[ARENA] Última etapa/noite de inaugurações da 6ª Edição do PROJECTO I.M.A.N. 2011 . Arte Contemporânea

Alexandre A R Costa directoriman gmail.com
Quarta-Feira, 12 de Outubro de 2011 - 19:42:01 WEST


olá a todos,
ESTÃO TODOS CONVIDADOS!

abrs.
a.r.costa
--


Guimarães: Última etapa/noite da 6ª Edição do PROJECTO I.M.A.N. 2011 – Arte Contemporânea.
Inauguração do núcleo expositivo de Guimarães (2010/2011) da exposição TEMPO EMPRESTADO TEMPO MODIFICADO #2 no Palácio Vila Flor.
(Em simultâneo) - Noite repleta de acções performativas no CCVF.

GUIMARÃES vai receber a inauguração da última etapa da 6ª Edição do PROJECTO I.M.A.N. 2011 – Arte Contemporânea, subordinada à questão REDEFINIÇÃO E MEMÓRIA: 10 anos de projectos artísticos, do projecto programático Artemosferas – Porto (2001...) ao PROJECTO IMAN (...2011), marcada para as 22h do próximo Sábado dia 15 de Outubro no CENTRO CULTURAL VILA FLOR.

O PROJECTO IMAN (Intermédia, Multimédia, Acção e Nada), é um projecto de Arte Contemporânea, pautado pela abertura à experimentação, à diversidade e cruzamento de linguagens artísticas. O PROJECTO IMAN, que celebra a sua sexta edição, “articula-se, assim como aconteceu no ano transacto, através de um formato de programação em rede, envolvendo, para além do CENTRO CULTURAL VILA FLOR, a Casa das Artes de Famalicão e o Theatro Circo de Braga”, explica o Director do PROJECTO IMAN, Alexandre A. R. Costa.

O dia 1 de Outubro, foi momento de arranque da 6ª edição na CAF - Casa das Artes Famalicão, para depois no dia 7 de Outubro se desenvolver a segunda fase no Theatro Circo em Braga, e agora se fechar o ciclo de noites de inaugurações em Guimarães. Os núcleos expositivos nas três cidades, estruturam a exposição: “Tempo Emprestado, Tempo Modificado”#2 (2010/2011). Estes núcleos expositivos estão patentes nos respectivos espaços pelo período aproximado de um mês. No próximo dia 19, pelas 10h00, destaque ainda para a oficina de experimentação plástica, orientada pelo Escultor Augusto Costa. Para Alexandre A. R. Costa, “embora a motivação principal deste projecto advenha do território das artes plásticas/visuais, a programação estende-se às performances, a concertos, à experimentação sonora e visual, a workshops, debates e plataformas de divulgação e discussão sobre o estado, possibilidades e expansão da arte dos nossos dias”.

O PROJECTO IMAN é todo um processo e modelo de investigação artística, de “trabalho de campo” e de “laboratório” sobre a prática artística contemporânea que se reveja numa vertente aberta e dinâmica na sua génese. O Projecto lida com a implicação das tecnologias (pré-digitais, pro-digitais e pós-digitais), e propõe ao artista (elemento regulador) ser mediador através destas, num processo dinâmico que lida sempre com o actual contexto social e cultural.

O PROJECTO IMAN conta já ao longo da sua existência a partir de 2005, com outras extensões pontuais, como com a Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (Guimarães), o I.E.C. da Universidade do Minho ou a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga), o Candelabro, o Salão Olímpico, o Espaço Artes Múltiplas, o espaço cultural Maus Hábitos, o Cinema Batalha (Porto), o Teatro Viriato ou a Galeria António Henriques (Viseu), Universidade de Minas Gerais (Minas Gerais - Brasil), a Zero Gallery e Rosalux - The Berlin Art Office (Berlim – Alemanha), entre outras instituições no Funchal, Pontevedra (Espanha), Vila Nova de Gaia ou Vila do Conde. Neste biénio (2010/2011), a CAF, o TC e o CCVF, são as estruturas que recebem e co-produzem a apresentação deste projecto. O PROJECTO IMAN inclui nestes três núcleos expositivos, painéis com referência às centenas de artistas que contribuíram e contribuem para a existência do PROJECTO IMAN e do Projecto Programático Artemosferas - Porto, através de esquemas conceptuais que mostram a evolução do evento, e as raízes estruturais (que surgem precisamente do Projecto Programático Artemosferas – Porto, em 2001).

Alexandre A.R. Costa
alexandrearcosta.com
-
[projecto IMAN]
projectoiman.com
--
Enviado do meu iPhone


Mais informações acerca da lista ARENA