[ARENA] a importância da transparência
Ana Boa-Ventura
anaventura mail.utexas.edu
Quinta-Feira, 19 de Novembro de 2009 - 14:59:41 WET
André e restantes membros da Arena,
Aplausos pela tua coragem. Ganham-se sempre inimigos quando se pede
transparência. Sou capaz de ganhar alguns com este post mas vai assim
mesmo porque as minhas queixas têm apenas a ver com o governo
português e penso que não lerão a Arena?:)
Impressionante de facto. Não sabia deste site- transparencia-pt.org
Já agora... Será que alguém sabe o que está a acontecer aos
140.000.000,00 Euros (140 milhões) das três parcerias internacionais
(UTA, CMU e MIT)? Qual é o retorno efectivo para Portugal?
Tendo sido Associate Director para a área de Digital Media do lado da
UT na UT-Portugal - de que me despedi passado um ano - acredito que o
governo português é o grande responsável pela falta de supervisão - e
avaliação (ou não) - das parcerias.
Para as universidades americanas o timing destas parcerias não podia
ter sido melhor. Em periodo de crise económica, e dado que o sistema
universitário americano não assegura os 3 meses de salário do Verão
aos académicos , as... ahem... summer schools em Portugal têm sido
óptimas. Lembro-me de que Novembro era o mês ideal para a universidade
X em Portugal para um certo evento da parceria ("that I shall not
disclose here" para não ser mal interpretada pelos colegas
portugueses) mas nos EUA, ouvi "not very good weather that month in
Portugal right?... why not July or August?".
O jornal da universidade onde estou publicou em grande headline
"Workshops reveal Portugese student interest in media" - a gralha faz
parte do titulo, "by the way"... Os estudantes portugueses interessam-
se pelos media? A serio?? Ainda bem que ficámos a saber isto, gracas a
umas workshops conduzidas por uns americanos em Portugal. Noutra
passagem le-se "in Lisbon with the University of Porto and the New
University of Lisbon". Ficamos tambem a saber que a UP fica em Lisboa.
Conclusão - as parcerias têm sido óptimas para as universidades
americanas embora não tenham contribuido para o conhecimento de
geografia e ortografia que sabemos ser fraco... Mas ... e para Portugal?
E em prol da transparência, o tal artigo está aqui http://www.dailytexanonline.com/2.4489/workshops-reveal-portugese-student-interest-in-media-1.760836
Abraços transparentes!
Ana Boa-Ventura
On Nov 19, 2009, at 4:58 AM, André Rangel wrote:
>
> <unknown.gif>
>
> Begin forwarded message:
>
>> Caros designers, ainda bem que existe transparência...
>>
>> 99.500,00 € - Prestação de serviços de degign com vista à criação e
>> desenvolvimento do Portal Centenário da República - Henrique
>> Cayatte - Design, Lda.
>>
>> 90.000,00 € - Prestação de serviços de design global do
>> estacionário da Comissão Nacional e dos materiais de suporte à
>> comunicação dos diferentes eixos programáticos - Henrique Frederico
>> Cantiga Cayatte (recibos verdes?). Ajuste directo? Sem concurso
>> público, portanto... Viva a República, Viva Portugal!
>>
>> detalhes em:
>>
>> http://transparencia-pt.org/?search_str=nif:901775797
>>
>> http://www.centenariorepublica.pt/ficha-t%C3%A9cnica
>>
>> http://centenario-republica.blogspot.com/2009/10/quem-cuida-da-res-publica.html
>>
>> http://www.ionline.pt/conteudo/26684-meio-milhao-euros-sem-concurso-publico-comemorar-republica
>>
>> Finalmente um orgão de comunicação de referência pega no caso dos
>> gastos da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da
>> República que já tinha sido denunciado aqui. Acontece que eu
>> espanto-me que não cause enorme escândalo o facto do design do
>> deste simples site ter sido adjudicado por 99.500,00 euros. Eu
>> pasmo com a naturalidade com que se aceita que se gastem às
>> expensas dos impostos dos cidadãos 90,000,00 euros em
>> "estacionário" (envelopes, canetas, papel de carta etc.). De resto,
>> com a sua empresa a facturar 180.000,00 euros nestes dois ajustes
>> directos, Henrique Cayatte só pode estar feliz: uma comenda da
>> republica no dia 10 de Junho será a cereja no topo do bolo.
>>
>> Publicada por João Távora em Quinta-feira, Outubro 08, 2009
>>
>>
>> Ainda a "talho de foice" é preciso notar que o concurso inicial
>> para o desenho da marca do centenário da República, promovido pelo
>> CPD (presidente Henrique Cayatte), não teve vencedores. O concurso
>> foi direccionado para recém licenciados porque, segundo
>> justificação do CPD a um dos membros do júri, não havia dinheiro
>> para pagar a designers profissionais.
>>
>> Faria se houvesse!
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