[ARENA] Convite Vestígio

Carlos Noronha Feio mail carlosnoronhafeio.co.uk
Quinta-Feira, 7 de Outubro de 2010 - 18:57:09 WEST


VESTÍGIO

A exposição intitulada VESTÍGIO, apresenta no Pavilhão 27 do Hospital Júlio de Matos, de 9 a 23 de Outubro, obras de 15 artistas: Pedro Alfacinha, Pedro Amaral, Sara & André, Daniel Barroca, Martinho Costa, Carlos Noronha Feio e Martinha Maia, Sara Nunes Fernandes e Lúcia Prancha, Romeu Gonçalves, Délio Jasse, João Ferro Martins, Marta Moura e Miguel Navas.

Na origem etimológica do latim a palavra vestigium significava planta do pé, pegada, passo ou marca, dando forma à palavra vestígio como rasto de algo que passou ou desapareceu, como indício, traço ou nódoa. A inevitabilidade comum a todos estes sinónimos reside na existência de uma acção passada que as tornou possíveis e visíveis. Estas diversas acções, como andar, correr, comer, escrever, desenhar ou pintar, pressupõem sempre um actuante. Ao compreendermos que o artista é o responsável pelo gesto que deixa um vestígio, neste caso obra de arte, indicia que a Arte remete-se para um acontecimento passado, estabelece-se no presente e, ansiosamente, projecta-se no futuro.

Seria erróneo esperar que a aproximação artística ao conceito da exposição fosse meramente ilustrativa do mesmo. O que acontece é bem o contrário. Diversificando a definição da palavra vestígio, os artistas presentes desconstroem e questionam o lugar e o tempo onde se situam promovendo, assim, a dúvida e a interrogação em torno do conceito. Cada um dos artistas coloca o seu próprio trabalho e percurso em discussão, atendendo a que, em última análise, é no confronto com o espectador e com o espaço envolvente que a obra se precipita como objecto artístico em aberto.


Outubro 2010
Hugo Dinis

--------------------------------------------------
Vestigio.org







Carlos Noronha Feio

www.carlosnoronhafeio.co.uk
mail  carlosnoronhafeio.co.uk
0044 7931280063 / 00351 960193564
skype: carlosnoronhafeio

http://www.vestigio.org
http://www.the-mews.org



-------------- próxima parte ----------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: convite_vestigio.jpeg
Type: image/jpeg
Size: 17084 bytes
Desc: não disponível
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20101007/77ac80db/attachment.jpeg>


Mais informações acerca da lista ARENA