[ARENA] Binaural/Nodar: Candidatura para Workshop/Residência

binaural || press release luis besalelosdientes.com
Quinta-Feira, 28 de Abril de 2011 - 17:37:39 WEST


Candidatura Aberta
> 
> Workshop/Residência
> “Passageira em Casa”: Task-based Choreography.
> 
> Dirigido por Maile Colbert e Wanda Gala
> Com o apoio dramatúrgico de Rui Catalão
> Produção: Binaural/Nodar
> 
> Centro de Experimentação Artística
> Fábrica da Pólvora (Barcarena, Oeiras)
> 27 Junho a 2 Julho 2011
> Duração total: 42 horas (7 horas por dia)
> 
> Data limite para a recepção de candidaturas: 15 Junho de 2011
> 
> 
> 
> Descrição:
> 
> “Passageira em Casa” é uma performance multi-media e multi-disciplinar em quatro actos inspirada pelos conceitos de “casa” e de “viagem”. O projecto é dirigido pela artista multidiscplinar Norte-Americana residente em Portugal Maile Colbert e tem produção da organização cultural de artes sonoras e media Binaural/Nodar. 
> 
> A narrativa é um relato parcialmente ficcionado e uma visão pessoal da história marítima de Portugal, levados à prática por performers de dança, uma performer vocal, um intérprete de vídeo em tempo real, um compositor electrónico em tempo real, e outros artistas. O “libreto” do projecto, a ser desenvolvido pela directora artística e pelo poeta Ian Colbert, será baseado em vários textos ligados ao conceito de diáspora, os quais serão readaptados para formar uma história ficcionada abstracta e personalizada, a qual será utilizada para dar sinais aos performers de que modo as suas tarefas se devem orientar durante a composição. A composição dessas tarefas será desenvolvida com a coreógrafa Norte-Americana Wanda Gala. A estrutura da coreografia final baseia-se nas pesquisas e estruturas criadas por Wanda Gala e Maile Colbert, no entanto, é formada pela seguinte interacção entre intérpretes vocais em tempo real, som em tempo real e electrónica. Na sua globalidade, vídeo, som e movimento trabalham em conjunto para formar uma improvisação holística, em que cada media tanto desenha elementos da estrutura como o conteúdo dos demais, defendendo no entanto a integridade da sua forma.
> 
> Com base nos elementos coreográficos definidos entre Maile Colbert e Wanda Gala e com base nos elementos dramatúrgicos concebidos por Rui Catalão, este workshop/residência irá incidir sobre exercícios resultantes do método “task-based choreograhy” (coreografia com base em tarefas).
> 
> O resultado do workshop será utilizado nas apresentações públicas do projecto “Passageira em Casa” nomeadamente aquelas que serão realizadas em Portugal num contexto site-specific (espaços monumentais e/ou relacionados com a história da cultura Portuguesa). Por outro lado, os participantes no workshop terão a possibilidade, se o quiserem, de fazer parte do conjunto de performers das referidas apresentações. 
> 
> 
> 
> 
> Condições:
> 
> Custo do workshop: 20 Euros por pessoa (transporte e alimentação não incluídos)
> Candidaturas efectuadas através do email: info  binauralmedia.org, com envio de carta de motivação, currículo actualizado e portfólio artístico (se existir).
> Público alvo: Profissionais, estudantes ou interessados em performance multidisciplinar e com formação em dança, performance ou teatro.
> 
> Nº máximo de inscrições aceites: 10
> 
> 
> 
> 
> Biografias dos Coordenadores:
> 
> Maile Colbert, (EUA/Portugal): Directora artística e criação áudio/vídeo.
> Originária dos EUA e a residir em Portugal, é uma artista intermedia, com um longo trabalho focado nas intersecções entre o som e o vídeo. Leccionou na Escola Superior de Teatro e Cinema e na Universidade Nova de Lisboa e tem realizado trabalho artístico e de edição vídeo para a Binaural/Nodar, Festival Temps D’Images e Festival Queer Lisboa.
> http://www.mailecolbert.com
> 
> Wanda Gala (EUA / Polónia): Colaboração coreográfica
> Educadora de arte e coreógrafa. O seu trabalho envolve uma abordagem etnográfica e antropológica na pesquisa de dança e movimento humano. Contribui com regularidade com correspondência crítica para o Movement Research em Nova York.
> http://crashfall.org/
> 
> Rui Catalão (Portugal). Colaboração dramatúrgica.
> Participou em Untitled, Still Life (ZDB, 2009) uma colaboração com João Galante e Ana Borralho. Jornalista e crítico do Público (1994-1999), iniciou em 2000 uma colaboração formativa com o coreógrafo João Fiadeiro. Trabalhou depois com Miguel Pereira (Portugal), entre outros. No cinema, é co-autor dos argumentos O capacete dourado (2008) e Morrer como um homem (2009).
> 
> 
> 
> Informações adicionais:
> 
> http://www.mailecolbert.com
> http://www.binauralmedia.org

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20110428/13f9c027/attachment-0001.html>
-------------- próxima parte ----------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: image.jpeg
Type: image/jpeg
Size: 15274 bytes
Desc: não disponível
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20110428/13f9c027/attachment-0001.jpeg>


Mais informações acerca da lista ARENA