[ARENA] Fwd: Conferência | "A Comunicação Pública da Arte e os Museus: Interacções * Intermédia * Interactividade"

jose bartolo bartolo.jose gmail.com
Segunda-Feira, 12 de Setembro de 2011 - 14:27:21 WEST


---------- Forwarded message ----------
From: CECL - Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens <
newsletter  cecl.com.pt>
Date: 2011/9/12
Subject: Conferência | "A Comunicação Pública da Arte e os Museus:
Interacções * Intermédia * Interactividade"
To: bartolo.jose  gmail.com


**
  Dificuldades na visualização desta newsletter? Clique
aqui<http://ethreemail.com/e3ds/mail_link.php?u=http%3A%2F%2Fwww.cecl.com.pt%2Findex.php%3Foption%3Dcom_acymailing%26amp%3Bctrl%3Darchive%26amp%3Btask%3Dview%26amp%3Bmailid%3D34%26amp%3Bkey%3D0106f43304692a5ee637ccb58fb3d051%26amp%3Bsub%3D1-80161dcfa00006f3a5aad80130ee59db&i=0&d=7743236Z-X1YY-475Z-94Y1-28U5WYU550Z6&e=bartolo.jose@gmail.com>
.  [image: CECL]<http://ethreemail.com/e3ds/mail_link.php?u=http%3A%2F%2Fwww.cecl.com.pt%2F&i=1&d=7743236Z-X1YY-475Z-94Y1-28U5WYU550Z6&e=bartolo.jose@gmail.com>
 [image:
FCT]<http://ethreemail.com/e3ds/mail_link.php?u=http%3A%2F%2Fwww.fct.mctes.pt%2F&i=2&d=7743236Z-X1YY-475Z-94Y1-28U5WYU550Z6&e=bartolo.jose@gmail.com>
[image:
unl]
Conferência | "A Comunicação Pública da Arte e os Museus: Interacções *
Intermédia * Interactividade" Conference | "Public Comunication of Art and
Museums: Interactions * Intermedia * Interactivity" Local Venue | Museu
Colecção Berardo, Lisboa
23 de Setembro de 2011 September 23rd 2011
Organização Organization | Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens
(CECL), *Projecto Comunicação Pública da Arte: o Caso dos Museus de Arte
Globais / Locais*
Coordenação Coordination | Pedro de Andrade

[image: conferencia comunicacao publica arte]
Apresentação

A *comunicação pública de arte* (CPA) envolve a produção, difusão, consumo e
compreensão da arte em contextos públicos. Ou seja, a CPA pressupõe que a
arte é um processo social e comunicativo, requerendo, para além dos artistas
e dos 'art gatekeepers', uma 'audiência activa', que reproduz os mass media
e as instituições culturais, mas também os transforma.

Para além disso, nas últimas décadas, os *mundos de arte* emergiram enquanto
contextos sociais centrais onde novos estilos de vida, modos de cidadania
cultural e literacias visuais propõem regulações, práticas e opiniões
inéditas.

Em particular, os processos precedentes acontecem em *museus
locais/nacionais* ou em *museus globais* no seio do ciberespaço. Estas
instituições culturais enquadram-se na nova ordem da comunicação global,
onde também são possíveis alternativas por parte das audiências. De facto,
na Internet, comunidades virtuais múltiplas, na sua interação, usam uma
'leitura multimodal' e constroem significados plurais que resultam em novas
experiências de arte. Todavia, esta relevante problemática tem sido
insuficientemente tratada pela pelos Estudos comunicativos e culturais em
Portugal.

Este projecto visa circunscrever tais processos em 2 direcções principais da
pesquisa:

1) Uma *reflexão sociológica* efectuou um diagnóstico de situação sobre a
CPA em museus de arte físicos e virtuais. Neste campo empírico, foi testada,
entre outros conceitos, a ideia de *museabilidade* (i.e., as condições
contextuais, económicas, sócio-culturais e politicas da musealização, no
interior de uma dada sociedade). A *musealização* significa o conjunto de
estratégias de apresentação de obras de arte, pelos profissionais do museu,
a um público de não-especialistas. Algumas questões iniciais nesta
perspectiva são as seguintes:

Q1: que influência exercem a museabilidade e a musealização na CPA?

Q2: de que modo o planeamento urbanístico e os espaços urbanos da
*cidade*organizam os espaços culturais onde o museu de arte se
integra?

Q3: quais os traços sócio-demográficos e as carreiras comunicativas notáveis
do público que constitui os visitantes do museu de arte, em especial na sua
conexão à cidade, ao trabalho, à família e à escola?

Q4: que actividades e negociações interactivas, em suportes clássicos ou em
*hipermédia*, são possíveis no espaço comunicativo do museu?

Em termos de *metodologia*, o universo de estudo apresenta uma dupla
natureza: ao nível local, foi realizado um *inquérito por questionário* a
segmentos específicos de público do museu de arte, especialmente na
exposição 'Sem Rede' da artista plastica Joana Vasconcelos, que decorreu no
Museu Colecção Berardo de 1 de Março a 18 de Maio de 2010. No plano global,
foram efectuadas a *análise de conteúdo e de discurso* de sítios, páginas,
blogues e wikis sobre arte na internet e museus virtuais. Igualmente, foram
empreendidas *entrevistas* a dois tipos de agentes culturais: mediadores da
arte ou art gatekeepers, como directores de museus, curadores e responsáveis
por serviços educativos dos museus; artistas plásticos, experimentais ou
mais tradicionais, e pertencentes a vários estilos e gerações.

Nesta área do projecto, a equipa inclui os seguintes membros: Pedro Andrade
(FBAUL, CECL), José Augusto Mourão (FCSH, CECL), Fernando Nunes da Silva
(IST), Pedro Barbosa (Univ. Fernando Pessoa), Patricia Valinho (CECL),
Emanuel Cameira (CECL). Consultores: Antoni Remesar (Univ. Barcelona),
Moisés Martins (Univ. Minho), Luís Baptista (FCSH-UNL), Jorge do Ó (Fac
Psicologia,UL).

2) Uma parte mais prática e pedagógica do projecto visa a aplicação de
um *sistema
de aprendizagem e investigação informais para as artes* a usar em museus,
baseado em hipermédia apresentando novas interfaces, como uma *mesa
interactiva multitoque* para consulta e comentários das obras da artista,
onde se realizou um *questionário interactivo multitoque* e um jogo cultural
nomeado *jogo das tricotomias*.

Os membros da equipa responsáveis por esta área são: Nuno Correia
(CITI,FCT-UNL), Andreia Almeida (CECL) e Luis Silva (CITI, FCT-UNL).
Consultor: Luís Petry (Univ. Pontifícia, S.Paulo).

Estas diversas perspectivas são hoje apresentadas e debatiidas pelos membros
da equipa, consultores e bolseiros do projecto, bem como por personalidades
convidadas, especialistas nas matérias em discussão, no quadro do programa
das *Conferências Comunicação Pública da Arte*.

*Pedro de Andrade*
*Coordenador do projecto*

 *ENTRADA GRATUITA no limite dos lugares disponíveis e sujeita a inscrição
prévia.**
Clique aqui para aceder ao Programa completo e à Ficha de
Inscrição.<http://ethreemail.com/e3ds/mail_link.php?u=http%3A%2F%2Fwww.cecl.com.pt%2Findex.php%3Foption%3Dcom_content%26amp%3Bview%3Darticle%26amp%3Bid%3D180%3Aconferencia-qa-comunicacao-publica-da-arte-e-os-museus-interaccoes-intermedia-interactividade%26amp%3Bcatid%3D37%3Aactividades-em-curso%26amp%3BItemid%3D73&i=3&d=7743236Z-X1YY-475Z-94Y1-28U5WYU550Z6&e=bartolo.jose@gmail.com>
*

 com o apoio de[image: logo mcb]
   *Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens*
Av. de Berna, 26-C, 5.º andar, sala 506
1069-061 Lisboa PORTUGAL Tel.: (+351) 21 795 08 91
Fax: (+351) 21 795 08 91
Email: info  cecl.com.pt


Esta mensagem foi enviada para bartolo.jose  gmail.com. Para cancelar a sua
subscrição, clique aqui <newsletter  utopiateatro.com?subject=CANCELAR>.



-- 
josé m. bártolo
josebartolo  esad.pt .. www.esad.pt
reactor.blog  gmail.com .. www.reactor-reactor.blogspot.com
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20110912/ec14a49c/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA