[ARENA] Obra impedida no MAM-SP

A GENTIL CARIOCA convite agentilcarioca.com.br
Quarta-Feira, 14 de Abril de 2010 - 18:24:12 WEST



No começo achei pitoresco, depois, ao tomar conhecimento da  
recorrência desses casos no atual circuito de arte brasileiro,  
resolvi dividir minha preocupação. Falamos de censura ou algo  
parecido...  Serei breve:

Em 2007 realizei, em um evento no MAC / Niteroi, o trabalho Fani  
Dark. Na época da mostra, a ex-Big Brother Fani posou para a Playboy  
e milhares de cartazes da revista foram espalhados pela cidade do Rio  
(a maioria em verso de bancas de jornal). Naturalmente, com o passar  
do tempo, boa parte dos cartazes sofriam algum tipo de intervenção  
(inscrição, desenhos, rasgos, perfurações, etc). A pretensão de  
afirmar tal prática, espontânea e anônima, como processos  
verdadeiramente artísticos e de natureza urbana me motivou a produzir  
esse trabalho: distribuí uma centena desses cartazes numa área  
externa do museu e, acompanhados de hidrocores, convidava os  
visitantes a intervir nos posters. Embora sutil, as intervenções  
(muitas vezes rabiscos apressados que combinam humor e preconceito)  
revelam a concepção de moral, as opiniões e complexos de seus  
autores. Ao mesmo tempo, populariza procedimentos de pintura  
(combinada) bastante usuais na historia da pintura recente (de  
Rauchemberg aos dias de hoje).

Passados três anos, fui convidado a integrar a exposição “A  
cidade do homem nu”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, com  
três desses cartazes da Fani. A mostra abrirá esta quinta-feira, 15  
de Abril, mas, para minha surpresa, eu e o curador da mostra fomos  
informados que não poderíamos “expor ou reproduzir a obra, para  
evitar problemas jurídicos relativos ao direito de imagem da ex- 
BBB” - era o que me informava o departamento jurídico do MAM. Este,  
havia contactado a assessoria da ex-BBB pedindo autorização do uso  
de sua imagem. A autorização foi negada, pois “infelizmente ele  
não agrega fatores positivos a imagem da Fani”. Também entraram em  
contato com a revista Playboy, que afirmou que “a modelo Fani  
Pacheco e o fotógrafo J.R. Duran devem aprovar não só a exposição  
das fotos, mas também as alterações que foram feitas nelas”.

Procurei, então, a curadoria do Museu para saber se tinha  
conhecimento desse problema, me informando estar subjugada ao  
departamento jurídico da instituição. Argumentei, em vão, que se  
tratava de uma apropriação, processo comum na arte (já há algum  
tempo) e que a negativa ia de encontro a liberdade de expressão.  
Falei que, como aqueles três cartazes, houve centenas, milhares deles  
na cidade do Rio acompanhados de intervenções até mais contundentes  
que aquelas que seriam apresentadas. Por fim, esclareci que o  
trabalho expunha, na verdade, a moral daqueles que participavam com  
as intervenções (além da abordagem sexista com que os veículos  
publicitários tratam a mulher, em particular) e não a figura  
pública da Fani - que, particularmente, curto. Tratava-se de uma  
homenagem.

Lamentavelmente assisti, com clareza, a derrocada de princípios  
curatoriais em benefício de processos empresariais de funcionamento.  
Gestões de museus, cada vez mais voltada à indústria de  
entretenimento, imprimem o conjunto de regras e processos  
corporativos às entidades culturais. Condicionada a administração  
do capital e do lucro, fracassa a instituição na sua função de  
gerir subjetividades. Vale lembrar, num momento que até mesmo a  
Radiobrás, empresa de comunicação do Governo Federal atua sobre  
licença de Creative Commons, compartilhando livremente seu material e  
estimulando a prática de editoração, montagem e apropriação  
(apenas citando a fonte).  Triste, mas necessário, debater isso nos  
dias de hoje, passados quase cem anos (na verdade 98) da criação do  
primeiro ready made. Aqui, pediriam licença pra fabrica da roda da  
bicicleta...



Alexandre Vogler








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