[ARENA] Braço de Ferro / Lançamento de "A Economia do Artista" / Sexta, 12 Fevereiro

isabel carvalho email.isabelcarvalho googlemail.com
Terça-Feira, 9 de Fevereiro de 2010 - 22:35:05 WET



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Braço de Ferro
Lançamento de "A Economia do Artista"

Sexta, 12 de Fevereiro, 2010
parte 1: em frente ao Banco de Portugal, Avenida dos Aliados, Porto,  
11:00
parte 2: Passos Manuel, Porto, 22:00

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

BF13
A Economia do Artista

Editado por:

Isabel Carvalho
Lígia Paz
Pedro Nora

Com contribuições de:

Brendan Byrne
Clare Thornton
David Riff
Debra Savage
Dmitri Vilensky
Esther Leslie
Frederikke Hansen
Isabel Carvalho
João Alves Marrucho
João Sousa Cardoso
João Teixeira Lopes
Jorge Louraço
Katharina Schlieben
Kirsten Forkert
Lígia Paz
Marina Vishmidt
Mário Moura
Mark Hutchinson
Marta Bernardes
Paul Buck
Sønke Gau
Vitor Silva
W.A.G.E.

2010 / 16 x 22.5 cm / 408 p. / p/b / Pt / Eng

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

“Para a consciência moderna, o artista (substituindo o santo) é o  
sofredor exemplar. E entre os artistas, o escritor, o homem da  
palavra, é a pessoa a quem olhamos como sendo o que melhor é capaz de  
expressar o seu sofrimento. [...] Como homem, ele sofre; como  
escritor transforma o seu sofrimento em arte. O escritor é o homem  
que descobre o uso do sofrimento na economia da arte – como os santos  
descobriram a utilidade e necessidade do sofrimento na economia da  
salvação.”
Susan Sontag – “The artist as an exemplary sufferer”, Against  
Interpretation (Londres: Vintage, 1994 [ed. original, Nova Iorque:  
Farrar Straus & Giroux, 1966]).

Os textos reunidos em A “Economia do Artista” propõem análises  
críticas às políticas culturais, às instituições e à própria  
estrutura de pensamento dos intervenientes culturais em cujo centro  
se encontra o artista. A forma de questionar a precariedade que  
subsiste no meio artístico é aqui apresentada por vezes como uma  
acção individual, por outras como o resultado de uma  
consciencialização colectiva de carácter associativo. As vinte  
contribuições apresentadas tomaram a forma de ensaio, de entrevista,  
de reflexão, de episódio biográfico – sem qualquer tipo de  
hierarquização entre os diferentes formatos por parte dos editores –  
são propostas de reflexão que procuram contribuir para o debate  
público. Têm a vantagem de permitir uma análise diversificada e  
heterogénea da complexidade das relações entre arte e economia, que  
podemos constatar serem comuns a Portugal, EUA, Rússia, Reino Unido,  
Suíça, Dinamarca, etc., espelhando, somos levados a crer, uma  
realidade global.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
english version
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Braço de Ferro
"The Economy of the Artist" book lauch

Friday, 12 February, 2010
part 1: in front of Banco de Portugal, Avenida dos Aliados, Porto, 11:00
part 2: Passos Manuel, Porto, 22:00

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

BF13
The Economy of the Artist

Edited by:

Isabel Carvalho
Lígia Paz
Pedro Nora

Texts by:

Brendan Byrne
Clare Thornton
David Riff
Debra Savage
Dmitri Vilensky
Esther Leslie
Frederikke Hansen
Isabel Carvalho
João Alves Marrucho
João Sousa Cardoso
João Teixeira Lopes
Jorge Louraço
Katharina Schlieben
Kirsten Forkert
Lígia Paz
Marina Vishmidt
Mário Moura
Mark Hutchinson
Marta Bernardes
Paul Buck
Sønke Gau
Vitor Silva
W.A.G.E.

2010 / 16 x 22.5 cm / 408 p. / b/w / Pt / Eng

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

“For the modern consciousness, the artist (replacing the saint) is  
the exemplary sufferer. And among artists, the writer, the man of  
words, is the person to who we look to be able best to express his  
suffering. [...] As a man, he suffers; as a writer, he transforms his  
suffering into art. The writer is the man who discovers the use of  
suffering in the economy of art—as the saints discovered the utility  
and necessity of suffering in the economy of salvation.”
Susan Sontag – “The artist as an exemplary sufferer”, Against  
Interpretation (London: Vintage, 1994 [1st ed. New York: Farrar  
Straus & Giroux, 1966]).

The texts that we’ve gathered in "The Economy of the Artist" present  
critical analyses of culture policies, of institutions and of the  
very thought structure of the cultural agents of the environment in  
which the artist is the living centre. Sometimes the form of  
questioning of the precarity of the artist milieu is presented as an  
individual action, other times as the result of a collective  
conscience that stems from associative actions. These twenty texts  
comprise essays, interviews, reflections, and even biographical  
accounts. The order in which they are presented does not reflect any  
sort of hierarchy between them. All of them present viable  
propositions that aim to contribute to a public reflection and  
discussion. There’s a vantage point in this collection due to the  
fact that it presents a diverse, heterogeneous analysis of the  
complexity of the arts-economy relationship, which we learn is more  
alike than different in Portugal, the United States, the United  
Kingdom, Switzerland, Denmark, and other places, mirroring, or so we  
believe, a global reality.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

www.bfeditora.net




-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20100209/422aefe2/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA