[ARENA] A circulação da informação... ou a propósito do lixo informativo (ou de outro carácter)

GVPinheiro gvpinheiro netcabo.pt
Sábado, 14 de Março de 2009 - 11:14:47 WET

Sim, claro, pôr no lixo...

OK, e os, afinal não tão sustentáveis, "clicks"? reverberação de KWts
de energia (muito para além da nossa conta da luz), desviantes
efeitos sobre o tal espaço mental (saudável ou menos); o subtil
stress acumulado nos tendões do corpo, a imparável multiplicação de
triliões de inúteis bytes que replicam as nossas vidas vorazmente ...
bom, a separação dos lixos será sem dúvida uma boa ideia (na verdade
não é sequer uma ideia. antiga e esquecida prática, recentemente
recuperada no pânico da perda das matérias primas ou na descoberta do
lucro em potência das já utilizadas...) mas então a separação,
ilusório remédio, apaziguar de consciências ou mascarar de
consequências (acaso sabemos quanto e quem lucra com os nossos
diligentes gestos ecológicos? ou qual o real destino químico (repito
químico) de todos os restos (o que sobra das lavagens da ppasta de
papel impresso p.ex.)? e por aí fora. Mas isto, parecido embora com
aquela invisibilidade dos fundos que movem fundações, empresas e
países inteiros, seria uma outra história... ou talvez não).

É muito verdade, não convém esquecer que para cada coisa menos
material há, algures, uma expressão (consequência?) material. E é
precisamente por isso que temos que continuar a separar: um dia há-de
surtir o efeito desejado! e já agora, entretanto, vamos evitando
juntar à ponderablidade abstracta do lixo que produzimos o imaterial
peso das nosss consciências.

Saudações
GVP