[ARENA] Espaço Campanhã | Inauguração: Queimado pelo sol (Serviço de Esplanada) de Luís Paulo Costa | 12.04.2012

"Espaço Campanha" espacocampanha mail.com
Quinta-Feira, 5 de Abril de 2012 - 14:48:34 WEST


*Queimado pelo sol (Serviço de esplanada)*
uma exposição de  *Luís Paulo Costa*
12 de Abril a 5 de Maio
 inauguração:  *12 de Abril, 21h30*
Falamos, naturalmente, de Pintura, afirma Luís Paulo Costa quando se refere às obras apresentadas na exposição Queimado pelo sol (Serviço de esplanada). No entanto, os “pintados por cima” que tem vindo a explorar desafiam conceptualmente o observador, colocando a questão: O que é pintura? 
Luís Paulo Costa escolhe fotografias que encontra, por acaso, imprime-as em tela e pinta sobre as mesmas, respeitando de tal forma as suas cores e tonalidades originais que se torna necessária uma aproximação ao objecto para concluir estar perante uma fotografia ou uma pintura. Este modus operandi evoca as discussões em torno da originalidade/aura da obra de arte que pautaram a história desde a invenção da fotografia, culminaram com a inscrição do ready made e se perpetuaram nas ironias do pós-modernismo. 
O gesto de Luís Paulo Costa não estará longe do acto de inscrição na medida em a tinta acrílica com que cuidadosamente cobre a imagem lhe concede o estatuto de original, tranformando-a em “outro”, como refere o próprio autor: mesmo uma imagem pintada por cima, mais do que representar, apresenta-se como um corpo pictórico, particular que volta a interpelar. A imagem materializada em substancia pictórica é um corpo que interpela a minha visão.
 *Luís Paulo Costa* (Abrantes, 1968) vive e trabalha em Abrantes. Expõe regularmente desde o final da década de 1990, sendo representado pela galeria Cristina Guerra Contemporary Art (Lisboa) e Pedro Oliveira (Porto). Entre as mostras colectivas destacam-se a Biennale Europea Arti Visive La Spezia, Premio del Golfo (La Spezia, 2001) comissariada por Bruno Corá, com selecção de João Fernandes ou a exposição All to Wall (Part I) (Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa, 2011), comissariada por João Silvério. A título individual realizou, entre outras, Eye Level (Cristina Guerra Contemporary Art, 2006), Palavras essenciais (Appleton Square, 2010) e Pintado por cima (Cristina Guerra Contemporary Art, 2011).
 *Quinta a Sábado 15h00 - 19h00 | Rua Pinto Bessa, 122 Armz. 4 Porto | * espacocampanha  mail.com
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20120405/0b7028e7/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA