[ARENA] GHOST :: A SALA :: 1-10 Julho :: ATELIER REAL

susana chiocca desaparece gmail.com
Quinta-Feira, 30 de Junho de 2011 - 20:09:49 WEST


Newsletter #7	Clica aqui se a página não aparecer correctamente
Clica aqui para cancelar a subscrição na newsletter



 


[entrada livre para todas as actividades]

 


Sábado, 2 de Julho. 

Conversa em torno 
d’A Sala
18:00
Com Alexandra Balona (arquitecta e investigadora), António Lago (encenador, actor, performer e co-fundador d’A Sala), Susana Chiocca (artista visual, performer e co-fundadora d’A Sala), Susana Mendes Silva (artista visual e investigadora), Miguel Moreira (encenador e actor, fundador do projecto Espaço Land) 
Tendo como ponto de partida o projecto A Sala, o modo como surgiu e se foi organizando, procura-se pensar outros exemplos, o porquê e a necessidade da sua existência na comunidade. De que forma se integra também a dupla condição de um espaço que se abre ao público, que se exterioriza e que é o espaço de habitação e pessoal; como é que se integra e processa essa relação. 
A conversa é acompanhada por uma mostra da actividade do espaço A Sala, através de documentação dos vários trabalhos aí apresentados por meio de vídeos, fotografias, portfolios, flyers e cartazes

Performances 
20:30
Performances por ANTÓNIO LAGO, CATARINA MIRANDA, MANUEL SANTOS MAIA e SUSANA CHIOCCA.




ECLIPSE
Segunda-feira, 4 de Julho, 11h00
De TOBIAS HERING (filósofo e curador) com Maria do Carmo (escritora, crítica de cinema) e Daniel Melim (artista visual) 
A censura no cinema português durante o Estado-Novo e as suas consequências.

FLOCKING/ HERDING/ SHOALING/ SWARMING 
Terça-feira, 5 de Julho, 11h00
De CATARINA MIRANDA
Catarina Miranda desenvolve uma pesquisa sobre as dinâmicas performativas do grupo enquanto gerador de um espaço físico em movimento e um espaço psicológico de crise.

TOMAI E COMEI ISTO É O MEU CORPO: UM CADÁVER ESQUISITO 
Quarta-feira, 6 de Julho, 11h00
De ANTÓNIO LAGO com Sara Trindade (psicóloga)
Partindo do caso Gisberta, António Lago interroga as múltiplas transformações que um corpo em si opera até à sua destruição.

DESENHAR O SOM DAS PALAVRAS
Quinta-feira, 7 de Julho, 11h00
De SUSANA CHIOCCA com António Poppe (artista visual e poeta), Fernando Aguiar (poeta e performer).
Experimentação e exposição da palavra através do som, da visualidade e do corpo.

DESCOBRE NOSSA LENTA CONSTELAÇÃO 
Sexta-feira, 8 de Julho,11h00
De MANUEL DOS SANTOS MAIA com Daniel Ribeiro Duarte (realizador), Bernardo RB (poeta e performer), Júlia de Carvalho Hansen (poeta e investigadora), Maria Carolina Fenati (escritora e investigadora), Alzira Arouca (agente de grupos de música, intérprete de música clássica) 
A cultura portuguesa vista por criadores brasileiros. 



As actividades desenvolvidas pela Sala no âmbito do programa de residências GHOST articulam-se em dois eixos. O primeiro estrutura-se à volta do acolhimento de quatro artistas e performers associados à direcção e à programação da Sala entre 2006 e 2010. António Lago, Susana Chiocca, Catarina Miranda e Manuel dos Santos Maia apresentam propostas performativas bem como desenvolvem e aprofundam projectos individuais baseados em temas e problemáticas que serão apresentadas e debatidas diariamente e publicamente com convidados. Paralelamente, e tendo como objectivo a publicação de um livro que reflecte sobre a história e o conceito programático da Sala, a residência dá início a um processo de edição dos materiais (textos, fotografias, vídeos) produzidos durante o seu período de actividade através de uma mostra documental bem como de uma conversa pública sobre as estratégias de negociação que operam entre o espaço público e o espaço privado numa perspectiva artística e política.







 
GHOST é uma série de cinco convites feitos a projectos colectivos que, no contexto de uma residência artística, ocupam o espaço do Atelier Real para explorar os modos de apresentação das suas práticas e programar livremente essa experiência durante duas semanas. Constitui-se pelo princípio da acronímia [Guest + Host], e é na dinâmica sugerida por esta relação de opostos que lançamos a base para uma experiência de trabalho; neste caso, entre quem recebe e quem é recebido.

mais info em www.ghost.pt / facebook

 

O GHOST é uma produção RE.AL.

Atelier RE.AL
Rua Poço dos Negros, 55 - Lisboa
21 390 92 55
whatghostis  gmail.com


RE.AL é uma estrutura financiada pelo MC (Ministério da Cultura) / DGArtes (Direcção-Geral das Artes) e tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. 



Parcerias:

 


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20110630/212ef06f/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA