[ARENA] WORKSHOPS CAPACETE 2009
Helmut Batista
capacete capacete.net
Quarta-Feira, 11 de Fevereiro de 2009 - 14:01:32 WET
english below
CAPACETE entretenimento
Anuncia
WORKSHOPS
"One cannot be an amateur, or decide one day 'Let's be
interdisciplinary". A university may decide to develop in that
direction, but what matters is that each researcher finds and
establishes some complicities with other researchers so that
interdisciplinarity comes from the base of the pyramid and works its
way up. One can only benefit from interdisciplinary practices if
researchers meet other researchers whilst learning how to discuss
both their competencies and the outcome of their interaction;
therefore contributing to the exposure of the risks inherent in an
interdisciplinary practice...the first obstacle is often linked to
individual competencies coupled with a tendency to jealously protect
one's own domain. Specialists are often too protective of their own
prerogative, do not actually work with other colleagues, and
therefore do not teach their students to construct a diagonal axis in
their methodology.
(Julia Kristeva)
"The new type of art institute cannot merely be an art museum as it
has been until now, but no museum at all. The new type will be more
like a power station, a producer of new energy."
Alexander Dorner (1893 - 1957)
Convidamos artistas, curadores e outros interessados que moram no Rio
de Janeiro à participar dos 8 workshops ao longo do ano 2009
Os workshops serão realizados no CAPACETE na Gloria durante o ano de
2009 começando em final de março. São 6/8 vagas para todos os
workshops. Tanto as datas e horários, quanto as propostas a serem
elaboradas, serão postas em discussão junto aos selecionados e os
respectivos profissionais, permitindo desta maneira, planejar um
cronograma inteiramente adaptado as possibilidades dos participantes.
Para a inscrição – temos uma taxa de R$40 por workshop – pedimos que
leiam o arquivo PDF anexado
Data limite de inscrição: 15 de março 2009.
Serão anunciados os selecionados: 25 de março
OBS: Os CV’s dos profissionais se encontram abaixo
Guilherme Bueno (Rio de Janeiro, 1975) é historiador e crítico de
arte. Graduado em Artes (Bacharelado em Pintura) pela Escola de Belas
Artes / UFRJ, 1998. Mestre em História da Arte e Doutor em Artes
Visuais (História da Arte) pela mesma instituição (2001 e 2005,
respectivamente). Principais atividades: pesquisador no Projeto Helio
Oiticica (1998-1999), pesquisador assistente do Programa Rumos Itaú
Cultural Design (2001 – sob supervisão de Sonia Salcedo), pesquisador
do Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC/UFRJ (2001-2002)
e Diretor da Divisão de Teoria e Pesquisa do Museu de Arte
Contemporânea de Niterói (2001-2004), tendo realizado diversas
curadorias com as coleções do museu nesse período. Estágio de
Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris
(2004) e Pós-Doutorado em Artes Visuais (2005-2007), Professor
Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, EBA-UFRJ
(2005-2007) e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Assistente
curatorial do Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais, edição
2008-2009. Consultor e pesquisador no Rio de Janeiro do projeto “Arte
no Brasil – Textos críticos Século XX”, coordenado pela FAU-USP (em
parceria com o Museum of Fine Arts, Houston) entre 2008 e 2009.
Membro da equipe editorial da revista Arte & Ensaios (2002-2007),
participou de várias comissões de júri no país junto a instituições
como, p. ex., Funarte, Secretaria Estadual de Cultura do Mato Grosso,
Universidade Federal do Espírito Santo. Ensaios críticos sobre
artistas como Antonio Manuel, Carlos Zilio, Milton Machado, Iole de
Freitas, Franz Weissmann, Rubens Gerchman, Roberto Magalhães, Ricardo
Basbaum, Raul Mourão, Afonso Tostes, Nelosn Felix, Felipe Barbosa,
Rosana Ricalde, Ana Holck, Amalia Giacomini, Malu Fatorelli, Ronald
Duarte, Luis Andrade, etc. Palestrante e/ou conferencista em
importantes instituições brasileiras e internacionais (Liceu de Artes
e Ofícios de Manaus, Museu Imperial, Museu Nacional de Belas Artes,
Centro de Arte Helio Oiticica, Universidad Nacional Autónoma de
México e Tate Modern). Principais publicações em livros e catálogos:
Mapa do Agora. A recente arte brasileira na Coleção João Sattamini
(São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2002); Cronologia da Arte
Brasileira – Século XX (em parceria com Franz Manata. Rio de Janeiro:
Funarte: 2005 –2006); “Miradas Historiográficas sobre el Conjunto
Residencial del Pedregulho” (ensaio publicado em Arquitectura
Escrita, Cidade do México, UNAMA, 2005); Esquinas e Puxadinhos
Culturais (ensaio publicado em Tudo é Brasil. Rio de Janeiro / São
Paulo: Paço Imperial / Itaú Cultural, 2004), Correspondência
Transnacional / Transnational Correspondence (edição especial da
revista Arte e Ensaios; editada com Gloria Ferreira, Milton Machado e
Michael Asbury. Rio de Janeiro / Londres: PPGAV-UFRJ / TrAIN –
University of the Arts, London, 2007) e A teoria como projeto –
Argan, Greenberg e Hitchcock (Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007).
Desde 2009 é diretor do MAC/Niteroí. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Proposta do workshop: curadoria, discurso crítico, teoria da arte
Mariana Castillo Deball nació en 1975 en la Ciudad de México. Estudió
Artes visuales en la Escuela Nacional de Artes plásticas y realizó
estudios de postgrado en la Jan van Eyck Academie en Maatricht,
Países Bajos. Desde hace 5 años lleva una vida nómada entre Berlín y
Ámsterdam.
Algunos de sus proyectos recientes incluyen: Interlude: the reader’s
traces, intervención en las Bibliotecas públicas en Berlín, Paris y
Nueva York; Institute of Chance en el Instituto Intenacional de
Historia Social en Ámsterdam; Never odd or Even, una compilación de
25 portadas de libros inexistentes y Estas Ruinas que ves, en el
Museo carrillo Gil de la Ciudad de México. Es miembro fundador de
Uqbar, asociación que desarrolla proyectos que vinculan el arte
contemporáneo con diversas disciplinas.
Proposta do workshop: Literatura, antropologia e arte contemporânea
Helmut Batista (Rio de Janeiro 1964) é fundador do CAPACETE
& Paulo Oneto (Rio de Janeiro 1964) é filósofo
Proposta do workshop: Adam Curtis “Pandora's Box”; um estudo
comparativo baseado nos 18 documentários realizado pelo artista ente
1992 e 2007.
Marcia de Noronha Santos FERRAN - Arquiteta e Urbanista. Professora
Adjunta do Curso de Graduação em Produção Cultural – Universidade
Federal Fluminense –DEp. Interdisciplinar/PURO.
Mestre em Urbanismo pelo PROURB/ UFRJ, Doutora em Arquitetura e
Urbanismo pela UFBA e em Filosofia pela Université de Paris1 -
SORBONNE em regime de Co-tutela, com bolsa do CNPq. Implantou e
coordenou eventos científicos e culturais na França como o I
Rencontre Culture em 2004 na Embaixada do Brasil e o Ciclo de
Palestras científicas APEB-FR – Associação de pesquisadores e
estudantes brasileiros na França. Foi convidada do programa Courants
du Monde promovido pela Maison des Cultures du Monde, Paris em dez/
2001. Atuou como cenógrafa de TV e teatro, fez estágio de docência na
FAU/ UFRJ e foi professora do curso de Produção Cultural da UFF.
Desde 1999 tem pesquisado projetos culturais e artísticos em
subúrbios na França e no Brasil. Em 2006 foi uma das Coordenadoras
das Oficinas do Sistema Nacional de Cultura (2006)/ MINC e Gerente de
Espaços Culturais da Secretaria de Cultura de Vitória/ES (2006-2007).
Em 2007 recebeu o Prêmio Rumos Itaú Cultural Pesquisa: Gestão
Cultural 2007-2008 na categoria “Pesquisa Concluídas” pela
dissertação de mestrado Participação, política cultural e
revitalização urbana nos subúrbios cariocas : O caso das Lonas
Culturais. É Consultora da Secretaria de Cultura do Maranhão para o
Ano da França no Brasil 2009.
Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0108522412866346
Proposta do workshop: discussão e "curadoria" a partir do texto "O
artista enquanto etnógrafo"de Hal Foster. ("antropologização",
situação-específica/ social-específico, etc)
Afonso Luz é crítico de arte, formado em filosofia pela Universidade
de São Paulo, pesquisador na área de estética e história da arte,
colaborou em revistas como Novos Estudos/Cebrap, Concinnitas/UERJ,
Cult, Bravo e editou outras como Rapsódia e Número, ambas ligadas à
USP. Trabalhou junto ao Centro Universitário Maria Antônia de
2003/2005. Foi consultor do programa Monumenta- IPHAN/BID/UNESCO para
"Economia da Cultura, Artes Visuais e Crítica Cultural" e assessorou
o Ministério da Cultura na gestão de Gilberto Gil nos anos de
2005/2008. Coordenou varias programas e projetos junto ao MinC,
dentre eles, o Programa Cultura e Pensamento, o Edital Arte e
Patrimônio, a representação brasileira na Feira ARCO08 de Madri, o
projeto de exportação "Brasil Arte Contemporânea em parceria com
Itamaraty, APEX e Fundação Bienal de São Paulo. Atualmente é Gerente
da Secretaria de Política Culturais e desenvolve modelos de regulação
e indução da "Economia das Artes Visuais".
Proposta do workshop: "Economia das Artes Visuais"
Lembramos que o CAPACETE faz parte da RESARTIS uma fundação sem fins
lucrativos que une 250 residências no mundo inteiro. Para saber sobre
outras residência visite o site: www.resartis.org <http://
www.resartis.org>
Aconselhamos visitar nosso site com certa frequência para se
atualizar sobre diversas inscirções para residências
Estamos buscando soluções para poder oferecer mais oportunidades a
artistas brasileiros; devido a falta de interesse das autoridades
locais não podemos oferecer residências para brasileiros com
regularidade
CAPACETE tem apoio de: a FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN (Portugal); com
quem passaremos a colaborar apartir de 2009, a IASPIS (Suécia);
também a partir de 2009, a DCA (Dinamarca); com quem começamos em
2008, a FONDS (Holanda); desde 2008, a FUNDAÇÃO ALZATE AVENDAÑO
(Bogotá/Colômbia); à partir de 2009, o PROGRAMA BANCOMER-MACG (DF/
Mexico); a parir de 2009; e o CCES, em São Paulo (Centro Cultural da
Espanha em São Paulo) desde 2008. Gostaríamos também de lembrar
nossos parceiros que continuam firmes, dentre os quais estão o
Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, as fundações e
instituições FRAME (Finlândia), Triangle Arts Trust (inglaterra),
GASWORKS (Inglaterra), PRINCE CLAUS (HOLANDA), HIVOS (HOLANDA),
DANIEL LANGLOIS (Canadá), Festival VÍDEO BRASIL (São Paulo), entre
outros. As colaborações com os espaços latinos EL BASILISCO
(Argentina), LUGAR A DUDAS (Colômbia), KIOSKO (Bolívia), Galeria
Metropolitana (Chile) e LA CUPABLE (Peru), se tornaram essenciais
para um diálogo sul-americano, projeto este em expansão e de extrema
importância para podermos dar continuidade a um debate público
regional e não regionalista. Nossas parcerias com organismos e
iniciativas locais como o FESTIVAL BR DE CINEMA,
RIOCENACONTEMPORANEA, ESPAÇO BANANEIRAS e A GENTIL CARIOCA, entre
outras, serão sempre de extrema relevância.
Lembramos que o CAPACETE faz parte da RESARTIS uma fundação sem fins
lucrativos que une 250 residências no mundo inteiro. Para saber sobre
outras residência visite o site: www.resartis.org <http://
www.resartis.org>
Aconselhamos visitar nosso site com certa frequência para se
atualizar sobre diversas inscirções para residências
Estamos buscando soluções para poder oferecer mais oportunidades a
artistas brasileiros; devido a falta de interesse das autoridades
locais não podemos oferecer residências para brasileiros com
regularidade
CAPACETE tem apoio de: a FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN (Portugal); com
quem passaremos a colaborar apartir de 2009, a IASPIS (Suécia);
também a partir de 2009, a DCA (Dinamarca); com quem começamos em
2008, a FONDS (Holanda); desde 2008, a FUNDAÇÃO ALZATE AVENDAÑO
(Bogotá/Colômbia); à partir de 2009, o PROGRAMA BANCOMER-MACG (DF/
Mexico); a parir de 2009; e o CCES, em São Paulo (Centro Cultural da
Espanha em São Paulo) desde 2008. Gostaríamos também de lembrar
nossos parceiros que continuam firmes, dentre os quais estão o
Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, as fundações e
instituições FRAME (Finlândia), Triangle Arts Trust (inglaterra),
GASWORKS (Inglaterra), PRINCE CLAUS (HOLANDA), HIVOS (HOLANDA),
DANIEL LANGLOIS (Canadá), Festival VÍDEO BRASIL (São Paulo), entre
outros. As colaborações com os espaços latinos EL BASILISCO
(Argentina), LUGAR A DUDAS (Colômbia), KIOSKO (Bolívia), Galeria
Metropolitana (Chile) e LA CUPABLE (Peru), se tornaram essenciais
para um diálogo sul-americano, projeto este em expansão e de extrema
importância para podermos dar continuidade a um debate público
regional e não regionalista. Nossas parcerias com organismos e
iniciativas locais como o FESTIVAL BR DE CINEMA,
RIOCENACONTEMPORANEA, ESPAÇO BANANEIRAS e A GENTIL CARIOCA, entre
outras, serão sempre de extrema relevância.
---------------------------------------------
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20090211/2b68d3d8/attachment-0001.html>
Mais informações acerca da lista ARENA