[ARENA] Braço de Ferro / Lançamento de "A Economia do Artista" / Sexta, 12 Fevereiro
isabel carvalho
email.isabelcarvalho googlemail.com
Terça-Feira, 9 de Fevereiro de 2010 - 22:35:05 WET
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Braço de Ferro
Lançamento de "A Economia do Artista"
Sexta, 12 de Fevereiro, 2010
parte 1: em frente ao Banco de Portugal, Avenida dos Aliados, Porto,
11:00
parte 2: Passos Manuel, Porto, 22:00
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
BF13
A Economia do Artista
Editado por:
Isabel Carvalho
Lígia Paz
Pedro Nora
Com contribuições de:
Brendan Byrne
Clare Thornton
David Riff
Debra Savage
Dmitri Vilensky
Esther Leslie
Frederikke Hansen
Isabel Carvalho
João Alves Marrucho
João Sousa Cardoso
João Teixeira Lopes
Jorge Louraço
Katharina Schlieben
Kirsten Forkert
Lígia Paz
Marina Vishmidt
Mário Moura
Mark Hutchinson
Marta Bernardes
Paul Buck
Sønke Gau
Vitor Silva
W.A.G.E.
2010 / 16 x 22.5 cm / 408 p. / p/b / Pt / Eng
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
“Para a consciência moderna, o artista (substituindo o santo) é o
sofredor exemplar. E entre os artistas, o escritor, o homem da
palavra, é a pessoa a quem olhamos como sendo o que melhor é capaz de
expressar o seu sofrimento. [...] Como homem, ele sofre; como
escritor transforma o seu sofrimento em arte. O escritor é o homem
que descobre o uso do sofrimento na economia da arte – como os santos
descobriram a utilidade e necessidade do sofrimento na economia da
salvação.”
Susan Sontag – “The artist as an exemplary sufferer”, Against
Interpretation (Londres: Vintage, 1994 [ed. original, Nova Iorque:
Farrar Straus & Giroux, 1966]).
Os textos reunidos em A “Economia do Artista” propõem análises
críticas às políticas culturais, às instituições e à própria
estrutura de pensamento dos intervenientes culturais em cujo centro
se encontra o artista. A forma de questionar a precariedade que
subsiste no meio artístico é aqui apresentada por vezes como uma
acção individual, por outras como o resultado de uma
consciencialização colectiva de carácter associativo. As vinte
contribuições apresentadas tomaram a forma de ensaio, de entrevista,
de reflexão, de episódio biográfico – sem qualquer tipo de
hierarquização entre os diferentes formatos por parte dos editores –
são propostas de reflexão que procuram contribuir para o debate
público. Têm a vantagem de permitir uma análise diversificada e
heterogénea da complexidade das relações entre arte e economia, que
podemos constatar serem comuns a Portugal, EUA, Rússia, Reino Unido,
Suíça, Dinamarca, etc., espelhando, somos levados a crer, uma
realidade global.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
english version
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Braço de Ferro
"The Economy of the Artist" book lauch
Friday, 12 February, 2010
part 1: in front of Banco de Portugal, Avenida dos Aliados, Porto, 11:00
part 2: Passos Manuel, Porto, 22:00
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
BF13
The Economy of the Artist
Edited by:
Isabel Carvalho
Lígia Paz
Pedro Nora
Texts by:
Brendan Byrne
Clare Thornton
David Riff
Debra Savage
Dmitri Vilensky
Esther Leslie
Frederikke Hansen
Isabel Carvalho
João Alves Marrucho
João Sousa Cardoso
João Teixeira Lopes
Jorge Louraço
Katharina Schlieben
Kirsten Forkert
Lígia Paz
Marina Vishmidt
Mário Moura
Mark Hutchinson
Marta Bernardes
Paul Buck
Sønke Gau
Vitor Silva
W.A.G.E.
2010 / 16 x 22.5 cm / 408 p. / b/w / Pt / Eng
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
“For the modern consciousness, the artist (replacing the saint) is
the exemplary sufferer. And among artists, the writer, the man of
words, is the person to who we look to be able best to express his
suffering. [...] As a man, he suffers; as a writer, he transforms his
suffering into art. The writer is the man who discovers the use of
suffering in the economy of art—as the saints discovered the utility
and necessity of suffering in the economy of salvation.”
Susan Sontag – “The artist as an exemplary sufferer”, Against
Interpretation (London: Vintage, 1994 [1st ed. New York: Farrar
Straus & Giroux, 1966]).
The texts that we’ve gathered in "The Economy of the Artist" present
critical analyses of culture policies, of institutions and of the
very thought structure of the cultural agents of the environment in
which the artist is the living centre. Sometimes the form of
questioning of the precarity of the artist milieu is presented as an
individual action, other times as the result of a collective
conscience that stems from associative actions. These twenty texts
comprise essays, interviews, reflections, and even biographical
accounts. The order in which they are presented does not reflect any
sort of hierarchy between them. All of them present viable
propositions that aim to contribute to a public reflection and
discussion. There’s a vantage point in this collection due to the
fact that it presents a diverse, heterogeneous analysis of the
complexity of the arts-economy relationship, which we learn is more
alike than different in Portugal, the United States, the United
Kingdom, Switzerland, Denmark, and other places, mirroring, or so we
believe, a global reality.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
www.bfeditora.net
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20100209/422aefe2/attachment-0001.html>
Mais informações acerca da lista ARENA