[ARENA] Tão estúpidos que eles são!!!! [paraísos fiscais]

miguel leal ml virose.pt
Quinta-Feira, 23 de Dezembro de 2010 - 19:29:30 WET

Ironia por ironia, e a propósito de tudo isto, lembrei-me de uma exposição montada em 2005-2006 no ZKM de Karlsruhe. Intitulada 'Light Art from Artificial Light', era uma daquelas fastidiosas exposições 'all in one' que o Peter Weibel tanto gosta de organizar. A quantidade de lâmpadas no ZKM era de tal ordem que tiveram de instalar um posto de tensão temporário com o patrocínio da eléctrica alemã. Visitada em pleno inverno, o calor das lâmpadas e a luz ofuscante poderia fazer-nos acreditar por instantes que tínhamos chegado a algum paraíso fiscal, verdadeira ilha tropical no meio da fria cidade de Karlsruhe :-)

abs

ml

P.S.1 - A lista de artistas e alguns links só para terem uma ideia do gigantismo da coisa:
A · Vito Acconci · Franz Ackermann · Dennis Adams · Marc Adrian · Yaacov Agam · Giovanni Anceschi · Giovanni Anselmo ·Stephen Antonakos · Siegrun Appelt · John M Armleder · B ·Werner Bauer · Julien Berthier · Thomas Beth · Joseph Beuys ·Alberto Biasi · Thomas Berger · Bigert & Bergström · Vladimir Bonacic · Ecke Bonk · Davide Boriani · Jonathan Borofsky ·Martin Boyce · Erich Buchholz · Angela Bulloch · Pol Bury · C ·Nino Calos · Chryssa · Jürgen und Nora Claus · Victoria Coeln ·Gianni Colombo · Tony Conrad · Waltraut Cooper · Martin Creed· D · Björn Dahlem · Gabriele De Vecchi · Koenrad Dedobbeleer· Hugo Rudolfo Demarco · Jürgen Drescher · Sven Drühl · Chiara Dynys · E · Fred Eerdekens · Viking Eggeling · Olafur Eliasson ·Elmgreen/Dragset · Tracey Emin · Manfred Erjautz · F · Spencer Finch · Berta Fischer · Oskar Fischinger · Fischli/Weiss · Dan Flavin · Joachim Fleischer · Sylvie Fleury · Ceal Floyer · Lucio Fontana · Peter Friedl · G · Horacio Garcia-Rossi · Alberto Garutti· Kendall Geers · Klaus Geldmacher · Karl Gerstner · Walter Giers · Imi Giese · Paul Gittins · Dominique Gonzalez-Foerster ·Felix Gonzalez-Torres · Gun Gordillo · Gerhard von Graevenitz ·Tue Greenfort · Helga Griffiths · Bruno Gronen · Gruppo MID ·Brian Gysin · H · Zaha Hadid · Mark Handforth · Daniel Hausig ·Werner Haypeter · Klaus Heider · Jeppe Hein · Christian Herdeg· Diango Hernandez · Georg Herold · Lori Hersberger · Nic Hess ·Christoph Hildebrand · Noritoshi Hirakawa · Hofstetter Kurt ·Carsten Höller · Jenny Holzer · Berthold Hörbelt · Stephan Huber· Markus Huemer · J · Alfredo Jaar · Birgit Jensen · Dieter Jung ·K · Yoshiaki Kaihatsu · Claudia Kapp · Kazuo Katase · Peter Keene · Mike Kelley · Stefan Kern · Jon Kessler · Martin Kippenberger · Astrid Klein · Gyula Kosice · Joseph Kosuth ·Brigitte Kowanz · Dieter Krieg · Ferdinand Kriwet · Mischa Kuball· Hans Peter Kuhn · Vollrad Kutscher · Susanne Kutter · Swen Kuttner · L · Thorbjörn Lausten · Bertrand Lavier · Julio Le Parc ·Claude Leveque · Golan Levin · Benita Liebel · Alexander Lieck ·David Lieske · Won Ju Lim · Thomas Locher · Sarah Lucas ·Adolf Luther · M · Heinz Mack · Frank Joseph Malina · Bernhard Martin · Manfredo Massironi · Anthony McCall · Paul McCarthy ·Christian Megert · Isa Melsheimer · Mathieu Mercier · Mario Merz· Tatsuo Miyajima · Volker Möllenhoff · Simon Dybbroe Møller ·László Moholy-Nagy · Achim Mohné · Jonathan Monk · François Morellet · Leonardo Mosso · Reinhard Mucha · Christian Philipp Müller · Jörn Müller-Quade · Matt Mullican · Bruno Munari · Jan van Munster · N · Maurizio Nannucci · Bruce Nauman · Tim Noble· O · Germano Olivotto · Tony Oursler · P · Jorge Pardo ·Zdenĕk Pešánek · Goran Petercol · Finnbogi Pétursson · Rudolf Pfenninger · Daniel Pflumm · Otto Piene · Jack Pierson · PIPS:lab· Hermann Pitz · Fabrizio Plessi · Riccardo Previdi · R · Patrick Raynaud · Martial Raysse · Nikolaj Recke · Erwin Redl · Tobias Rehberger · Anselm Reyle · Jason Rhoades · Hans Richter ·Rivka Rinn · Daniel Roth · Tim Otto Roth · Pierre Rovère ·Gerhard Rühm · Walter Ruttmann · S · Michael Sailstorfer ·Sarkis · Michael Schmid · Ruth Schnell · Nicolas Schöffer ·Patrick Schumacher · Michael Schuster · Kurt Schwerdtfeger ·Marie Sester · Paul Sharits · Jessica Shaw · Damir Sokić · Keith Sonnier · Stefan Sous · Aleksandar Srnec · Simon Starling ·Katja Strunz · T · Gerold Tagwerker · Yuji Takeoka · Paul Thek ·Jan Timme · Jean Tinguely · Rikrit Tiravanija · Rosemarie Trockel · Joëlle Tuerlinckx · James Turrell · U · Günther Uecker ·Giuseppe Uncini · V · Gregorio Vardanega · Grazia Varisco ·Woody Vasulka · Michel Verjux · W · Shugang Wang · Robert Watts · Sue Webster · Peter Weibel · Franz West · Pae White ·James Whitney · John Whitney · Thomas Wilfred · Dominique Willoughby · Wolfgang Winter · Claudia Wissmann · Johannes Wohnseifer · Manfred Wolff-Plottegg · Teres Wydler · Cerith Wyn Evans · Y · Haegue Yang · Penny Yassour · Z · Joseph Zehrer ·Giancarlo Zen · Chen Zhen · Heimo Zobernig · Gilberto Zorio ·Christof Zwiener ·

http://container.zkm.de/streaming/streams2005/lichtkunst_trailer.html
http://hosting.zkm.de/lightart/