[ARENA] a importância da transparência

miguel leal ml virose.pt
Quinta-Feira, 19 de Novembro de 2009 - 16:54:17 WET

Olá a todos, olá André, olá Ana (long time no speak!):

Em relação ao Cayatte só posso dizer que é uma surpresa sem surpresa.
Comparo o atelier dele a alguns dos grandes escritórios de advogados
que trabalham com um estatuto preferencial para o Estado, para as
empresas do Estado e para alguns dos grandes grupos económicos,
estruturas que são habitualmente geridas num sistema de carrossel em
que as mesmas pessoas acabam por ocupar à vez os diferentes (?)
centros de decisão. Dei uma espreitadela ao site -- portal(?) -- que
custou 99.500 € (parece um daqueles preços dos hipermercados que
ficam sempre nos .99) e realmente não se percebe onde foi queimado
tanto dinheiro.

O caso referido pela Ana do programa de Austin é também um bom
exemplo do desperdício dos dinheiros públicos. Tenho acompanhado à
distância as desventuras do programa da UT-Austin em Portugal, em
especial no que respeita à UP, e partilho das reservas da Ana. O
programa, tal como tem sido posto em prática, não serve para [quase]
nada, isto sem falar no facto de que estas parcerias funcionam numa
lógica de transferência de conhecimento e tecnologia que é risível e
terceiro-mundista. As universidades americanas fizeram aqui o seu
trabalho e procuraram financiamentos alternativos por via destes
programas ( (UTA, CMU e MIT). As universidades portuguesas, por
acefalia e falta de espírito crítico, pelo menos nesta área da arte e
dos media digitais que conheço melhor, vão aproveitar muito pouco com
tais parcerias. Chega a ser ridículo ouvir falar nos valores
envolvidos num programa que nos traz conferências e workshops que
replicam, no geral, competências já instaladas quando falta dinheiro
para contratar os professores de que precisamos (no estrangeiro, por
exemplo) e quando os nossos alunos não têm sequer acesso, por falta
de orçamento, aos equipamentos mais básicos que se exigem nos
domínios de ensino e investigação cobertos justamente pela parceria,
isto para não referir os laboratórios que faltam em áreas tão
críticas como a animação 3D, o áudio ou o cinema digital, ou as
dificuldades que as nossas bibliotecas enfrentam quando pretendem
adquirir um (?!) simples livro.
Na verdade, a desorçamentação levada a cabo no ensino superior em
Portugal nestes últimos anos serviu apenas para alimentar ficções
como o programa com a UT-Austin. Os resultados já estão à vista..

abs

miguel