[ARENA] Wikipédia e Políticas de Conhecimento Livre
miguel leal
ml virose.pt
Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2010 - 17:00:28 WET
Olá a todos,
A pedido do Geert Lovink, reenvio aqui o texto de apresentação da
conferência "Wikipédia e Políticas de Conhecimento Livre", organizada
pelo Institute of Network Cultures (Amsterdam, Holanda). Em caso de
dúvidas podem contactar directamente o Geert <geert xs4all.nl> ou a
Juliana Brunello" <juliana networkcultures.org>, responsável pela
tradução que se segue.
ml
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Wikipédia e Políticas de Conhecimento Livre[1]
Proposta para uma rede de pesquisa, duas conferências e um reader[2]
Organizado pelo Center for Internet & Society (Bangalore, Índia) e o
Institute of Network Culutres (Amsterdam, Holanda)
Não seria exagero dizer que a Wikipédia está prestes a se tornar, de
fato, a referência mundial do conhecimento dinâmico. As visíveis
desavenças entre líderes de opinião, professores de universidade,
‘evangelistas’ da Web 2.0 e editores com relação a exatidão,
anonimidade, confiança, vandalismo e perícia parecem apenas alimentar
o crescimento da Wikipédia e sua base de usuários. Com respeito a
isto, o que significa hoje em dia dizer que a Wikipédia virou
mainstream[3]?
O crescimento acelerado e o raio de ação da Wikipédia, como
referência de conhecimento de abrangência global, não tem
precedentes. O mecanismo de busca do Google dá tratamento
preferencial à Wikipédia, no intuito de superar otimizadores desses
mecanismos
e providenciar uma experiência mais proveitosa para seus usuários.
Além de deixar seus análogos/similares Britannica e Encarta para
trás, a Wikipédia, por seu tamanho e extensão. se mantém par e passo
com alguns marcos históricos como Naturalis Historia de Pliny the
Elder, Wenhsien ta-ch’eng da Dinastia Ming e o trabalho principal do
Iluminismo francês, a Encyclopédie.
A Wikipédia multilingüe como plataforma de produção de conhecimento
digital, colaborativa e flexível, pode ser vista como o exemplo mais
visível e bem sucedido da migração dos princípios do FLOSS (Free/
Libre/Open Source Software) para a cultura predominante (mainstream
culture). Para aqueles de nós que acreditam em pluralismo e a
possibilidade de um outro universo, existem motivos para celebrar e
defender a Wikipédia contra os maximalistas que promovem o direito de
propriedade intelectual, dos que promovem modelos de propriedade de
produção de conhecimento e sua disseminação. Tal celebração e defesa
devem conter, todavia, discernimento crítico, informados pelas
alterações em realidades na Internet como um todo e no projeto
Wikipédia em particular.
A fundação Wikimedia empregou recentemente seu primeiro analista de
pesquisa e agora abre um espaço para a “Wikipediologia”, incluindo
projetos como o Wiki Project, que lida com estudos sobre vandalismo.
Em todo caso, pesquisa crítica sobre a Wikipédia deve ser conduzida
também fora da Fundação Wikimedia e sua reflexão sobre si mesma e sua
comunidade. Existe uma necessidade urgente de pesquisa quantitativa e
qualitativa sob a perspectiva das humanidades e das artes, que pode
vir a beneficiar tanto a grande base de usuários quanto a própria
comunidade ativa da Wikipédia.
Mais do que isto, como uma das maiores, se não a maior de todas,
fontes de conhecimento geral independente dos nossos tempos, a
Wikipédia oferece uma percepção crítica em relação ao estado do
conhecimento contemporâneo, seus princípios de organização, função e
impacto; seus estilos de produção, mecanismos para resolver conflitos
e (re-) constituição de poder. Novas estratégias e operações táticas
de conhecimento/poder estão claramente em ação. O conceito de
‘livre’ (open) continua ambíguo nesta concepção, servindo tanto como
conceito comum quanto mascarando novos encontros polêmicos.
Reformular permanentemente o ‘livre’ e o ‘inclusivo’ como princípio-
guia da Wikipédia, formulados pela própria comunidade, é possível
considerar esta norma como descritiva ou mesmo chamá-la de mito de
fundação (founding myth). Por exemplo, o perfil demográfico do editor
da Wikipédia como sendo um geek[4] da raça branca e sexo masculino,
com uma visão de mundo limitada e monocultural baseada na
racionalidade ocidental, continua sendo preocupante. No entanto, a
questão da (não)diversidade que está sendo formulada em discussões na
Wikipédia precisa também ser imposta além dos estereótipos existentes
e ao nível geral de discussão. A questão da (pós)identidade e
representação não é necessariamente resolvida via construção
discursiva de ‘inclusão’, caso tal inclusão exija deixar passar
histórias e práticas de conhecimento adversárias e se a cultura de
editar não estiver lado a lado com uma cultura de escutar/ouvir.
Da maneira mais material e perceptiva, toda tecnologia nova modifica
as condições e possibilidades com relação ao conhecimento. A lógica
das tecnologias vaza para o interior das próprias estruturas e
princípios de organização. Hoje, tanto o meio (como em mídia) quanto
a mensagem podem refletir as idéias da rede (organizada), da multidão
ou da máquina Deleuziana. É através de uma mistura selecionada de
condições tecnológicas e normativas – a arquitetura distribuída da
net, o software da plataforma Wiki, as licenças de propriedade
baseadas no commons[5] e o espírito da época (zeitgeist) do FLOSS –
que a Wikipédia surge como enciclopédia da era da informação,
continuando e transformando o impulso enciclopédico do Iluminismo ou
o desejo de saber.
A agenda de pesquisa abrange investigações filosóficas,
epistemológicas e teóricas de objetos de conhecimento, produção
cultural e relações sociais, além de uma investigação empírica do
fenômeno específico da Wikipédia.
Isto foi feito intencionalmente, para que estudos advindos da
pesquisa teórica possam informar pesquisas orientadas a prática e
vice-versa.
Um reader e duas conferências propostas, em Amsterdam e Bangalore
(início de 2010) serão organizadas em paralelo. Portanto, os eventos
de Amsterdam e Bangalore acontecerão em datas próximas e irão se
concentrar em diferentes aspectos ou seria a lista abaixo. Com
exceção de algumas poucas pessoas, os organizadores acreditam que as
conferências atrairão um público heterogêneo. O reader (planejado
temporariamente para ser o sexto de uma séries de readers publicados
pelo Institute of Network Cultures) será produzido no período entre
abril e setembro de 2010. A convocação para redações e artigos será
lançada bem mais cedo (junho-julho de 2009), junto com a convocação
para participação nas duas conferências. No momento é nossa intenção
lançar o reader durante a conferência da Wikimania 2010 em Danzig,
Polônia (julho 9-11).
As conferências e o reader poderão incluir as seguintes áreas,
convidando contribuições teóricas, empíricas, práticas e artísticas:
WikiTeoria(abertura)
Wikipédia e Análise Crítica sobre a Produção de Conhecimento Ocidental
Modelos de Enciclopédias – Séculos 18 até os dias de hoje
WikiArte
Debate sobre o Design
Análise Crítica do ‘Open’ e do ‘Free’ (Livre)
Políticas Globais de Exclusão
Wikipédia e o Lugar da Resistência(poderia ser simplesmente
Resistência, sem o lugar?)
Conhecimentos sobre Mídia e Educação
Wiki-analítica, Wikipedia como plataforma e estudos de softwares
Descrição das Sessões/Áreas de Interesse
WikiTeoria
Além de providenciar uma visão geral dos próximos tópicos e enfatizar
diversas abordagens globais, o objetivo aqui é desenvolver os
conceitos que poderiam ser usados em outras pesquisas e que se
ajustem a projetos maiores ligados com a cultura da Internet e a
crítica do ‘livre’ (Open/Free). Será possível desenvolver uma contra-
hegemonia de práticas críticas que está situada no meio de culturas
tecnológicas? Que tipo de lições críticas a Wikipédia providencia em
face do sucesso impressionante sucesso da Web 2.0 e da utopia do P2P?
Como pode ser desenvolvida uma crítica radical da Wikipédia que não
se apresente como o cínico “eu te disse” de quem está de fora, ou que
não seja uma imitação da posição neoconservadora de Andrew Keen? Que
tipo de percepção a Wikipédia pode oferecer em relação à tensão
contínua entre conhecimento e informação?
Bangalore
Shunling Chen
Escola de Lei de Harvard, EUA
(Harvard Law School)
Wikipédia – Uma república de ciência democratizada?
Stuart Geiger
Universidade de Georgtown, EUA
(GeorgeTown University)
A sabedoria dos bots: uma análise crítica sobre a auto-organização na
Wikipédia
Beatriz Martins
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Wikipédia: Autoria através da rede
Dipti Kulkarni
Instituto Indiano de Tecnologia, Delhi
(Indian Institute of Technology)
Wikipédia: uma perspectiva semiótica social
Geert Lovink
Instituto de Culturas de Rede, Amsterdam
(Insitute of Network Cultures)
Moderador
Amsterdam
Ramón Reichert (Austria)
Universidade de Viena
Repensando a Wikipédia: poder, conhecimento e as tecnologias do Self
Jeanette Hofmann (Alemanha)
Escola de Economia de Londres/Centro de Pesquisas em Ciências
Sociais, Berlim
(London School of Economics/Social Science Research Centre Berlin)
Wikipédia entre emancipação e auto-regulação
Mathieu O’Neil (Áustria)
Universidade de Paris Sorbonne
Análise crítica de leis em projetos livres online
Gérard Wormser (França)
Maison des sciences de l'homme Paris-Nord
A advocacia de conhecimento
Geert Lovink (Holanda)
Instituto de Culturas de Rede
Faculdade de Amsterdam
(Institute of Network Cultures
Hogenschool van Amsterdam)
Moderator
Wikipédia e Análise Crítica sobre a Produção de Conhecimento Ocidental
Wikipedia and the Critique of Western Knowledge Production
A persistência de narrativas-mestras quase enterradas: a tradição
ocidental do Iluminismo tende a permear tanto o entendimento comum
quanto o oficial em relação ao conhecimento sobre a Wikipédia.
Refletindo o próprio Iluminismo, a Wikipédia oferece um tipo bem
particular de conhecimento e, ao mesmo tempo, demanda conhecimento
universal – por exemplo, na formulação de metas visionárias, na
estrutura dos artigos, na posição dos autores, no estilo de escrita,
na classificação das entradas, nos modelos de resolução de conflitos,
etc. A maneira como estes ideais persistem e continuam a sustentar
sua marca nos dias presentes, de um modo muitas vezes sutil, requer
maior atenção. Aliás, as ‘grandes narrativas’ do Iluminismo, que Jean-
Francis Lyotard alegou que haviam recuado com o surgimento de
‘sociedades computadorizadas’, continuam a informar o imaginário
popular, de maneiras predominantemente intocadas pelo momento de
desconstrução. Frederic Jameson se referiu a isto como ‘persistência
de narrativas-mestras enterradas’, um inconsciente político que guia
decisões desprezando o estado filosófico. De maneira semelhante, isto
faz eco com o apelo de Foucault para ‘revelar uma inconsciência
positiva sobre o conhecimento’, como aquele que faz uma tarefa de
submissão/conquista (subjugation) mas que opera além da competição. O
que importa aqui não é a verdade ou a crença, mas sim a ação.
A predominância de culturas textuais ou até mesmo lingüísticas: o
sistema atual de citação da Wikipédia prejudica sistemas de
conhecimento orais e visuais em favor do textuais. Isto desvaloriza
não somente os sistemas de conhecimento sobre a memória cultural e
técnicas relacionadas, como as técnicas mnemônicas ou a poesia oral;
como também desvaloriza as populações analfabetas.
Bangalore
Johanna Niesyto
Universidade de Siegen, Alemanha
(Universität Siegen)
Wikipédia como um espaço translinguístico
Eric Zimmerman
IDC, Israel
Wikipédia e o sistema de pesquisa de informação atual
Stian Haklev
Universidade de Toronto, Canada
(University of Toronto)
Governacia justa na Wikipédia multi-linguística
HanTeng Liao
Enciclopédia gerada por usuários como caso crítico de economia de
palavra chave
Zainab Bawa
Centro para Internet e Sociedade
(Centre for Internet and Society)
Moderador
Histórias Enciclopédicas
Tornar o mundo durável: nesta sessão queremos dar uma visão ampla
das várias tentativas para criar uma coleção sobre conhecimento
global. Para melhor entendimento da cultura específica do código que
fundamenta a Wikipédia, este tópico procura se aprofundar mais nas
histórias sobre a enciclopédia. D' Alembert's Preliminary Discourse
para a Encyclopedie é citado freqüentemente como sendo o enunciado
mais sucinto do Iluminismo europeu. “É através da Encyclopedie que o
Iluminismos se torna durável, tangível e disseminado.” O que pode ser
aprendido ao se examinar tais precedentes históricos?
As enciclopédias têm sido consideradas a origem de imagens nacionais
e estereótipos de si próprias e do outro (poderia ser: “de outras/das
demais”?) dentro da Europa. Na Wikipédia a construção da imagem tende
a ser desembocada (disembogue) e mascarada a favor de um próprio
entendimento cosmopolita e global. Esta sessão questiona em que
medida a construção da produção de conhecimento sobre imagens
nacionais é transferida de um sistema de construção discursivo para
um georeferencial automático.
Além do sistema de fichas de arquivo: esta sessão também trata de
tentativas históricas de revolucionar o conhecimento através da
criação de novas tecnologias e em que medida estas alternativas
históricas fazem eco com a Wikipédia, especificamente, e as
tecnologias da Net, como que direcionadas por imperativos de
conhecimento, em geral. Exemplos incluem o Mundaneum, o Memex, a
Rede Galática (Galactic Network) e o projeto Xanadu.
Amsterdam
Joseph Reagle (USA)
Universidade de Nova York
(New York University)
Wikipédia e a ansiedade enciclopédica
Charles van den Heuvel (Holanda)
Academia Real dos Países Baixos de Artes e Ciências
Anotações autoritárias, Encyclopedia Universalis Mundaneum, Wikipédia
e a Stanford Encyclopedia de Filosofia
Dan O’Sullivan (Reino Unido)
Escritor e historiador freelancer
Uma encyclopedia para a atualidade: pensamentos sobre a Wikipédia, de
uma perspectiva histórica.
Alan Shapiro (EUA/Alemanha)
MIT e Universidade de Cornell
(MIT and Cornell University)
Gustave Flaubert rí da Wikipédia
Nathaniel Tkacz (Austrália)
Universidade de Melbourne
(University of Melbourne)
Moderator
WikiArte
WikiArte pode ser entendida como trabalho artístico e como intervenção.
Ocorrendo principalmente na própria Wikipédia, o projeto Wikipédia
Art foi considerado controverso e foi rapidamente retirado (veja o
debate recente no nettime-1). O que o projeto revela sobre este tipo
de produção de conhecimento? Qual é o limiar de legitimação para
este tipo de conhecimento e como os limites são policiados? O que
está em jogo quando se rejeita a arte?
Bangalore
Isaac Mao
Ativista de internet e curador, China
Curando a Wikipédia: O que constitui a WikiArt?
Scott Kildall e Nathaniel Stern
Wikipedia Arte, EUA
Wikipedia Arte: Citação como ato performático
Rut Jesus e Anne Goldenberg
Artistas do Canada e Denmark
Nossa mente col(n)ectiva: Críticas e o jeito Wiki de ser
Namita Malhotra
Forum alternativo de lei
(Alternative Law Forum)
Moderadora
Amsterdam
Scott Kildall (EUA)
Artista multi-disciplinar
Wikipédia Arte: Citação como ato performático
Patrick Lichty (EUA)
Designer digital, artista, escritor e curador autônomo
Mídia social, suporte cultural e hegemonias moleculares,
contemplações sobre mídia anárquica, WIKIs e arte desterritorializada
Hendrik-Jan Grievink (Holanda)
Projeto WikiLovesArt
Josephine Bosma (Holanda)
Escritora e crítica
Moderatora
Debate sobre o Design
O paradoxo da imparcialidade: O princípio da imparcialidade da
Wikipédia nem sempre descreve com exatidão a situação dos debates
sobre os tópicos: A opinião controlada pelo lobby de uma corporação,
que usa pesquisa financiada, terá o mesmo acesso e espaço que as
opiniões de milhares de pessoas em desvantagem, que podem sofrer o
impacto das ações do lobby corporativo. Faria sentido substituir o
princípio da imparcialidade e pensar na Wikipédia como um espaço
aberto para agonalidade (agonality) política (Agonalidade deve ser
entendida como o vício inato de querer ser o primeiro); como uma
batalha por significado sustentada pelo desejo de ter razão?
Novas crises de autenticidade: Com a Wikipédia ganhando o status de
referênciapara outros instrumentos de conhecimento impressos e
textuais, há desafios emergentes de representação; referências
digitais de vida longa; manipulação digital das fontes; referência
circular. Shuddhabrata Sengupta do CSDS/Sarai explica: “A Wikipédia
encorajou na sua comunidade o exercício ativo de uma atitude crítica
e cética em relação a qualquer forma de conhecimento recebido”. Neste
contexto, as noções de autenticidade que estão se desenvolvendo devem
ser também questionadas, devido ao aumento de conhecimento produzido
por colegas (peers) e a diminuição do culto ao especialista (expert).
Amsterdam
Andrew Famiglietti (Reino Unido)
Instituto de Tecnologia da Geórgia
(Georgia Institute of Technology)
Negociando a imparcialidade: política e a economia moral da Wikipédia
Teemu Mikkonen (Finlandia)
Universidade de Tampere
A Guerra de Kosovo na Wikipédia: investigando o conflito e o consenso
na página de discussões da Wikipédia
Florian Cramer (Alemanha/Holanda)
Universidade de Rotterdam
(Universiteit Rotterdam)
Sunil Abraham (Índia)
Centro para Internet e Sociedade, Bangalore
(Centre for Internet and Society)
Moderator
Análise Crítica do ‘Open’ e do ‘Free’ (Livre)
Colaboração sem significado: Conceitos mestres como liberdade
(freedom/openness) sempre correm o risco de continuar a constituir
um indicativo vazio (empty signifier). O fracasso de dar significado
a estes conceitos fez com que muitos descrevessem a Wikipédia como
‘colaborações’ ou até mesmo ‘ad hoc meritocracia’ (Alex Bruns). Ambas
noções de segunda linha também tendem a mascarar a reconfiguração da
política e das novas formas de terminar discussões através do voto.
Manipulação de comunidades pagas e voluntárias: Muitos wikipedianos
tem opiniões rígidas abrangendo áreas delicadas como identidade,
religião, ciência, política, cultura e o uso de técnicas sofisticadas
como astro-turfing[6] na Wikipédia. Além disso, alguns estados,
corporações e grupos religiosos organizados às vezes pagam
especialistas para se empenhar em astro-turfing, de maneira a remover
opiniões críticas e reescrever informações na Wikipédia.
Bangalore
Linda Gross
Universidade de Bielefeld, Alemanha
Universität Bielefeld
Wikipédia: Liberdade, igualidade e o surgimento de estruturas
Heather Ford
UC Berkeley, EUA
Wikipédia e o Digital Commons: uma perspectiva africana
Elad Wieder
Creative Commons, Israel
Comunidades versus mercados – a dissonância dentro de projetos livres
crescentes
Nathaniel Tkacz
Universidade de Melbourne, Australia
(University of Melbourne)
Força não é binária – as implicações da política do livre
Sunil Abraham
Centro para Internet e Sociedade, Bangalore
Centre for Internet and Society
Moderador
Políticas Globais de Exclusão
A tirania dos ‘conectados’: em sociedades compostas por uma
disparidade digital e participativa, os ‘conectados’ irão normalmente
vencer os que não têm acesso ou tempo livre.
Conhecimento e gênero sexual: Enquanto as mulheres são bem
representadas entre os leitores, elas quase não são representadas
entre os colaboradores. Em offlist chats as mulheres dizem que não se
sentem confortáveis ao contribuir para as conversas da Wikipédia.
Elas até se sentem silenciadas porque percebem que a Wikipédia é uma
cultura tech masculina. Algumas mulheres já criaram um espaço
alternativo para discussão, o wikichix.org. Será que a separação dos
espaços para discussão e a marginalização de assuntos domésticos e
impactos sociais na Wikipédia voltaram para o passado?
Lavagem de moralidade: os padrões morais vigentes em um país estão
sendo exportados para outros países via Wikipédia. Por exemplo, fotos
realistas de imagens do corpo humano em páginas que lidam com a
sexualidade e anatomia estão sendo substituídas por desenhos. Será
que este tipo de abordagem de denominador comum questiona o
pluralismo da sexualidade global? A convocação e futura recusa de
censura de imagem para uma entrada sobre Mohammad representa um
cenário similar.
Diversidade lingüística: Apesar do normativo imposto a si mesmo
demandar a diversidade lingüística e a descrição de si própria da
Wikipédia como um projeto verdadeiramente multi-lingüístico, inglês é
a língua franca em meta-projetos transligüísticos e discussões
políticas (policy). Além disso, ao nível de conteúdo, é a Wikipédia
em inglês que serve de Leitmedium (meio – como em mídia – dominante)
em termos de sincronização (de conteúdo). De que outras maneiras a
disparidade lingüística se dá na Wikipédia?
Governança global: A governança da Wikipédia se desenvolveu e veio se
tornando progressivamente mais sofisticado para se adaptar ao seu
crescimento fenomenal e à atenção ganha. Enquanto estas mudanças na
governança conseguiram manter o crescimento da Wikipédia e prevenir
que sua credibilidade fosse enfraquecida, existe a necessidade de
entender os impactos que vários mecanismos de governança têm em
diferentes encarnações da Wikipédia no mundo. Tal análise deve
considerar separadamente (e comparar) diferentes capítulos nacionais,
além de se estender para além dos projetos da Wikipédia para o
governança da Fundação Wikimedia.
Bangalore
Mark Graham
Faculdade de Trinity, Dublin
(Trinity College)
WikiSpace (WikiEspaço) – a construção e a visibilidade de espaços
híbridos
Alok Nandi
Architempo, Bélgica
Construindo WikiHeróis – Um caso de estudo de um escritor indiano e
seu legado à Wikipédia
Dror Kamir
Wikipediano de Israel
Meu lado, seu lado e a Wikipédia – tensão entre informação imparcial
e narrativa de conhecimento na Wikipédia, demostrado através de
artigos sobre o conflito no Meio Oriente
Asha Achuthan
Centro para estudos contemporaneos
(Centre for Contemporary Studies)
Moderadora
Amsterdam
Mayo Fuster Morell (Itália)
Instituto Universidade Européia
(European University Institute)
Governança da Wikimedia: a função da Fundação Wikimedia, sua forma e
geopolítica de internacionalização
Amit Basole (Índia)
Universidade de Massachusetts
(University of Massachusetts)
Conhecimento de Satyagraha: A caminho de um movimento de conhecimento
popular
Maja van der Velden (Holanda/Noruega)
Universidade de Oslo
Quando conhecimentos se encontram: design de base de dados e
desempenho do conhecimento
Athina Karatzogianni (Reino Unido)
Universidade de Hull
(University of Hull)
O impacto da Wikipédia sobre as hierarquias globais de poder-
conhecimento
Johanna Niesyto (Alemanha)
Universidade de Siegen
(Universität Siegen)
Moderatora
Wikipédia e o Lugar da Resistência
Será que a Wikipédia pode ser vista como um movimento social
propriamente dito e/ou os atores (sociologia) apropriam-se da
Wikipédia para construir alternativas? Por que algumas pessoas
desistem da Wikipédia? Será que as vozes críticas são silenciadas
pelo maior parte do público? Será que a exclusão do projeto Wikipédia
Arte revela que dentro da Wikipédia não há espaço para contestações,
repertórios, estilos que vão além da abordagem lingüística? Rituais e
mecanismos de exclusão oferecem percepções para com a
contemporaneidade da resistência em uma era paradigmática de
diversidade e inclusão. Ampliando o pensamento sobre movimentos
sociais, de acadêmicos como Touraine ou Melucci, o estudo da
Wikipédia poderá informar abordagens culturais e de identidade dos
estudos sobre movimentos sociais e vice versa.
Bangalore
William Buetler
Analista de Internet, EUA
A porta aberta (livre) e a janela fechada da Wikipédia
Eric Ilya Lee
Academia Sinica, Taiwan
Re-apropriando a Wikipédia: Arquivos de pessoas preguiçosas
Yi-Ping Tsou
Universidade do Centro Nacional, Taiwan
Resistência, relutância e reticência: por que Taiwam nao gosta da
Wikipédia
Amie Parry
Universidade do Centro Nacional, Taiwan
Moderadora
Conhecimentos sobre Mídia e Educação
Saber sobre o saber: Enquanto tecnologias como jornais, televisão,
rádio e cinema deram origem às instituições educacionais que lidam
com os estudos sobre mídia, deste modo providenciando ferramentas
para discernir entre o cidadão-consumidor e o futuro profissional, há
ainda muito trabalho pela frente para que se desenvolvam modelos
críticos similares sobre projetos emergentes como a Wikipédia. A (não)
resposta das instituições comuns de prevenir contra os ‘perigos’ de
projetos como os da Wikipédia e desencorajar ou banir o uso deles,
aparentam ser totalmente inadequados. O aumento dos ‘pró-sumidores’
indica uma necessidade de novas ‘produções de conhecimento’, em
adição ao tradicional ‘consumo de conhecimento’. Além do mais, há um
crescente número de meta-projetos na Wikipédia que procuram a
cooperação com escolas e academias. Porém serão a Fundação Wikimedia
e uma seleção de corporações nacionais os atores legítimos para
ensinar o conhecimento sobre mídia ou será melhor um empenho de
relações públicas? O que transferiria o conhecimento sobre a Wikipédia?
Bangalore
Usha Raman
Teacher-Plus, India
Referências definitivas e lugares contestadores? Wikipédia como um
recurso escolar de ensinar-aprender
Nupoor Rawal & Srikiet Tadepalli
Universidade Cristã, India
(Christ University)
Problems of authenticity in experiential information on the English
Wikipedia
Nishant Shah
Centro para Internet e Sociedade, Bangalore
(Centre for Internet and Society)
Moderadora
Wiki-analítica
Conhecimento no ambiente do software: Será que podemos começar a
pensar na Wikipédia como uma forma de influência mútua entre editores
e tecnologia, já que software e sistemas de notificação são uma parte
tão importante do projeto Wikipédia? Realmente, enquanto os humanos
discutem sobre afirmações sobre conhecimento, bots[7] fazem a maior
parte do trabalho sujo e a manutenção de conhecimento geral – um tipo
de trabalho “morto(-vivo)”. A presunção aqui, tanto de códigos como
de políticas, é a de que os princípios wiki precisam ser debatidos de
uma perspectiva dos estudos de software. Em qual medida as políticas
de bots triunfaram em relação à perícia vernacular ou conduziram a
uma outorga de poder aos e-tech geeks sobre projetos de conhecimento?
Relacionado a isto se encontra a questão da história cultural da
Wikipédia como uma plataforma. Qual é a relação entre política de
formação e os protocolos técnicos? Será o conhecimento da Wikipédia
cibernético?
Wikipédia como conjunto de dados: Além da participação da automação
na forma do bot, Wikipédia é inteiramente um instrumento de
informação. Que tipo de técnica de análise de dados poderá contribuir
para uma crítica radical ou esclarecer/inspirar métodos de rede de
comunicações que vão além da interpretação humana? Quais outros
conjuntos de dados de edição e história de uso tornados anônimos
poderiam ser liberados pela Fundação Wikimedia para promover
conhecimentos de mídia e educação?
Amsterdam
Felipe Ortega (Espanha)
Universidade Rey Juan Carlos, Madrid
Novas tendências na evolução da Wikipédia
Stuart Geiger (EUA)
Universidade Georgetown (Georgetown University Washington, D.C)
Política do Bot: A dominação, subversão e negociação do código na
Wikipédia
Richard Rogers (EUA/Holanda)
Universidade de Amsterdam
(Universiteit van Amsterdam)
Ramificações famosas e outros objetos para análise da Wikipédia
Hans Varghese Mathews (Índia)
Jornal Online Phalanx
Agrupando os colaboradores de uma página da Wikipédia
Nishant Shah (Índia)
Centro para Internet e Sociedade
(Centre for Internet and Society)
Moderatora
Detalhes de Produção
Além de montar uma rede para pesquisa crítica da Wikipédia, com sua
própria lista de e-mail, e de organizar dois eventos no início de
2010 em Bangalore e Amsterdam (só para começar), o objetivo é de
juntar material para um Reader de Pesquisa sobre a Wikipédia, que
será publicado como parte da série de Readers do INC, entre setembro
e outubro de 2010.
Grupo de pesquisa e de edição: Geert Lovink and Sabine Niederer
(Amsterdam), Nathaniel Tkacz (Melbourne), Sunil Abraham (Bangalore),
Johanna Niesyto (Siegen).
Informação para contato::
Sunil Abraham: sunil cis-india.org
Planejamento proposto: (Programação/agenda proposta?)
Junho 2009: enviar a convocação para participação/contribuições
(conferências e reader)
Fim de junho 2009: solicitar fundos para os eventos e o reader
22 de agosto de 2009: prazo final
Setembro: seleção das contribuições para o reader e os eventos
12-13 de janeiro de 2010: Evento em Bangalore
19-20 de março de 2010: Evento em Amsterdam
Fevereiro a maio de 2010: Produção do reader
Maio de 2010: Copy Editing (editar para publicação)
Junho de 2010: Design e impressão
Julho de 2010: Lançamento do reader na Wikimedia 2010 em Danzig, Polônia
[1] Tanto a palavra Open (lugar aberto, livre) quanto a palavra Free
(livre, independente, acessível, grátis, voluntário) do inglês são
traduzidas nos sites da Wikipédia em português como Livre.
[2] Reader é um livro que contém uma compilação de textos para serem
usados no ensino.
[3] Mainstream é uma expressão inglesa que significa o pensamento
corrente da maioria da população ou corrente predominante.
[4] estereótipo do indivíduo que se interessa por computação.
[5] veja Wikicommons, um projeto com o objetivo de servir de
repositório para imagens e outras multimídias livre
[6] metáfora para indicar a simulação de apoio espontâneo de um grupo/
comunidade
[7] Bot, diminutivo de robot (robô), é um utilitário concebido para
simular ações humanas” (Wikipédia); uma automação do sistema que
controla seu próprio funcionamento, fazendo correções quando
necessárias, sem a interferência do homem.
-------------- próxima parte ----------
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