[ARENA] carta aberta ao Primeiro-Ministro: em prol do legado de RAFAEL BORDALO PINHEIRO

Lúcia Marques lucia_marques hotmail.com
Sábado, 21 de Fevereiro de 2009 - 23:12:15 WET



Estimados colegas,peço-vos que percam um pouquinho do vosso tempo a ler a carta que colocámos on-line [http://www.petitiononline.com/Bordalo/petition.html] e na qual se propõem algumas medidas face ao futuro incerto da Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro e respectivo património cultural.
Caso concordem com o seu conteúdo, é importante que o manifestem subscrevendo a petição on-line, para que como cidadãos e profissionais da área não fiquemos indiferentes ao que se está a passar.
Obrigada pelo vosso tempo,Abraços,Lúcia Marques


******************************************************Carta Aberta a Sua Exa. O Primeiro Ministro
 
  Em 1884, Bordalo Pinheiro funda uma fábrica de cerâmica artística, que pretende exemplar, nas Caldas da Rainha. Aí, aquele que muitos consideram o maior artista português do séc. XIX desenha, inventa, modela e pinta milhares de peças que concretizam, excedem e amplificam toda uma tradição, definindo um estilo que ainda hoje, tantos anos volvidos, todos identificamos imediatamente. Mais de cem anos após a sua morte, a fábrica herdeira do seu saber continua a produzir esta obra genial. As notícias recentes e inquietantes sobre o futuro da Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro obrigam-nos neste momento a manifestar-nos publicamente. Por preocupação com um património histórico único e em defesa da obra de um artista que desde finais do séc. XIX integra o imaginário nacional. Num momento em que a vida desta empresa conhece piores dias e quando se perspectiva a venda desta fábrica, apelamos a uma intervenção do Estado, qualquer que seja o seu futuro, no sentido de: -       salvaguardar que o espólio do artista Bordalo Pinheiro (moldes, desenhos e peças originais) se mantenha na fábrica e seja a matriz de uma nova estratégia de qualidade e afirmação da marca Bordalo Pinheiro; -       aprofundar a inventariação, estudo, preservação e divulgação deste espólio, promovendo o reconhecimento de uma faceta menos consagrada deste artista; -       salvar uma fábrica única pela sua história e pelo saber especializado daqueles que aí trabalham, assegurando a transmissão deste na formação de futuras gerações, de modo a fazer também desta empresa um lugar de ensino; -       estimular, simultaneamente, a renovação da marca Bordalo Pinheiro, envolvendo nomes prestigiados e novos valores do design e das artes; -       contribuir para a definição de uma estratégia que reposicione a marca Bordalo Pinheiro num segmento de mercado de excelência, a nível nacional e internacional, investindo na sua divulgação, marketing e distribuição. Os autores desta carta apelam pois ao Estado para que, neste momento crítico, olhe para a singularidade desta situação e, nós próprios, não nos demitindo das nossas responsabilidades enquanto cidadãos, disponibilizamo-nos para contribuir para essa reflexão. Autores:Raquel Henriques da Silva, Professora de História da Arte, FCSH-Universidade de LisboaJoana Vasconcelos, Artista plásticaElsa Rebelo, Coordenadora do Atelier Artístico da Fábrica Bordalo PinheiroHenrique Cayatte, Designer, Presidente do Centro Português de DesignBárbara Coutinho, Directora do MUDE - Museu do Design e da ModaCatarina Portas, Empresária A Vida PortuguesaLúcia Marques, Curadora independenteCarmo Afonso, Advogada 
*******************************************************************
PARA SUBSCREVER A CARTA:http://www.petitiononline.com/Bordalo/petition.html
*******************************************************************



_________________________________________________________________
Show them the way! Add maps and directions to your party invites. 
http://www.microsoft.com/windows/windowslive/products/events.aspx
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20090221/b4f29bbd/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA