[ARENA] Fwd: Mercado do Bom Sucesso _ Acção de Cidadania e Protesto

Pedro Gadanho pedrogadanho gmail.com
Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011 - 17:19:14 WEST


Muito bem Alexandra!
Assim, sim, estamos perante um debate mais informado.
Obrigado,
Pedro Gadanho

shrapnelcontemporary.wordpress.com



A 2011/05/19, às 04:38, alexandra balona escreveu:

> Caros,
> 
> Vejo a Arena como plataforma de divulgação artística e, imagino que o seu propósito não seja a discussão política, nem tão pouco de divergências da mais diversa ordem. Usei este veículo porque me pareceu eficaz para alcançar um grande número de público, num curto espaço de tempo. Lamento se isto trouxe algum transtorno.
> 
> Porém, como responsável pela divulgação desta comunicação na Arena, pretendia deixar uns esclarecimentos:
> 
> "Impedir a demolição..." não era o título mais adequado para esta acção de protesto. Porém, existia já uma petição, uma causa e um evento criados no facebook pelo Movimento Mercado Bom Sucesso Vivo! (http://mercadobomsucesso.wordpress.com/) que, recentemente, alguns arquitectos decidiram apoiar, nomeadamente eu e o autor do texto enviado. Esta divulgação integra-se, portanto, nesse processo que decorre há já algum tempo. Embora sabendo não se tratar de uma demolição, mas de uma "reabilitação" (descaracterizadora, a meu ver, mas já lá iremos), pareceu-nos pertinente não alterar o título para não dispersar atenções.
> 
> E agora, como arquitecta, como cidadã "informada", nada conservadora, que detesta o "obscurantismo" (sobretudo das opções políticas disfarçadas de reabilitação) e o "atraso" (notório na falta de visão estratégica dessas mesmas opções), passo a clarificar algumas razões do protesto, muito para além de legitimações do gosto arquitectónico: 
> 
> "Em Junho de 2009, a Câmara Municipal do Porto aprovou a entrega do Mercado do Bom Sucesso a uma empresa privada para a construção de um hotel "low cost".
> A escritura para a cedência do direito de superfície à empresa Mercado Urbano (subsidiária da bracarense Eusébios & Filhos, SA),  por um um período de 50 anos (prorrogáveis por mais 20), foi assinada em 25 Janeiro de 2011.
> Segundo os promotores, o equipamento deverá abrir no último trimestre de 2013 com um hotel, escritórios, novas lojas e algum “comércio tradicional."
> 
> Para o arquitecto Pedro Gadanho isto pode tratar-se de uma transformação do Mercado "por forma a viabilizar a sua existência enquanto equipamento urbano". 
> O Mercado do Bom Sucesso foi classificado como "Monumento de interesse público". Julgo que esse interesse público vai para além da preservação da sua fachada, integra a sua função de mercado, assim como a especificidade do seu amplo espaço interior, que lhe é intrínseca.
> 
> Perante o argumento da obsolescência de equipamentos como Mercado, convém lembrar a política de desinvestimento nos Mercados Municipais na cidade do Porto desde há mais de uma década. Não se permite alugar mais estabelecimentos no seu interior, não se renovam licenças aos comerciantes, a manutenção dos edifícios é mínima. Que se tornem obsoletos para justificarem a referida reabilitação ou "transformação". 
> E momentos como este, de crise económica, são óptimos alibis para apressar contratos de cedência de edifícios de interesse público a empresas privadas por 50 anos+20, quase sem margem para discussão pública.
> 
> (Segundo informações na comunicação social: 
> (http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1287382&page=2) a empresa pagará um aluguer anual de 45000€, o que se traduz em 3750€ mensais, descontados até 50% nas indemnizações que a empresa pagará aos comerciantes, o que permitirá a empresa ficar alguns anos sem pagar aluguer.)
> 
> 
> 
> Pois, meus caros, e a título pessoal:
> 
> - sou a favor do Mercado do Bom Sucesso reabilitado, mantendo a sua função de mercado de frescos - uma alternativa ao monopólio das grandes superfícies - mas acredito que seja necessário integrar funções complementares, nomeadamente, de restauração, comércio tradicional, promoção de produtos biológicos portugueses, eventos... Naturalmente, com horários de funcionamento adaptados às novas exigências.
> 
> - um edifício classificado e exemplar da arquitectura modernista portuguesa - com a valência da sua função e espaço interior, da sua luminosidade, da sua estrutura - tem condições para se tornar num equipamento urbano viável, porque são estas especificidades culturais preservadas que se convertem em atractivos turísticos, sustentáveis e promovem "referências na paisagem urbana e na vivência da população".
> Exemplos dinâmicos de equipamentos semelhantes são os mercados em Espanha, nomeadamente, em Madrid ou Barcelona. 
> Não seria isso um incentivo à nossa economia, agricultura, pequenos produtores, pequenos comerciantes?
> 
> - entendo, a partir das imagens apresentadas do projecto (os únicos elementos oficialmente conhecidos e cedidos sobre o mesmo), que este não garante a integridade do espaço interior do edifício classificado que, a meu ver, será absolutamente imprescindível preservar, mesmo sabendo da aprovação (com contornos pouco claros) do mesmo pelo IGESPAR (http://jpn.icicom.up.pt/2011/05/17/bom_sucesso_projecto_de_requalificacao_foi_aprovado.html)
> 
> - questiono a viabilidade da alternativa apresentada pelos promotores: "hotel, escritórios, novas lojas e algum “comércio tradicional”, na proximidade de três shoppings contíguos que dão sinais já de pouca sustentabilidade.
> Mas, enfim, este é o conceito de progresso dos nossos representantes políticos na Câmara Municipal do Porto!
> 
> "Consumer Society" (1970) - há mais de 4 décadas! - nós no nosso pré-25 de Abril e Baudrillard criticava já a proliferação dos shoppings, a "climatização geral da vida, dos bens, dos objectos, serviços, comportamentos e relações sociais..."
> 
> "Realmente este país ainda tem muito que andar", em muitos aspectos, em muitos sectores.
> 
> 
> 
> Esta acção de protesto apartidária vai muito para além de uma tomada de posição estética contra o projecto.
>  
> Cumprimentos cordiais,
> Alexandra Balona
> 
> 
> 
>  
> 
> 
> _______________________________________________
> ARENA mailing list
> ARENA  lists.virose.pt
> http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20110519/71a1d0ab/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA