[ARENA] Fwd: » Sugestões + Concerto imperdível dia 18 de Outubro! »

Manuela São Simão manuelasaosimao gmail.com
Quarta-Feira, 7 de Outubro de 2009 - 02:55:54 WEST


EDITMAKEMIX *recomenda:*


»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

*10.10 - 14h00 | Transmissão radiofónica*
*"A Alta na Zero"* (transmissão na Rádio Zero a partir da Galeria Lumiar
Cité, por Manuela São Simão)

Partindo do projecto "O Modelo" de Joen P. Vedel e do *work in progress* que
ele desenvolve todos os dias na galeria, foram gravados alguns momentos
sonoros com gravações de campo intensas das construções que lá estão a ser
desenvolvidas sob orientação do artista. Através das gravações transmitidas
os ouvintes da Rádio Zero são convidados a visitar virtualmente a Alta de
Lisboa e a Galeria Lumiar Cité, participando via rádio num *working day* de
Joen P. Vedel.

escutar em www.radiozero.pt

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

*Trama - Festival de Artes Performativas

*08 Out - 11 Out 2009 - PORTO

http://www.festivaltrama.org/ <http://www.myspace.com/festivaltrama>

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
*
Future Places Festival 09* *- Digital Media and Local Cultures*

13 - 17 OUt - PORTO

http://www.futureplaces.org/

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»



EDITMAKEMIX *organiza:*


»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Duo Pedro Lopes & Gabriel Ferrandini

[Estreia mundial do duo de electrónica e bateria]


*18 OUT - CAFÉ au LAIT - PORTO*

*19h  ENTRADA LIVRE*

Poucas vezes surgido em cena, e de cada uma com coordenadas totalmente
distintas, o duo de electrónica e bateria não tem padrões nem referências
definidas. O que quer dizer que neste território muito, quase tudo na
verdade, está por fazer. É a tal que se propõem Pedro Lopes e Gabriel
Ferrandini, o primeiro com um gira-discos processado digitalmente e ligado a
um amplificador de guitarra, com manipulações de vinis cortados ou de
fabrico “homemade” recorrendo a agulhas danificadas, o segundo com um “kit”
de bateria e percussão. Apesar do semelhante instrumentário e do mesmo
alinhamento pela livre-improvisação, a parceria há uns anos estabelecida
entre o mestre dos gira-discos Christian Marclay e Gunter Muller não chega a
ser um exemplo, pois na altura da gravação de “Live Improvisations” já o
baterista suíço de origem alemã privilegiava a utilização de dispositivos
electrónicos – hoje, de resto, toca apenas com iPods e “delays”. Assumindo
por inteiro a formatação electroacústica escolhida, no que esta tem de mais
híbrido (à linguagem electrónica juntam-se sintagmas do jazz), é outro o
caminho que Lopes e Ferrandini procuram percorrer. O de uma música
exploratória muito aberta e respirada, que pode ir do “near silence” até ao
noise mais brutalista, sem saltar etapas nem excluir possibilidades.

Para *Pedro Lopes* a tecnologia é um meio e não um fim. A actividade musical
que vem desenvolvendo inclui o computador mas passa também pela utilização
de “gadgets” analógicos, na maior parte dos casos circunscrita a uma prática
improvisacional que denota o seu gosto pelo jazz. Com vocação intermedia,
trabalha frequentemente com artistas visuais e performativos. O seu percurso
passou por uma colaboração com Carlos “Zíngaro”, concertos com o Riot Trio e
a junção ao colectivo de gira-discos Whit, tendo como ponto alto a
constituição do trio OTO, vencedor do Concurso de Projectos Artísticos da
Fundação de Serralves. O envolvimento que vem mantendo com a “radio art”
traduziu-se já nas apresentações de “Backyard Radio FM” na Transmediale de
Berlim, com Diana McCarty, Pit Schultz, Sarah Washington e Knuth Aufermann,
de “Majhora FM” em Serralves, com Manuela São Simão e Joana Mateus,  e de
“Le Message / The Message” em South Devon, no Reino Unido, com Mush von
Namek. A crítica já o vê como o mais completo representante da novíssima
geração da música experimental.

*Gabriel Ferrandini* é, por sua vez, a imagem da música universal que toca.
Nasceu em Monterey, na Califórnia, filho de pai português natural de
Moçambique levado para o Brasil com apenas 2 anos de idade e de mãe
brasileira com ascendência italiana que foi viver para os Estados Unidos na
adolescência. Em Portugal, este “cidadão do mundo” está a tornar-se muito
rapidamente num dos mais importantes bateristas em actividade nas áreas do
jazz e da música livremente improvisada. Com o Motion Trio de Rodrigo Amado,
o Red Trio, o Nobuyasu Furuya Trio, o grupo noise Flu e em outros contextos,
entre os quais se contam as prestações públicas que teve com figuras de
renome como Rob Mazurek, Alberto Pinton, Alfred “23” Harth, Raymond Strid e
David Stackenas, entre outros, Ferrandini impôs uma perspectiva muito
pessoal do trabalho com as baquetas, algures entre os estilos de Paul Lytton
e Paal Nilssen-Love. Como já assinalou a revista *jazz.pt* <http://jazz.pt/>,
“o futuro espera-o”.

Rui Eduardo Paes
*http://rep.no.sapo.pt* <http://rep.no.sapo.pt/>


»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»



 *
........................................................................................................................................................................................

Caso não lhe interesse receber esta info, responda por favor a este e-mail
com o subject "goodbye mix" e será
removido da nossa mailing list para sempre!Por isso pense bem!...
Se recebeu este e-mail através de um foward e quer ser adicionado à nossa
mailing list, envie-nos um e-mail para
editmakemix  gmail.com com o subject "I like this mix!". Obrigada! :)

........................................................................................................................................................................................
*




-- 
http://manuelasaosimao-projects.blogspot.com
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20091007/c0b9d73a/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA