[ARENA] (novo) Lançamento da Publicação ALL MY INDEPENDENT WOMEN, PORTO - 5ªFeira, 17 de Junho às 22h00 - com performance por André Alves

carla cruz carlabarroscruz gmail.com
Terça-Feira, 15 de Junho de 2010 - 00:30:02 WEST


Lançamento da Publicação AMIW - Novas Cartas Portuguesas

Espaço Gesto  - PORTO (Rua Cândido dos Reis, 64)   5ª feira, 17 de Junho às 22h00.



ANDRÉ ALVES: Performance: Sentidos Privados

CARLA CRUZ: Leituras das Novas Cartas Portuguesas


no âmbito do projecto  All My Independent Women, (que encerrará em Coimbra, na Casa da Esquina, a 18 de Junho, pelas 20:00), apresentamos a publicação, editada por Carla Cruz e Virgínia Valente introduz leituras e relacionamentos possíveis ao projecto expositivo AMIW e aos gestos de cada artista/performer/pensadora; cruzando ensaios visuais, cartas do livro Novas Cartas Portuguesas, e também ensaios e provocações escritas especificamente para o evento. 
Com contribuições de:

Maria de Lourdes Pintassilgo: Pré- Prefácio e Prefácio, 1980 - re-edição
Carla Cruz: AMIW da Colaboração e da Reivindicação de uma Sensibilidade Feminista
Filipa Alves: Casa da Esquina
Márcia Oliveira: Algumas Considerações Sobre a Relação Entre Feminismo e Estética  e seus Recentes Desenvolvimentos.
Maria Graciete Besse: As Novas Cartas Portuguesas e a Contestação do Poder Patriarcal
Ana Gabriela Macedo: Uma Leitura das NOvas Cartas Portuguesas em Vésperas de Abril
Sizanne van Rossenberg: Patricia Cornflake's Lesbian Lifestyle
Catarina Carneiro de Sousa: De Maria, de Mariana, de Madalena
Adriana Oliveira: Carta à Sua Amiga
windferreira: uma pequena cartografia para trabalhadores da arte 
Christina Casnellie: Postal

Amarante Abramovici, Tiago Afonso, André Alves, Filipa Alves, Ana Luísa Amaral, Maria Isabel Barreno, Maria Graciete Besse, Miguel Bonneville, Ana Borges, Mariana Caló, Christina Casnellie, Carla Cruz, CES, Luís Eustáquio, Mónica Faria, Alice Geirinhas, Projecto Gentileza, Risk Hazekamp, Nina Höchtl, Maria Teresa Horta, Rudolfine Lackner, Cláudia Lopes, Marias do Loureiro, Ana Gabriela Macedo, Micaela Maia, Sameiro Oliveira Martins, Cristina Mateus, Vera Mota, Adriana Oliveira, Márcia Oliveira, João Manuel Oliveira, Maria de Lourdes Pintasilgo, Ana Pérez-Quiroga, Rita Rainho, Flávio Rodrigues, Suzanne van Rossenberg, Unknown Sender, Ângelo Ferreira de Sousa, Catarina Carneiro de Sousa, Evelin Stermitz, Paula Tavares, Virgínia Valente, Francesco Ventrella, UMAR, windferreira : Bibliografia Colectiva


Do encontro, por um lado com a Casa da Esquina e por outro com o livro Novas Cartas Portuguesas de Maria Velho da Costa, Maria Isabel Barreno e Maria Teresa Horta, surgiu a vontade de realizar pela quinta vez o projecto  All My Independent Women, projecto artístico que procura problematizar as questões de género. A vontade de voltar a trabalhar com quem recebe o projecto de braços abertos e o nutre como seu, e de reler colectivamente esse livro, marco do feminismo em Portugal levou, assim, à recuperação da experiência colectiva das Cartas; aqui em Coimbra, e com cerca de 40 participantes procura-se a construção de uma nova subjectividade, procura essa que retoma a linha da paixão, paixão que será o próprio objecto e exercício, porque o objecto da paixão é mesmo pretexto, pretexto para nele ou através dele, definirmos, e em que sentido, o nosso diálogo com o resto.
 
EXPOSIÇÃO:
O projecto AMIW, mais do que uma mera exposição, é uma plataforma de pensamento feminista que se formaliza irregularmente em diversos pontos do país. A maioria dos projectos realizar-se-ão na Casa da Esquina, mas outros serão “fora de portas” e outros ainda acontecerão no ambiente virtual do Second Life. A exposição terá uma forte vertente internacional com a presença de artistas da Alemanha, Áustria, Itália e dos Países Baixos.
BIOGRAFIAS: http://amiwnacasadaesquina.blogspot.com/
 
21 de Maio a 18 de Junho 2010.

R. Aires de Campos nº 6.
3000 -169 Coimbra
http://nacasadaesquina.blogspot.com
Para mais informação contactar Filipa Alves
E-MAIL: geral  casadaesquina.pt
TELM: 239041397
 
HORÁRIO: Sexta: 17H00 às 20H00 // Sábado: 15H00 às 19H00 // Terça a Quinta: por marcação.
Fechado à Segunda, Terça e Domingo.
 
http://allmyindependentwomen.blogspot.com
 

CONTEXTUALIZAÇÃO:

Este projecto de divulgação e promoção de arte de cariz feminista/género foi iniciado em 2005 pela artista Carla Cruz. All My Independent Women surgiu do convite de Lígia Araão para expor no espaço SMS – Museu de Arqueologia da Sociedade Martins Sarmento em Guimarães. A proposta foi fazer uma exposição colectiva em torno de obras de artistas que trabalham numa perspectiva feminista ou sobre noções de género, obras que de alguma forma faziam parte do contexto da produção artística da artista. O Dicionário de Crítica Feminista, editado por Ana Gabriela Macedo e de Ana Luísa Amaral serviu de fio condutor da exposição. A exposição foi depois apresentada na livraria 100ª Página em Braga, a convite de Ana Gabriela Macedo para o lançamento do dito Dicionário; no espaço EIRA 33 a convite de João Manuel Oliveira, em Lisboa; e na Casa da Cultura da Trofa a convite de Antónia Serra. A ideia de refazer o projecto All My Independent Women surgiu da releitura do livro Novas Cartas Portuguesas de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa. Este mítico livro, marco da causa feminista em Portugal, é o ponto de partida para um projecto de novas criações que pretendem discutir a temática feminista tanto nos trabalhos de cada autor, como a perspectiva espacio temporal da história de Novas Cartas Portuguesas. Partindo deste livro e dos acontecimentos que o envolveram, estabelecemos uma reflexão sobre o feminismo em Portugal e a arte feminista, o projecto tomará a forma das propostas das(os) diversas(os) artistas convidadas(os), que passará pelas linguagens visual, performativa, sonora e escrita e acontecerá em vários espaços da CASA DA ESQUINA, espaços públicos e espaços parceiros nas cidades de Coimbra, Porto e até mesmo na realidade virtual da internet, nomeadamente do Second Life. Futuramente o projecto será apresentado em em Viena, Áustria, numa colaboração com a VBKÖ (Associação Austríaca de Mulheres Artistas) a convite de Rudolfine Lackner.


apoios:
CES, CMC, DRCC FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, GESTO COOPERATIVA CULTURAL, MAFIA, REPÚBLICA MARIAS DO LOUREIRO, TEATRO DE BOLSO, UMAR, UC.

-- 
flat 4 - 9 Batavia Mews
New Cross Road, 
London
SE14 6AS
UK
0044(0)7538881860 
//////////////////////
Portugal
00351 919946118


http://allmyindependentwomen.blogspot.com
http://ic-28.blogspot.com






-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20100615/2ef5005d/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA