[ARENA] CONCURSO DE IDEIAS PARA A PRAÇA DE LISBOA | NO RULES, GREAT SPOT | ATÉ 31 MAIO

pedro bismarck pbismarck googlemail.com
Sexta-Feira, 8 de Abril de 2011 - 14:37:32 WEST


Caros amigos,

O colectivo Esta é a minha cidade? (do qual eu faço parte) está organizar com o apoio da revista punkto e da aefaup, um concurso de ideias para a Praça de Lisboa, sob o nome: NO RULES, GREAT SPOT! PROCURAM-SE IDEIAS PARA A PRAÇA DE LISBOA | PORTO.

Este concurso de ideias, que irá ter como Júri: Pedro Bandeira (arquitecto), João Fernandes (director museu de serralves), Nuno Grande (arquitecto) e Catarina Portas (Loja vida portuguesa), pretende relançar o debate urgente sobre a reabilitação urbana e sobre o uso dos espaços público da cidade do Porto.

Partindo do caso paradigmático da Praça de Lisboa, que foi objecto de um outro concurso altamente exclusivo e complexo da CMP e da SRU-Porto Vivo,  tendo deixado de fora tanto arquitectos como cidadãos, o NO RULES, GREAT SPOT! pretende, por um lado, afirmar a importância dos concursos de arquitectura como modo de participação da sociedade e dos arquitectos nas decisões políticas e nos destinos do projecto colectivo que é a cidade. Mas também, fazer da reabilitação urbana um projecto mais partilhado e informado, mais participado e discutido. Mais que eleger este ou aquele projecto, esta ou aquela imagem, este concurso quer, acima de tudo, convocar todos, cidadãos e arquitectos, a discutirem o futuro da sua cidade e a reclamarem esse direito fundamental: o direito à cidade, o direito a participar na cidade!

Conto com toda a vossa ajuda na divulgação deste concurso, que não é apenas mais um concurso de ideias, mas a forma de afirmarmos, enquanto cidadãos e/ou arquitectos, que também podemos ter algo a dizer sobre a cidade e sobre este processo de reabilitação urbana, que tem seguido silenciosamente mas cujas marcas e consequências poderão ser não mais que irreversíveis.

Conto também com as vossas propostas e ideias até 31 de Maio. O formato da entrega é digital e deverá ser enviado por mail - toda a informação em www.norulesgreatspot.com!

+ informações sobre o No Rules, Great Spot!

+ informações sobre a Praça de Lisboa

+ imagens

Obrigado,

Cumprimentos a todos,

pedro levi bismarck

 
INTRODUÇÃO \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

PORQUÊ UM CONCURSO PARA A PRAÇA DE LISBOA?

 
No rules, great spot - a frase inscrita/grafitada num dos muros da demolida Praça de Lisboa - é o mote deste concurso internacional, dirigido a arquitectos, estudantes e a todos os cidadãos interessados, para um espaço paradigmático em pleno centro da cidade do Porto. Um concurso que procura ideias e propostas capazes de compreender a dinâmica deste espaço no contexto em transformação da cidade, mas simultaneamente, provocar um debate intensivo e extensivo em torno da reabilitação urbana enquanto projecto partilhado e informado, participado e discutido, envolvendo a comunidade e articulando aqueles que sempre foram os agentes fundamentais de construção e problematização da cidade – os arquitectos.

A cidade é projecto colectivo da comunidade e faz-se na e com a participação de todos. O concurso, como modo de intervir, não é apenas procedimento burocrático da democracia, mas o momento, o limiar, em que na cidade se abre um espaço democrático de discussão e debate, em que o destino da cidade se abre a todos e onde todos podem fazer parte dessa (re)construção. O concurso não é tanto o modus operandi que escolhe esta ou aquela proposta, mas a oportunidade de um diálogo, que restabelece uma ligação próxima entre cidadãos, arquitectos e políticos. Em suma: onde a cidade se faz projecto colectivo e partilhado.

É precisamente na vertigem de um conjunto de concursos altamente exclusivos e complexos – de concepção, projecto, construção, manutenção e exploração – lançados pela Câmara Municipal do Porto e pela Sociedade de Reabilitação Urbana para espaços paradigmáticos e públicos da cidade (como a Praça de Lisboa, o Mercado do Bom Sucesso, Mercado do Bolhão…), que não só anularam qualquer hipótese de debate como traçaram caminho para um divórcio cada vez maior entre portuenses e a sua cidade, que se afirma a necessidade deste concurso de ideias.

NO RULES, GREAT SPOT | PROCURAM-SE IDEIAS PARA A PRAÇA DE LISBOA, tenta assim ocupar esse terrain vague da participação democrática, articulando uma nova relação entre cidade e cidadãos no contexto urgente da reabilitação, assumindo o papel essencial dos arquitectos e afirmando esse direito fundamental de um projecto que só pode ser senão colectivo: o direito à cidade!

 
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20110408/36b78df1/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA