[ARENA] Conferência na Culturgest

Culturgest culturgest culturgest.org.pt
Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2011 - 16:46:04 WET


Versão Web	


Ciclo de Conferências
Mário Moura
 							
Páginas de Pioneers of Modern Typography, de Herbert Spencer (Lund Humphries, 1969)
CONFERÊNCIA
SÁB 17 DE DEZEMBRO
Pequeno Auditório
18h30 · Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira  cgd.pt
A ideia de partida para cada uma das seis conferências de Mário Moura, que decorrerão até Abril de 2012, a um ritmo mensal, é escolher um objecto, um livro, que permita, por sua vez, apontar para outros objectos, outros livros, mas também para exposições, filosofias, políticas, etc. As escolhas, longe de obedecerem a determinada ordem, cronológica ou temática, assentam num critério difuso: cada livro, na sua forma física, na maneira como decide ocupar as suas páginas, no modo como hierarquiza os seus conteúdos, ou como as suas imagens se relacionam com o seu texto, implica não apenas uma autoria, mas também uma forma de edição e uma forma de se relacionar com a realidade, com a sociedade, com a política ou com a história.
 
 
Sáb 17 de Dezembro
Pioneers of Modern Typography, de Herbert Spencer (Lund Humphries, 1969)
 
A importância deste livro talvez se possa avaliar por uma anedota do pós-
-punk, provavelmente apócrifa: em 1978, quando Peter Saville, então um jovem estudante de design, foi pedir emprego a Tony Wilson, o fundador da Factory, não levou um portfólio do seu próprio trabalho, mas uma cópia deste livro, roubada na biblioteca da escola, dizendo que, se fosse contratado, queria fazer trabalhos como aqueles. Muita da obra posterior de Saville não desmentiria esta primeira provocação, citando e roubando sempre que possível o design mostrado em Pioneers. Num certo sentido, a anedota resumia bem o espírito de uma época marcada pela apropriação, pela citação e pelo historicismo, época a que o crítico cultural Jon Savage viria a chamar “the age of plunder”, num ensaio com esse título, publicado na revista The Face (onde usava como exemplo as capas de discos de Saville).
Pioneers mostrava a história de uma maneira nova, dessacralizando-a e tornando-a acessível à apropriação. Os trabalhos apresentados, todos de designers modernistas, não são mostrados como documentos, isolados por uma margem branca, identificados claramente com uma legenda, mas como objectos vivos, quentes, sem fronteiras definidas à partida, confundindo-se com as suas legendas e com o próprio texto de Spencer. Não se tratava de reproduzir originais, mas de os reencenar através do uso de técnicas de impressão exóticas e tácteis, de diferentes papéis e de reenquadramentos ousados. A estratégia foi criticada na época por não mostrar o devido respeito pelos mestres, no fundo por não corresponder às convenções de reprodução de imagens num catálogo. A transgressão acabaria por se revelar produtiva, pelo menos no caso de Saville.
A partir deste exemplo, Mário Moura irá abordar o ideal modernista do “livro integrado”, onde a interacção estreita entre imagem e texto serve de suporte a uma nova forma de sociedade, um ideal que foi posto em prática em livros de László Moholy-Nagy, como The New Vision e Vision in Motion, nos guias de viagem concebidos por Chris Marker, ou nos atlas de Herbert Bayer.
 
 
Mário Moura é crítico de design. Escreve regularmente para jornais, revistas e antologias. Mantém o blogue ressabiator.wordpress.com desde 2004. Publicou o livro Design em Tempos de Crise, editado pela Braço de Ferro em 2009. Lecciona cadeiras de tipografia, história do design e autoria no design nas Faculdades de Belas-Artes das Universidades do Porto e de Lisboa.
 © 2011 Culturgest
Não responda a este e-mail. Se quiser entrar em contacto connosco escreva para culturgest  cgd.pt.
 	
Esta mensagem foi enviada para ml  virose.pt por culturgest  culturgest.org.pt
Edificio Sede da CGD Portaria da Rua Arco do Cego 1000-300 Lisboa Portugal

Editar subscrição  | Remover	
 
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20111213/ea14915b/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA