[ARENA] concurso de ideias revestimentos cerâmicos em espaços públicos (João Onofre)

Alexandre A.R. Costa directoriman gmail.com
Segunda-Feira, 28 de Março de 2011 - 19:49:08 WEST

Caro João, dirijo-me a ti, pois penso que foste tu o primeiro a
mostrar a indignação, mas o mail é para todos os que estão indignados
de uma forma ou de outra neste debate.

A Srª Vereadora da Cultura de Aveiro, permita que lhe diga o que
penso, e que outros aqui também já referiram: está a ver mal, o que é
a cultura, o que são as particularidades das práticas artísticas e de
quem as exerce, ou ainda, o que deve e não fazer um "gestor" da
matéria cultural, etc... É urgente que tome uma posição rápida mas
apelando à consciência e bom senso, e apenas isto nesta situação
parece ser suficiente para alterar o rumo que optou. Mas tenho que
dizer algo mais neste sentido: não é um concurso que ajuda o artista
(ainda por cima com estes critérios que acredito serem absurdos do
ponto de vista de quem exerce e domina a matéria artística)... O que
ajuda o artista é o respeito, o apoio e promoção efectivos que as
instituições com responsabilidade neste sector têm que demonstrar de
forma PERMANENTE a todos os que se ocupam com a investigação e a
prática artística. Mas sei bem que existe toda uma falta de FORMAÇÃO
de muitos destes supostos administradores culturais, que urge ser
desenvolvida de forma sólida por este país fora, através de
instituições de ensino superior e acções de formação (diria que
obrigatórias) nesta matéria durante a ocupação de cargos de "gestão
artística / cultural" com especial atenção para cargos  "políticos",
ou seja, aí colocados nestas áreas por indicação política... Querem
fazer contas de quantos são?? Isto, na minha opinião, deve ser
debatido e mesmo exigido precisamente pelos artistas, em todos os
momentos que se entendam decisivos.

E é a partir deste tipo de má formação, ou má consciência ou
desrespeito face a tudo o que se refere ao artista e aos seus
mecanismos de trabalho, que hoje, me parece ter sucedido comigo algo
muito interessante...

Acabo de ser multado pela Polícia Municipal do Porto à porta do meu
Atelier: 60 euros para desbloqueio das rodas do veículo mais 30 de
coima de estacionamento na via... meus amigos, estava a descarregar
material para o Atelier...ainda por cima sem bloquear a passagem de
ninguém, nem qualquer veículo... Não valeu nadinha ter-lhes dito que
sou artista, que estou a subir e a descer as escadas debaixo de chuva
carregando coisas sozinho... Artista?? - diz um deles..., pois está
bem, é igual aos outros! Ora, se esquecermos a falta de sensibilidade,
a prepotência dos senhores agentes, e tudo o mais que está errado
nesta estória, até que o agente da autoridade terá alguma razão: de
facto os artistas não são mais nem menos que todos os outros...

E por isso, parece-me bem dizer que nesse dito concurso de
revestimentos cerâmicos assim como em todos aqueles que se dirigem a
práticas artísticas, o júri (com representantes de várias áreas,
nomeados pelo organismo que o organiza) deve ter sempre em conta na
sua constituição, vários representantes precisamente do território
artístico e entenda-se, com perspectivas diferentes . Acredito pois,
(e desculpem-me os meus colegas de outras áreas e relacionadas) que
são aqueles que exercem a prática artística, os primeiros conhecedores
daquilo que vamos entendendo por prática artística... ou não será
assim? Ainda devo dizer a propósito, duas outras coisas: a primeira é
que defendo que a Formação a prestar a agentes de representação ou
administração artística, deve ter em conta um número alargado de
conhecedores do universo artístico, entre os quais, portanto -
artistas; a segunda: que na maioria dos casos, não me reconheço em
lógicas de concursos, e portanto não tenho intenção de concorrer a
este também.

Ao dispor do debate.

Sem mais,
Alexandre A. R. Costa