[ARENA] a importância da transparência

Ana Boa-Ventura anaventura mail.utexas.edu
Quinta-Feira, 19 de Novembro de 2009 - 14:59:41 WET

André e restantes membros da Arena,

Aplausos pela tua coragem. Ganham-se sempre inimigos quando se pede
transparência. Sou capaz de ganhar alguns com este post mas vai assim
mesmo porque as minhas queixas têm apenas a ver com o governo
português e penso que não lerão a Arena?:)

Impressionante de facto. Não sabia deste site- transparencia-pt.org

Já agora... Será que alguém sabe o que está a acontecer aos
140.000.000,00 Euros  (140 milhões) das três parcerias internacionais
(UTA, CMU e MIT)? Qual é o retorno efectivo para Portugal?

Tendo sido Associate Director para a área de Digital Media do lado da
UT na UT-Portugal - de que me despedi passado um ano - acredito que  o
governo português  é o grande responsável pela falta de supervisão - e
avaliação (ou não) - das parcerias.

Para as universidades americanas o  timing destas parcerias não podia
ter sido melhor. Em periodo de crise económica, e dado que o sistema
universitário americano não assegura os 3 meses de salário do Verão
aos académicos , as... ahem... summer schools em Portugal têm sido
óptimas. Lembro-me de que Novembro era o mês ideal para a universidade
X em Portugal para um certo evento da parceria ("that I shall not
disclose here" para não ser mal interpretada pelos colegas
portugueses) mas nos EUA, ouvi "not very good weather that month in
Portugal right?... why not July or August?".

O jornal da universidade onde estou publicou em grande headline
"Workshops reveal Portugese student interest in media"  - a gralha faz
parte do titulo, "by the way"... Os estudantes portugueses interessam-
se pelos media? A serio?? Ainda bem que ficámos a saber isto, gracas a
umas workshops conduzidas por uns americanos em Portugal.  Noutra
passagem le-se "in Lisbon with the University of Porto and the New
University of Lisbon". Ficamos tambem a saber que a UP fica em Lisboa.

Conclusão - as parcerias têm sido óptimas para as universidades
americanas embora não tenham contribuido para o conhecimento de
geografia e ortografia que sabemos ser fraco... Mas ... e para Portugal?

E em prol da transparência, o tal artigo está aqui http://www.dailytexanonline.com/2.4489/workshops-reveal-portugese-student-interest-in-media-1.760836

Abraços transparentes!
Ana Boa-Ventura