[ARENA] Marina Rosenfeld na FBAUP

arena_mod arena_mod virose.pt
Sexta-Feira, 4 de Março de 2011 - 23:44:21 WET


18.30 – quarta-feira, 09.03.2011

Palestra de Marina Rosenfeld
Aula Magna da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 09.03.2011, às18.30
Entrada livre
Org.  Fundação de Serralves/Secção Científica de Multimédia

Marina Rosenfeld é uma compositora e artista sediada em Nova Iorque. O seu trabalho tem sido apresentado na Europa e nos Estados Unidos, onde se incluem projectos a solo para a Whitney Biennial (Nova Iorque), a Bienal de Liverpool, a bienal de performance Performa (Nova Iorque) , a Tate Modern (Londres) e o The Kitchen (Nova Iorque). Participou em festivais como o Ultima (Oslo), Donaueschingen Musiktage, Ars Electronica (Linz), Wien Modern (Viena), Maerz Musik (Berlim) ou Mutek (Montreal), entre outros. Colaborou com a Merce Cunningham Dance Company e editou discos com as chancelas Charhizma, Softl, Room 40 e Innova.
Em1993 Rosenfeld criou a Sheer Frost Orchestra, uma performance que seguia uma partitura gráfica e interpretada por 17 mulheres com guitarras eléctricas e frascos de verniz para a s unhas. Esta performance é sempre realizada in situ por performers locais, não necessariamente com experiência musical.  É autora de outras obras de grande escala como   Emotional Orchestra, WHITE LINES e em 2008 estreou Teenage Lontano, a versão de Rosenfeld para a obra orquestral de Gyorgy Ligeti’s Lontano (1967), aqui para 34 vozes de um coro adolescente e um instalação de altifalantes suspensos.
No Porto, no âmbito do programa “Arte, Política, Globalização”, Marina Rosenfeld irá apresentar o projecto Rainbow Gathering, no dia 10 de Março no Mosteiro S. Bento da Vitória. Com ele propõe abordar de forma lúdica a contínua relevância do arco-íris para práticas utópicas – tanto políticas como estéticas -, ao juntar o simbólico e o sónico numa performance musical participativa. Esta peça convida membros da comunidade musical da zona metropolitana doPorto, de músicos pop a instrumentistas experimentais, a reunirem-se para formar uma estrutura sónica temporária – um arco-íris composto inteiramente de som – seguindo uma notação gráfica e integrando o seu próprio ‘fazer da música’, no âmbito de uma partitura electro-acústica criada pela artista. Usando instrumentos, voz, canções e som abstracto, o rainbow gathering (encontro arco-íris) de Rosenfeld pede aos participantes para se situarem dentro de um dado espectro de frequência e para ouvirem o seu vizinho.
Em Abril irá apresentar um trabalho paralelo a Rainbow Gathering no Museum of Modern Art (MoMA), em Nova Iorque.

http://www.marinarosenfeld.com
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20110304/0a46088e/attachment-0001.html>
-------------- próxima parte ----------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: sheerfrost.jpeg
Type: image/jpeg
Size: 27667 bytes
Desc: não disponível
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20110304/0a46088e/attachment-0001.jpeg>


Mais informações acerca da lista ARENA