[ARENA] Abertas as Inscrições: Aula Concerto | Christoph Korn

Tec-CELCC tec-celcc ismai.pt
Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011 - 12:15:40 WEST


FIM'2011
Aula Concerto
Christoph Korn
03.06 | 17h00
ISMAI - Grande Auditório
Estão abertas as inscrições para a aula concerto de Christoph Korn,  a decorrer durante a 1ª edição do Festival Internacional Multimédia, no Instituto Superior da Maia, dia 3 de Junho de 2011, às 17h00.
As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas enviando um e-mail para tec-celcc  ismai.pt<mailto:tec-celcc  ismai.pt> até dia 25 de Maio de 2011
Christoph Korn move-se na intersecção entre a sound art e a media art. Um elemento essencial do seu trabalho é o fenómeno da "duração", que tem vindo a explorar nos últimos anos,  usando a estratégia de exclusão e retirada. Recorrendo à sua obra e   propondo um  "concerto aula", Christoph Korn mostra alguns aspectos do uso da exclusão como uma estratégia estética e política. Relativamente aos próprios projectos,  Christoph Korn, observa: "Para mim  excluir é uma poética contemplativa e igualmente um processo político."  Poética na medida em que os elementos são retirados ou escondidos, conhecendo,  assim, um prolongamento no espaço puro da imaginação o qual se estrutura mais sobre a ausência do que sobre a "presença anterior".Contemplativa porque repetitivo, prolongado e semelhante a um processo de luto no que respeita  a experiência do tempo. Político, pois inspirado pelo conceito de Adorno de "razão instrumental" ou pela categoria de Martin Buber, "Ich-Es." Ou seja, a eliminação, implica uma tentativa de deixar que movimentos específicos - de acumulação, sistematização, reciclagem, acumulação de conhecimento através da recolha de dados - surjam como pano de fundo da estratégia de "excluir / retirar / esconder. "

Christoph Korn

Estudou Ciência e Filosofia na Johann Wolfgang von Goethe University em Frankfurt am Main. Professor titular de Improvisation and Aesthetics na University of Applied Sciences em Frankfurt.

Colaborou com músicos como Alfred Harth, Rüdiger Carl, Wolfgang Schliemann, Joachim Zoepf, o coletivo TEXTxtnd, Lasse-Marc Riek ou Otomo Yoshide, bem como com artistas plásticos como Raymond Pettibon. Co-curador juntamente com Hermann Kretzschmar do festival de música contemporânea ROT na Kuenstlerhaus Mousonturm em Frankfurt.

Christoph Korn demonstrou desde cedo preocupações de cariz político o que marcou claramente as suas primeiras intervenções artísticas na década de noventa e se fazem sentir ainda, de um modo transversal em todo o conjunto da sua obra. Os seus projectos movem-se num espaço de diálogo entre a sound art e a media art. Os seus projectos foram apresentados em diversos festivais internacionais dos quais podemos destacar WienModern (Viena), Ars Electronical (Linz), FILE HIPERSÔNICA (São Paulo), Taktos Festival (Bern), Serralves em Festa (Porto) ou Transmediale (Berlin).

________________________________

FIM'2011
Outros eventos:

Workshop de Animação
Com Abi Feijó
02 e 03.06
ISMAI - Laboratório Multimédia

Conferência
Paula Perissinotto
02.06 15h00
ISMAI - Grande Auditório

Artist talk
Tina Tarpgaard (Recoil Performance group)
02.06 17h00
ISMAI - Grande Auditório

Conferência
Juan Martín Prada
03.06  15h00
ISMAI - Grande Auditório
________________________________

FIM'2011
ISMAI - Instituto Superior da Maia
Av. Carlos Oliveira Campos
Castelo da Maia 4475-690 Avioso S. Pedro
Telf.: 22 986 60 00 / 22 982 53 19

tec-celcc  ismai.pt<mailto:tec-celcc  ismai.pt>

________________________________
Uma Iniciativa do Instituto Superior da Maia  em parceria com o Centro de Estudos da Língua Comunicação e Cultura.

Apoios:
Goethe-Institut Portugal
Metro do Porto S.A.
STCP
N2Design


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20110519/b0179955/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA