[ARENA] Moderar ou não moderar, eis a questão

miguel leal ml virose.pt
Terça-Feira, 12 de Abril de 2011 - 00:08:59 WEST


Olá todos:

A [ARENA] tem funcionado bem desde 1999(!) com pouca ou nenhuma intervenção dos moderadores (nem usamos muito a palavra, quando é preciso dizemos simplesmente 'coordenadores'), isto apesar da lista ter para cima de 450 subscritores.
Existe uma modalidade instalada no mailman (o programa que gere a lista) de moderação de emergência, que permite ajustar o bit de moderação sempre que necessário. Em todos este anos nunca foi necessário recorrer a essa função. No entanto, e até porque já houve pessoas a anular a inscrição devido ao teor de algumas mensagens mais recentes, hoje pensámos seriamente nessa possibilidade.

É preciso não esquecer que cada mensagem enviada para a lista é reenviada para as centenas de pessoas que a subscrevem e que uma lista de discussão por e-mail não tem -- nem pode ter -- o ritmo do Twitter, por exemplo. As discussões meramente pessoais podem perfeitamente ter lugar off list, sem inundar as caixas de correio de todos os subscritores.

Não nos incomoda que haja discussão numa lista como esta, antes pelo contrário. O problema não é haver discussão, mas sim a forma que ela toma. O que temos pouco na [ARENA] -- como em muitos outros sítios, já agora -- é mesmo discussão acesa e aberta de pontos de vista.  Acho até curioso que alguém tenha lamentado hoje a 'politização' desta lista, antes de mais porque o que nos falta todos, nos tempos que correm, é política. Na verdade, o que os acontecimentos dos últimos meses parecem querer impor é o fim da política e a entrega dos nossos destinos aos tecnocratas ("Only an expert ca deal with the problem", já cantava a Laurie Anderson).

Abs e boa discussão :-)

Miguel Leal
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20110412/aa136c7d/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA