[ARENA] Video Ergo Non Sum de Rita Castro Neves inaugura este sáb 16h| Museu do Neo-Realismo| Ciclo The Return of The Real| Vila Franca de Xira

Rita Castro Neves ritacastroneves gmail.com
Segunda-Feira, 13 de Junho de 2011 - 20:08:57 WEST

Video Ergo Non Sum

Rita Castro Neves

Video-instalação com curadoria de David Santos no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira
Ciclo The Return of The Real

Inauguração sábado dia 18 de Junho às 16h

Patente de 18 de Junho a 11 de Setembro

"Reza a lenda que Narciso, condenado a mirar-se num espelho de água, depressa se enamorou de si mesmo, perdendo a noção do real ao sublimar um prazer egoísta e isolado. A água, esse espelho aberto às profundezas do eu e ao pensamento especulativo ou metafísico, conduziu Narciso a uma idealização cega e desmesurada, a uma eterna e dolorosa fascinação pela sua própria imagem.
Ao partir desse mito, Ovídio concluiu em Metamorphoses III sobre a contradição inerente ao jogo de espelhos da identidade: “vejo(-me), logo não sou”. Video ergo non sum é o título da exposição que Rita Castro Neves apresenta no Museu do Neo-Realismo, procurando assim reflectir sobre o impacto de uma paradoxalidade ancestral que ainda hoje nos acompanha, “vejo (video), mas o que vejo e me seduz não o posso possuir”. Na verdade, a metáfora civilizacional do mito de Narciso concentra em si a evocação de um itinerário assombroso, pois o poder da imagem e os seus efeitos hipnóticos criaram desde há muito uma tradição de saber e de verdade que, aos poucos, tomou para si o domínio da nossa relação com o real."

David Santos

Rua Alves Redol 45, 2600-099 Vila Franca de Xira
neorealismo  cm-vfxira.pt | www.museudoneorealismo.pt
Telefone: 263 285 626 | Fax: 263 284 814

Terça a sexta 10h-19h
Sáb 12h-19h, Dom 11h-18h

rita castro neves
www.ritacastroneves.com
www.festivaltrama.com

E .... continuam os meus Tempos de Medusa na Quase Galeria com curadoria de Fátima Lambert, até 1 de Julho
na Rua do Vilar 54, 4050-625 Porto, de segunda a sexta 10h-13h e 14h-18h.