[ARENA] URGENTE: Arte, Teoria, Política...

Pedro Gadanho pedrogadanho gmail.com
Domingo, 1 de Maio de 2011 - 13:42:03 WEST

Caros,

Após a breve discussão que teve lugar aqui no [arena] sobre o voto em branco (infelizmente interrompida por um pronunciamento jurídico imobilizante), venho colocar à vossa consideração o seguinte problema: onde invisto agora o meu voto de protesto?

Recentemente, inúmeros ex-presidentes vieram-nos chamar à responsabilidade.
Mas, então, onde posso eu assumir a responsabilidade de protestar?

Como já disse elsewhere, se a nossa assembleia não dá assento a anarquistas, então onde protesto eu?
Nos Verdes??? (Pensei logo num slogan: Nem Branco, Nem Rosa-Alaranjado, Eu Voto Verde...)
Desisti da ideia quando percebi que os Verdes, em Portugal, ainda estão reféns de um partido - e de um partido, em particular, que se auto-excluiu da corrida que hoje se faz no nosso país...

E eu sou, em primeiro lugar, apartidário. Então que fazer, continuei a perguntar-me?
Contribuir para a micro-pulverização de movimentos cívicos cujo impacto será, na lógica do dividir para conquistar, igual a zero?
Permaneci indeciso, propenso à abstenção...

Finalmente hoje, em leituras de jornais atrasados, percebi duas coisas importantes:

1. Goste-se ou não da ideologia flutuante do José Manuel Fernandes, ele escreve com muita razão (e com a qualidade que lhe é habitual) quando sugere que a abstenção só vai favorecer as bestas que estão no poder.

2. E depois descobri por via do MEC - o da saudosa Escrítica Pop - que existe um movimento cívico que talvez possa ser apropriado para expressar o meu voto de protesto. (Pensei logo noutro slogan: se é para votar em bestas, então prefiro os animais.)

Anedotas àparte, acho que merece a pena debater isto: faz sentido gerar um movimento cívico anti-abstenção, pró-protesto, que mobilize votos para um movimento como o (já agora, apropriadamente denominado) PAN?

Quando verifiquei no facebook (essa nova arma de destruição maciça que, adivinho, cedo será suprimida ou censurada) que 2330 pessoas gostam do PS e 9733 gostam do PAN, achei que talvez houvesse aqui um começo.

Agrada-me a ideia delirante de um movimento ou partido político recente e quase anónimo crescer até se tornar a terceira força política do país de um momento para o outro, impulsionado por movimentos cívicos que continuem a assumir a sua recusa em entrar no jogo partidário que nos conduziu até aqui. Mas que porém, estrategicamente, apoiem agora algo que se diferencie do que conhecemos até aqui.

Ainda não sei o que quero ser quando for grande - se de esquerda, se de direita - mas, como qualquer pessoa de bom senso nesta altura do campeonato, simpatizo com o ideário ecologista. E pode dizer-se que com este primeiro endorsement da semana passada o PAN começou da maneira certa.

Foi assim que a ideia ganhou volume até ao ponto de eu me estar aqui a expor ao ridículo apenas para ouvir a vossa mais sincera opinião sobre este cenário. Após os vossos comentários, que prezo primeiro, decidirei se crio ou não a costumeira página do facebook…

Abraços e beijinhos,
Pedro Gadanho

Post-scriptum:
Os comentários dos adeptos ferrenhos dos partidos com assento na Assembleia da Rapública são dispensados... e daí, porque não? :-)

shrapnelcontemporary.wordpress.com