[ARENA] recent works of Miguel Santos (inauguração hoje 17 ás 19h)

Edgar Massul edmac mac.com
Terça-Feira, 17 de Abril de 2012 - 12:44:04 WEST


 




EXPOSIÇÃO “BLUE AND GREY PAINTINGS”, DE MIGUEL SANTOS


 



PRESS RELEASE
A Galeria Pente 10 – Fotografia Contemporânea inaugura no dia 17 de Abril, terça-feira, a exposição Blue and Grey Paintings, de Miguel Santos. A exposição consiste em 6 fotografias a cores de 2011.
“Este conjunto de obras de Miguel Santos utiliza a fotografia como meio para nos conduzir a uma reflexão sobre a possibilidade do que é visível, enquanto representação, numa relação estreita com a pintura e com a paisagem como género. Esta relação reside em dois níveis do seu trabalho: em primeiro lugar através dos títulos, que reclamam o nosso vocabulário visual e semântico como um índice remissivo, e em segundo lugar por via de uma particular atenção do autor à história da arte e às transformações que a pintura sofreu no decorrer do século XX, per- correndo, através da indexação da pintura, a monocromia e o abstracionismo. Contudo, a referência à pintura e a identificação serial apenas situam categorialmente uma aproximação a estas obras, que revelam uma espacialidade interna que só pode ser reconhecida se o especta- dor observar uma outra condição essencial: o tempo.
É neste sentido que a montagem da exposição, como uma composição serial e aparentemente repetida no espaço, pode denunciar o detalhe e a diferença que cada imagem concentra, apenas visíveis e apreensíveis pela permanência em presença da obra. Onde o que é pictórico na profundidade de cada imagem, por vezes com um acento desviante entre a transcendência e o sublime, pode activar indícios de uma narrativa resguardada pelo olhar cinematográfico que recontextualiza o espaço interior que cada imagem nos propõe. Parece-me importante chamar a atenção para um detalhe que é revelador da intencionalidade do autor na construção da imagem, como dispositivo disruptivo da percepção, no sentido em que a semelhança presente na série encontra um momento ambíguo e que nos recontextualiza a paisagem como instru- mento de referência. Uma pequena “incisão”, quase como um risco sobre a superfície vítrea do objecto fotográfico, abre um campo de possibilidades à formulação de pistas sobre o lugar como estrutura da subjectividade onde cada um de nós resgata a necessidade de uma referên- cia, seja esta imaginária ou indecifrável. A aproximação ao monocromo e à repetição é aqui uma possibilidade da resistência do vazio, da ausência de narrativa, e uma declarada atenção à diferença, como um ensaio permanente sobre a condição do olhar.” João Silvério, in texto da exposição.

Miguel Santos, artista e investigador, nasceu em Lisboa e é doutorado em Belas Artes pela Sheffield Hallam University (2011), Reino Unido. O seu trabalho interdisciplinar investiga pontos de intersecção entre as belas artes e outras áreas de conhecimento (ex.: filosofia, historia e ciên- cias cognitivas) que são aplicados na produção de trabalhos fotográficos, vídeos, esculturas e instalações que tem sido apresentados em vários países Europeus.


INAUGURAÇÃO
BLUE AND GREY PAINTINGS”, DE MIGUEL SANTOS Terça-feira, 17 de Abril, às 19H00 


A exposição estará patente até 16 de Junho de 2012 Horário: 3a a Sábado, 15H00 às 19H30 



 


 
PENTE 10 - FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA | Travessa da Fábrica dos Pentes, 10, 1250-025 Lisboa
Tel. 21 386 95 69 Tel. 91 885 15 49
info  pente10.com | www.pente10.com
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20120417/3ed7155f/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA