[ARENA] trama³ [trama ao cubo] Tear Sonoro / Concerto em Aveiro

João Martins joaomartins mac.com
Terça-Feira, 29 de Junho de 2010 - 22:20:51 WEST


[image: trama3.png]

*trama³ [trama ao cubo]*
*Tear Sonoro / Concerto*
um projecto de João Martins, com Gustavo Costa e Henrique Fernandes *

AVEIRO*: 2 de Julho (sexta-feira), 22h00, *Estúdio
Performas*<http://performas.blogspot.com/>| Auditório

Neste projecto, um tear artesanal transforma-se num hiper-instrumento
musical, com diversos registos tímbricos em configurações interligadas que
permitem aos 3 músicos abordá-lo ora como um instrumento único, ora como um
ensemble quase orquestral. Sobre a estrutura do tear, em intervenções que
procuram compreender o seu funcionamento primário, enquanto exploram um
vasto conjunto de possibilidades sónicas— sugeridas, na sua maior parte,
pela observação de teares nos seus contextos originais—, fixam-se cordas,
molas, caixas e vários objectos comuns, distribuindo pelas várias “faces
visitáveis” da máquina, modos de produção de som interligados.

E, do mesmo modo que a concepção e construção do próprio instrumento procura
compreender e valorizar os aspectos funcionais pré-existentes, a concepção
global do projecto procura estabelecer pontes tangíveis entre os modos e os
conteúdos da nova produção musical e as técnicas artesanais, as pessoas e os
locais que compõem a memória do objecto. Gestos da tecelagem e das
actividades relacionadas são recuperados como gestos de produção sonora no
novo instrumento; recolhas de sons quer dos teares, quer das paisagens
sonoras em que os descobrimos integram, como texturas e como motivos, o
reportório concebido.

Estes teares— os seus “corpos”, o seu universo e identidade particular— são
por isso, física e conceptualmente, o material de base para mais dois
músicos— cúmplices de longa data—, artesãos, inventores e construtores de
instrumentos que interpretam com as suas próprias ferramentas o desafio
original.

Uma intrincada teia que cruza *Música* e *Arte Sonora*, aborda várias
definições possíveis de instrumento musical e estende uma ponte audível,
atenta e crítica entre práticas artísticas e práticas artesanais, enquanto
reconhece o valor primordial das paisagens naturais e humanas genuínas.*
*

   - *Conheça mais sobre o projecto e ouça uma amostra áudio no meu blog »

   <http://joaomartins.entropiadesign.org/2010/06/23/trama%c2%b3-uma-amostra/>
   *
   - *Veja imagens do processo de construção do instrumento no Flickr »
    <http://www.flickr.com/photos/joaomartins/sets/72157623727449882/>*

*Estúdio Performas*
Largo do Mercado, 1
3800-223 Aveiro
Portugal
T +351 234 192 331
M performas  performas.org
Ver no Google Maps
»<http://maps.google.pt/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-PT&msa=0&ll=40.642602,-8.649126&spn=0.002304,0.004823&z=18&msid=114829103987064972169.00047f30afd170e569589>

Uma encomenda do *Município do Fundão* <http://www.cm-fundao.pt/>
Co-produção: *Câmara Municipal do Fundão* <http://www.cm-fundao.pt/> – *
A Moagem - Cidade do Engenho e das Artes* <http://www.amoagem.com.pt/>
/ *Granular
Associação* <http://www.granular.pt/>
Produção executiva e acolhimento: *A Moagem - Cidade do Engenho e das
Artes<http://www.amoagem.com.pt/>
*
História do Projecto

Em 2005, como parte do processo de concepção dum espectáculo de teatro,
concebi e construí um instrumento musical reutilizando a estrutura dum tear
manual de mesa, que tinha utilizado em trabalhos oficinais como aluno do
ensino secundário. O instrumento, a que chamei *Contratear*- a partir do
nome da peça, *“O
Contrabaixo”*<http://www.visoesuteis.pt/criacoes/contrabaixo_1.html>(
*Visões Úteis* <http://www.visoesuteis.pt/>, 2005)-, foi usado
posteriormente em vários concertos e performances e passou a integrar o meu
instrumentário regular. Em 2009, *A Moagem - Cidade do Engenho e das
Artes*<http://www.amoagem.com.pt/>,
propõe à *Granular* <http://www.granular.pt/> o desenvolvimento dum projecto
musical centrado nos esforços de dinamização da actividade artesanal de
grupos de tecedeiras nas *Aldeias do Xisto* <http://www.aldeiasdoxisto.pt/>e a
*Granular* <http://www.granular.pt/> contacta-me, por causa do *Contratear*.
E, assim, em Maio de 2009, estive em residência artística nas *Aldeias do
Xisto <http://www.aldeiasdoxisto.pt/>* (Janeiro de Cima e Bogas do Meio),
tendo como objectivo de curto prazo a concepção duma performance a
apresentar na *LX
Factory*<http://joaomartins.entropiadesign.org/2009/06/16/tecer-devagar/>,
em Junho de 2009 e, como objectivo final a concepção e construção dum novo
instrumento musical construído a partir dum tear. Essa primeira fase, a
solo, mudou consideravelmente a minha relação com o *Contratear*, não tanto
pela performance<http://joaomartins.entropiadesign.org/2009/06/16/tecer-devagar/>que
realizei na
*Arthobler* / *Ler Devagar* (*LX Factory*), mas pela imersão no universo dos
teares artesanais e pela descoberta de imensos pontos de contacto entre os
objectos da tecelagem e diversos instrumentos musicais, mas também entre os
processos de concepção e registo dos padrões em uso nas práticas artesanais
e técnicas de composição e escrita musical. A compreensão, também nessa
altura, do carácter primordial do tear, enquanto máquina-ferramenta
universal e a reflexão sobre o seu desenvolvimento mecânico e técnico,
especialmente a partir da Revolução Industrial, e sobre o significado que a
manutenção das práticas artesanais tem, face a esse desenvolvimento,
influenciaram de forma decisiva, ainda que menos visível, a orientação
conceptual do projecto para o qual, desde o início, contava com a
colaboração do *Gustavo Costa* e do *Henrique Fernandes*, parceiros em
variadíssimos projectos e, eles próprios, inventores e construtores de
instrumentos. A estratégia usada na performance a solo de 2009, recorrendo a
uma base audiovisual construída pela selecção, edição e manipulação de
recolhas áudio e vídeo feitas durante a residência provou a sua eficácia
quer como mecanismo de referenciação, quer como partitura estrutural e com
base nessa primeira experiência, a segunda fase do projecto avançou para a
concepção e construção dum novo instrumento sobre a estrutura pré-existente
dum daqueles teares. Nesta segunda
fase<http://joaomartins.entropiadesign.org/2010/03/15/projecto-teares-inicio-da-residencia-artistica-no-fundao/>,
trabalhámos já em conjunto, no *Fundão*, procurando transferir todas estas
preocupações para o próprio processo de construção, a que acrescia a vontade
e necessidade de diversificar os modos de produção de som, por forma a
aproveitar ao máximo a área disponível na estrutura e alcançar o objectivo
de, em vez de sobrepôr vários pequenos instrumentos à estrutura, usá-la como
base dum instrumento único, polivalente, com o máximo de módulos
interligados. A interpretação do desafio original, concretizou-se e
expandiu-se no encontro das 3 personalidades e experiências específicas e
com o contributo crítico de quem acompanhou este processo e, especialmente,
de *Albrecht Loops*. Além da concepção e construção deste novo instrumento,
realizámos novas recolhas sonoras e testámos novas formas de utilização e
manipulação e desenvolvemos estratégias composicionais baseadas em regras
simples e padrões que referenciam, de alguma forma, o universo das práticas
artesanais e estudámos e estruturámos vários modos performativos. Um
processo desta natureza evolui constantemente e não tem um fim natural;
apenas
pontos de paragem e reflexão que sugerem novos desenvolvimentos. O ponto
onde nos encontramos é particularmente rico: não só possuímos um instrumento
poderoso e flexível, como dominamos formas performativas coerentes e
consequentes. A documentação e enquadramento da globalidade do projecto
permitirão uma leitura mais completa e rica do objecto em si mesmo, mas as
suas actuais possibilidades performativas são inegáveis.

João Martins

http://joaomartins.entropiadesign.org
http://www.facebook.com/joaomartins.fb
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20100629/bb237081/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA