[ARENA] Obra impedida no MAM-SP
A GENTIL CARIOCA
convite agentilcarioca.com.br
Quarta-Feira, 14 de Abril de 2010 - 18:24:12 WEST
No começo achei pitoresco, depois, ao tomar conhecimento da
recorrência desses casos no atual circuito de arte brasileiro,
resolvi dividir minha preocupação. Falamos de censura ou algo
parecido... Serei breve:
Em 2007 realizei, em um evento no MAC / Niteroi, o trabalho Fani
Dark. Na época da mostra, a ex-Big Brother Fani posou para a Playboy
e milhares de cartazes da revista foram espalhados pela cidade do Rio
(a maioria em verso de bancas de jornal). Naturalmente, com o passar
do tempo, boa parte dos cartazes sofriam algum tipo de intervenção
(inscrição, desenhos, rasgos, perfurações, etc). A pretensão de
afirmar tal prática, espontânea e anônima, como processos
verdadeiramente artísticos e de natureza urbana me motivou a produzir
esse trabalho: distribuí uma centena desses cartazes numa área
externa do museu e, acompanhados de hidrocores, convidava os
visitantes a intervir nos posters. Embora sutil, as intervenções
(muitas vezes rabiscos apressados que combinam humor e preconceito)
revelam a concepção de moral, as opiniões e complexos de seus
autores. Ao mesmo tempo, populariza procedimentos de pintura
(combinada) bastante usuais na historia da pintura recente (de
Rauchemberg aos dias de hoje).
Passados três anos, fui convidado a integrar a exposição “A
cidade do homem nu”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, com
três desses cartazes da Fani. A mostra abrirá esta quinta-feira, 15
de Abril, mas, para minha surpresa, eu e o curador da mostra fomos
informados que não poderíamos “expor ou reproduzir a obra, para
evitar problemas jurídicos relativos ao direito de imagem da ex-
BBB” - era o que me informava o departamento jurídico do MAM. Este,
havia contactado a assessoria da ex-BBB pedindo autorização do uso
de sua imagem. A autorização foi negada, pois “infelizmente ele
não agrega fatores positivos a imagem da Fani”. Também entraram em
contato com a revista Playboy, que afirmou que “a modelo Fani
Pacheco e o fotógrafo J.R. Duran devem aprovar não só a exposição
das fotos, mas também as alterações que foram feitas nelas”.
Procurei, então, a curadoria do Museu para saber se tinha
conhecimento desse problema, me informando estar subjugada ao
departamento jurídico da instituição. Argumentei, em vão, que se
tratava de uma apropriação, processo comum na arte (já há algum
tempo) e que a negativa ia de encontro a liberdade de expressão.
Falei que, como aqueles três cartazes, houve centenas, milhares deles
na cidade do Rio acompanhados de intervenções até mais contundentes
que aquelas que seriam apresentadas. Por fim, esclareci que o
trabalho expunha, na verdade, a moral daqueles que participavam com
as intervenções (além da abordagem sexista com que os veículos
publicitários tratam a mulher, em particular) e não a figura
pública da Fani - que, particularmente, curto. Tratava-se de uma
homenagem.
Lamentavelmente assisti, com clareza, a derrocada de princípios
curatoriais em benefício de processos empresariais de funcionamento.
Gestões de museus, cada vez mais voltada à indústria de
entretenimento, imprimem o conjunto de regras e processos
corporativos às entidades culturais. Condicionada a administração
do capital e do lucro, fracassa a instituição na sua função de
gerir subjetividades. Vale lembrar, num momento que até mesmo a
Radiobrás, empresa de comunicação do Governo Federal atua sobre
licença de Creative Commons, compartilhando livremente seu material e
estimulando a prática de editoração, montagem e apropriação
(apenas citando a fonte). Triste, mas necessário, debater isso nos
dias de hoje, passados quase cem anos (na verdade 98) da criação do
primeiro ready made. Aqui, pediriam licença pra fabrica da roda da
bicicleta...
Alexandre Vogler

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