[ARENA] "THE TIME GARDEN", Interactive Video Installation.

Carlos Caires ccaires porto.ucp.pt
Quinta-Feira, 9 de Junho de 2011 - 12:35:24 WEST

Bom dia,

Baseado no conto "O Jardim dos Caminhos que se Bifurcam" (1941) de Jorge Luís Borges,

Carlos Sena Caires e Jorge Cardoso

Apresentam:

"O JARDIM DO TEMPO"

Uma Instalação Interactiva.

Vídeo da exposição em:

http://vimeo.com/24836769

" Num dos passados possíveis tu és meu inimigo, noutro meu amigo, ambos podem salvar-se, ambos podem morrer". (Borges, p. 88)

O JARDIM DO TEMPO propoe-se como uma viagem. Uma viagem no tempo que apresenta as múltiplas possibilidades de um percurso, iterações de uma vida. O protagonista da nossa história encontra-se num dilema: ir ou não ir até ao fim do último acto. Num desses momentos (passado ou futuro), ele assume o seu destino, noutro tenta ganhar coragem, noutra ainda, desiste. A história está contada, o futuro já existe.

Cabe ao espectador descobrir as diversas variantes da narrativa. Através da sua participação (que consiste em lançar berlindes num labirinto de madeira), e consoante os caminhos percorridos pelo(s) berlinde(s), poderá assistir ao desenrolar das múltiplas opções disponíveis. Devido ao factor de aleatoriedade implementado nos vários percursos, cada participação será (potencialmente) diversa, o que deverá permitir uma maior abertura da história contada e permitir encontrar versões sempre diversas consoante as sequências encontradas.

"Nós não existimos na maior parte desses tempos; nalguns deles existes tu e eu não; noutros, eu, e tu não; noutros ainda existimos os dois". (Borges, p. 91)

Cumprimentos,

CSC

Carlos Sena Caires
ccaires  porto.ucp.pt