[ARENA] concurso de ideias revestimentos cerâmicos em espaços públicos

catilp sapo.pt catilp sapo.pt
Terça-Feira, 29 de Março de 2011 - 15:44:53 WEST



Junto-me ao protesto!
É inadmissível essa mentalidade que todos podem ganhar à custa do trabalho gratuito do artista.
Haja respeito.

Citando João Onofre <joaoonofre  hotmail.com>: 

> Srª vereadora  da Cultura Maria DA LUZ Nolasco, 
>   agradeço-lhe as suas palavras, lamento serem breves mas decerto adequadas a capacidade da proveniência e do telemóvel, permita-me que lhe sugira adquirir equipamentos mais  memória. 
>   Pergunto-me qual será o registo do tal /work process/ a que se refere? Documentação dos ladrilheiros a revestirem os locais que são objecto do concurso?  Interessante srº vereadora, registo deveras interessante. 
>   Mas indo ao que importa: concurso poderá ter uma eventual base legal no sentido de os candidatos terem de se submeter ao regulamento apresentado, assinando em como concordam com as condições do mesmo, contudo não sendo  jurista não poderei argumentar sobre a eventual legalidade das bases do concurso. 
>   Tentarei ser ainda mais claro em relação ao concurso por si promovido e promulgado: 
>   A CM-Aveiro e as restantes identidades empresariais do ramo da cerâmica irão segundo este concurso ficar com a posse legal dos direitos de autor de quem for o vencedor/es do concurso.  
>   Esta é uma má práctica de concurso público, pois nenhum concurso deverá exigir a total alienação dos direitos de autor, _pois deixa o incauto vencedor/es sem nada_, exceptuando a realização em cerâmica/azulejaria de um trabalho - _que no momento da sua concretização perderá a posse e de todos os direitos de imagem_. 
>   Como protegerá, a srº vereadora, o autor das entidades comercias e até mesmo da entidade municipal, a que agora temporariamente pertence, de reproduzirem o desenho do autor/es vencedor/es para futuras aplicações?  Como poderá a srª  vereadora assegurar que os desenhos vencedores não serão reproduzidos industrialmente, d_eixando o incauto vencedor/es sem hipótese de ser remunerado pelo seu trabalho?_ 
>  _Não pode. Por isso é um concurso demonstrativo senão de má-fé,  de más prácticas, é indigno para com os seus destinatários._ 
>  Por isso a carta aberta urge que revogue um concurso que não é em nada abonatório da transparência, pela questão da constituição do júri ou seja pela possibilidade de afiliados das empresas que estão no júri poderem concorrer, mas também não é abonatório da forma como são tratados os artistas ou os jovens criadores, pois expressa no regulamento que o prémio "é a reprodução do seu trabalho... com a assinatura do autor"!  
>   Mas, srª vereadora- o que é isto? Qual a sua formação académica e cívica? Que terminologia é esta que utiliza para fazer de benesse um direito? 
>   Para este concurso a única hipótese é revogá-lo de imediato e promover outro com um regulamento elaborado de forma imparcial e respeitando os destinatários a que se dirige.  A srª vereadora tem neste momento o poder para isso portanto exerça-o com a celeridade e imparcialidade que lhe é exigida. 
>   Repare que também lhe compete salvaguardar e estimular a criação artística como vereadora da cultura. Porventura isso até estaria escrito no programa eleitoral que apresentou. 
>   Repare também que como membro de uma assembleia municipal eleita deveria a srª vereadora assegurar e proteger os direitos laborais, dos cidadãos, sejam eles munícipes ou não- sendo neste caso direitos de autor.  
>   Promulgando este concurso não o fez. Revogue-o e faça o seu trabalho bem feito.  
>   Sinceramente, 
>   João Onofre Artista plástico 
>   
>    
>     On 2011/03/26, at 19:48, mlnolasco  cm-aveiro.pt[1] wrote: 
> Estimada artista, agradeço a sua atenção e manifesta opinião. O concurso de ideias tem uma base legal confirmada e será alvo de edição com o registo do work process e valorização das obras e seus autores. E claro e aberto a todos sem ser impositivo. Da luz 
> 
> Sent from my BlackBerry device available from tmn 
> -------------------------
> FROM: Manuela São Simão <manuelasaosimao  gmail.com[2]> DATE: Sat, 26 Mar 2011 18:46:31 +0000 TO: arte ‹ teoria ‹ prática<arena  lists.virose.pt[3]>; <joaoonofre  hotmail.com[4]> CC: pedro zamith<pedro.zamith  gmail.com[5]>; <mlnolasco  cm-aveiro.pt[6]> SUBJECT: Re: [ARENA] concurso de ideias revestimentos cerâmi cos em espaços públicos 
>   Quero agradecer o esclarecedor e-mail de João Onofre e dizer que concordo PLENAMENTE com suas palavras. Fico revoltada e triste/desmotivada com este panorama :(
> 
> 
> 2011/3/25 pedro zamith <pedro.zamith  gmail.com[7]>
> que palhaçada! até dá vontade de rir( ou chorar)! que sorte! podemos ter o painel à borla para todos verem! e até nos deixam assinar!
> 
> No dia 25 de Março de 2011 14:11, Rui Palmeiro <rui.palmeiro  gmail.com> escreveu:    
>  muito bem!
> 
> que esta lista sirva também para criar uma zona de protesto das más praticas - e reconhecimento das boas - que acontecem em portugal 
> 
> Em 25-03-2011 12:40, João Onofre escreveu:  Srº vereadora  da Cultura Maria Nolasco, 
>   chegou ao meu conhecimento o concurso em epígrafe por si promulgado e não poderia deixar de lhe transmitir  que é lamentável e impróprio para alguém democraticamente eleita para agente cultural, elaborar tal aberração. 
>   Dirigido a Artistas e jovens criadores  este concurso demonstra o desprezo que a srª vereadora demonstra pelos Artistas plásticos mas pior, pelos jovens criadores do ensino superior a quem também  se dirige o concurso. 
>   Ora vejamos, a srª vereadora abre o concurso e dá como prémio aos artistas ou aos acima mencionados ''jovens'' que lhe forneçam desenhos originais para decorar espaços qualificados, ou não-qualificados, do seu município  e em troco de desenhos originais  a srº vereadora permite-lhes assinar, sublinho a sua generosidade,  o  trabalho que fizeram. 
>   Parece-me de elementar falta de justiça social e laboral este concurso promovido por si na qualidade de representante da CM-Aveiro. 
>    Pior ainda: quem for o escolhido pela srª vereadora - que é presidente do júri- tem de abdicar dos direitos de autor para a CM-Aveiro e para a/s fábrica/s de cerâmica! (ver ponto 11) 
>   Isto quer dizer que o concurso aliena a propriedade intelectual da obra a quem a fará. Ou seja expropria o/s candidatos/s vencedores do  seu trabalho a favor de uma entidade comercial e de uma municipal. É inaceitável. 
>   Ora  isto não se não é próprio de uma srª vereadora da cultura democraticamente eleita em 2011.  Deste modo a  srª vereadora  transmite claramente a este jovens criadores o que futuro lhes reserva no  município de Aveiro. 
>   Protesto veemente contra este concurso como Artista mas também como cidadão, pois um vereador da cultura eleito para um município não pode promover más prácticas como esta em 2011.  É intoleráve e inaceitável tal ignóbil iniciativa. 
>   Urge que a srº  vereadora em nome das boas prácticas democráticas: 
>   1- revogue de imediato  o concurso . 
>   2- reveja as regras concursais de modo a que não possa ser usurpado o trabalho dos artistas e dos estudantes, retirando o ponto número 11 do concurso. 
>   3- elabore uma cláusula que clarifique que afiliados das fábricas de cerâmica em questão- não são considerados candidatos válidos, em nome da transparência do concurso. 
>   4- retire do júri os representantes de cada uma das empresas de cerâmica. 
>   _Mesmo que não remunere o trabalho efectuado pelos candidatos vencedores, dê-lhes ao menos a dignidade de vencerem um concurso justo._ 
>   Por último gostaria de deixar claro que não me pretendo candidatar e não conheço ninguém que se tenha candidatado ou o pretenda fazer. 
>   
>   sinceramente, 
>   joão onofre Artista plástico 
>    
>    
> http://www.cm-aveiro.pt/www/Templates/GenericDetails.aspx?id_object=34445&divName=2&id_class=2   
> 
>  _______________________________________________ ARENA mailing list ARENA  lists.virose.pt http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt 

_______________________________________________
ARENA mailing list
ARENA  lists.virose.pt
http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt

-- 
Pedro Zamith
Artista Plástico
Atelier: Rua Armindo Rodrigues, 28
1600-414 Lisboa Portugal
www.pedrozamith.com

_______________________________________________
ARENA mailing list
ARENA  lists.virose.pt[8]
http://lists.virose.pt/mailman/listinfo/arena_lists.virose.pt

-- 
Manuela São Simão

http://manuelasaosimao-projects.blogspot.com

http://fluo-spot.blogspot.com
http://editmakemix.blogspot.com

mobile: (+351) 936 756 991 |  (+351) 911862658

  

Ligações:
---------
[1] mailto:mlnolasco  cm-aveiro.pt
[2] mailto:manuelasaosimao  gmail.com
[3] mailto:arena  lists.virose.pt
[4] mailto:joaoonofre  hotmail.com
[5] mailto:pedro.zamith  gmail.com
[6] mailto:mlnolasco  cm-aveiro.pt
[7] mailto:pedro.zamith  gmail.com
[8] mailto:ARENA  lists.virose.pt
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20110329/f7940e93/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA