[ARENA] FIM'2011 | Exposição Multimédia | Workshop com Abi Feijó | Conferências: Paula Perissinotto, Tina Tarpgaard, Juan Martín Prada | Aula Concerto: Christoph Korn

Tec-CELCC tec-celcc ismai.pt
Quarta-Feira, 25 de Maio de 2011 - 18:39:58 WEST


FIM'2011

Workshop de Animação
Com Abi Feijó
02 e 03.06
ISMAI – Laboratório Multimédia
15€ para alunos do ISMAI
35€ para a comunidade em geral.

02.06 | 14h30 - 16h30
Introdução.
Experiência demonstrativa da técnica a ser desenvolvida e do processo da animação.
Lançamento do tema de trabalho e desafio aos alunos para procurarem ideias.

03.06 | 10h00 - 13h00
Realização de um pequeno story board colectivo.
Construção dos elementos gráficos e visuais para o filme.
Primeira experiência de animação.
Análise dos resultados.

03.06 | 14h00 - 20h30
Como resolver os problemas sentidos.
Cuidados a ter antes e durante as filmagens / Animação.
Filmagens / Animação.

________________________________

Conferência
Paula Perissinotto
02.06 15h00
ISMAI – Grande Auditório
Gratuito

“FILE –Panorama de 10 anos: história e estratégias de crescimento”

O FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - é uma organização cultural sem fins lucrativos que viabiliza uma reflexão atual sobre as principais questões do universo eletrônico-digital contemporâneo, vem divulgando, durante os 10 anos de existência através de eventos e de publicações, as linguagens eletrônicas e digitais pelo Brasil. O FILE reúne trabalhos de expressão estética, com as principais tendências e movimentos da cultura contemporânea, que se diversificam nas seguintes áreas da cultura digital: Sonoridade Eletrônica, Arte Interativa e Linguagem Digital. O FILE PRIX LUX foi concebido para complementar as ações do FILE na área das linguagens eletrônicas e digitais, com o intuito de premiar, incentivar e estimular o aparecimento de novos talentos. Esta nova iniciativa do FILE pretende, além da exposição e apresentação de trabalhos, imputar valor a tais manifestações, ao conferir aos artistas contemplados repercussão nacional e internacional.” Nas artes digitais não há distinção, no seu uso, entre o aprender e o fruir-interagir. Isto garante o retorno do público, do grande público, fora das elites, ao mundo das artes, em um volume nunca visto e que só pode ser trabalhado de forma mais eficaz no mundo contemporâneo com estratégias públicas de interação digital” ,Ricardo Barreto, http://www.filepai.org/sobre.aspx. cidade de São Paulo. Para concluir este panorama histórico percorremos a trajetória de alguns artistas brasileiros que participaram do FILE nos últimos 10 anos e que nos permitiu acompanhar o desenvolvimento de seus projetos, tais como: Raquel Kogan, Rejani Cantoni e Leonardo Crescente, Ricardo Barreto e Maria Hsu, Giselle beiguelman e Mauricio Fleury, Jarbas Jacome, Guto Nobrega, Graziele Latenschlager e Vanderlei Lucentini.

________________________________

Artist talk
Tina Tarpgaard (Recoil Performance group)
02.06 17h00
ISMAI – Grande Auditório
Gratuito

“Código e corpo: uma dramaturgia múltipla”
O espaço projetado pode, enquanto moldura em volta do corpo que dança, criar uma cenografia mutável. Porém, a introdução de software que permite a deteção de movimento abre outras possibilidades: ao detectar o movimento do performer no espaço, é possível deixar o próprio corpo manipular a cenografia. Assim, o movimento do corpo “ordena”  a cenografia. Desta forma, surge uma parceria entre o performer e o espaço performativo. O espaço é, agora, dinâmico e responde ao corpo: velocidade, gestos, volume. Esta relação próxima entre corpo e tecnologia, conduziu-nos [Recoil Performance Group] a um processo de trabalho no qual a pesquisa, desenvolvimento do conceito e narrativa, surgem de uma colaboração entre coreógrafo e criador multimédia, que se reflecte na linguagem e composição dos espectáculos.
________________________________
Conferência
Juan Martín Prada
03.06 15h00
ISMAI – Grande Auditório
Gratuito

“A Evolução da Net Arte na era da Web 2.0”
Esta conferência é apresentada como uma abordagem do estado actual da net arte, tendo em especial atenção a sua relação com novas dinâmicas sociais e de intervenção, próprias da “Web 2.0” ou “Web Social”. Trata-se, pois de percorrer as diferentes formas e características que definem a relação entre a prática artística e a internet neste início da segunda década do sec. XXI.
________________________________

Lecture Concert
Christoph Korn
03.06 17h00
ISMAI – Grande Auditório
Gratuito

Christoph Korn move-se na intersecção entre a sound art e a media art. Um elemento essencial do seu trabalho é o fenómeno da "duração", que tem vindo a explorar nos últimos anos,  usando a estratégia de exclusão e retirada. Recorrendo à sua obra e   propondo um  "concerto aula", Christoph Korn mostra alguns aspectos do uso da exclusão como uma estratégia estética e política. Relativamente aos próprios projectos,  Christoph Korn, observa: "Para mim  excluir é uma poética contemplativa e igualmente um processo político.”  Poética na medida em que os elementos são retirados ou escondidos, conhecendo,  assim, um prolongamento no espaço puro da imaginação o qual se estrutura mais sobre a ausência do que sobre a “presença anterior”.Contemplativa porque repetitivo, prolongado e semelhante a um processo de luto no que respeita  a experiência do tempo. Político, pois inspirado pelo conceito de Adorno de "razão instrumental" ou pela categoria de Martin Buber, "Ich-Es." Ou seja, a eliminação, implica uma tentativa de deixar que movimentos específicos - de acumulação, sistematização, reciclagem, acumulação de conhecimento através da recolha de dados – surjam como pano de fundo da estratégia de excluir / retirar / esconder. "
________________________________
As inscrições devem ser efectuadas enviando um e-mail para tec-celcc  ismai.pt<mailto:tec-celcc  ismai.pt> até dia 25 de Maio de 2011

FIM'2011
ISMAI - Instituto Superior da Maia
Av. Carlos Oliveira Campos
Castelo da Maia 4475-690 Avioso S. Pedro
Telf.: 22 986 60 00 / 22 982 53 19

tec-celcc  ismai.pt<mailto:tec-celcc  ismai.pt>

________________________________
Uma Iniciativa do Instituto Superior da Maia  em parceria com o Centro de Estudos da Língua Comunicação e Cultura.

Apoios:
Goethe-Institut Portugal
Metro do Porto S.A.
STCP
N2Design


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20110525/dca1d804/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA