/textos/ensino_art.html
> 
> 
> 
> 
> [1] - Henk Slager, "Art and Method", in Artists with PhDs: on the new doctoral degree in studio art, Washington, New Academia Publishing, 2009, p. 52.
> 
> 
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt

Diniz Cayolla Ribeiro
dinizcayolla  gmail.com

_______________________________________





_______________________________________

i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
[Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto | School of Fine Arts - University of Porto]
[Avenida Rodrigues de Freitas - 265  |  4049-021 Porto Portugal]
[http://i2ads.fba.up.pt]
[i2ads  fba.up.pt]


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20120216/d9ebe572/attachment-0001.html>
-------------- próxima parte ----------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: LOGO_I2ADS_small.gif
Type: image/gif
Size: 811 bytes
Desc: não disponível
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20120216/d9ebe572/attachment-0001.gif>


Mais informações acerca da lista ARENA