[ARENA] WORKSHOPS CAPACETE 2009

Helmut Batista capacete capacete.net
Quarta-Feira, 11 de Fevereiro de 2009 - 14:01:32 WET


english below




CAPACETE entretenimento


Anuncia

WORKSHOPS


"One cannot be an amateur, or decide one day 'Let's be  
interdisciplinary". A university may decide to develop in that  
direction, but what matters is that each researcher finds and  
establishes some complicities with other researchers so that  
interdisciplinarity comes from the base of the pyramid and works its  
way up. One can only benefit from interdisciplinary practices if  
researchers meet other researchers whilst learning how to discuss  
both their competencies and the outcome of their interaction;  
therefore contributing to the exposure of the risks inherent in an  
interdisciplinary practice...the first obstacle is often linked to  
individual competencies coupled with a tendency to jealously protect  
one's own domain. Specialists are often too protective of their own  
prerogative, do not actually work with other colleagues, and  
therefore do not teach their students to construct a diagonal axis in  
their methodology.
(Julia Kristeva)


"The new type of art institute cannot merely be an art museum as it  
has been until now, but no museum at all. The new type will be more  
like a power station, a producer of new energy."
Alexander Dorner (1893 - 1957)





Convidamos artistas, curadores e outros interessados que moram no Rio  
de Janeiro à participar dos 8 workshops ao longo do ano 2009

Os workshops serão realizados no CAPACETE na Gloria durante o ano de  
2009 começando em final de março. São 6/8 vagas para todos os  
workshops. Tanto as datas e horários, quanto as propostas a serem  
elaboradas, serão postas em discussão junto aos selecionados e os  
respectivos profissionais, permitindo desta maneira, planejar um  
cronograma inteiramente adaptado as possibilidades dos participantes.

Para a inscrição – temos uma taxa de R$40 por workshop – pedimos que  
leiam o arquivo PDF anexado
Data limite de inscrição: 15 de março 2009.
Serão anunciados os selecionados: 25 de março

OBS: Os CV’s dos profissionais se encontram abaixo




Guilherme Bueno (Rio de Janeiro, 1975) é historiador e crítico de  
arte. Graduado em Artes (Bacharelado em Pintura) pela Escola de Belas  
Artes / UFRJ, 1998. Mestre em História da Arte e Doutor em Artes  
Visuais (História da Arte) pela mesma instituição (2001 e 2005,  
respectivamente). Principais atividades: pesquisador no Projeto Helio  
Oiticica (1998-1999), pesquisador assistente do Programa Rumos Itaú  
Cultural Design (2001 – sob supervisão de Sonia Salcedo), pesquisador  
do Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC/UFRJ (2001-2002)  
e Diretor da Divisão de Teoria e Pesquisa do Museu de Arte  
Contemporânea de Niterói (2001-2004), tendo realizado diversas  
curadorias com as coleções do museu nesse período. Estágio de  
Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris  
(2004) e Pós-Doutorado em Artes Visuais (2005-2007), Professor  
Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, EBA-UFRJ  
(2005-2007) e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Assistente  
curatorial do Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais, edição  
2008-2009. Consultor e pesquisador no Rio de Janeiro do projeto “Arte  
no Brasil – Textos críticos Século XX”, coordenado pela FAU-USP (em  
parceria com o Museum of Fine Arts, Houston) entre 2008 e 2009.  
Membro da equipe editorial da revista Arte & Ensaios (2002-2007),  
participou de várias comissões de júri no país junto a instituições  
como, p. ex., Funarte, Secretaria Estadual de Cultura do Mato Grosso,  
Universidade Federal do Espírito Santo. Ensaios críticos sobre  
artistas como Antonio Manuel, Carlos Zilio, Milton Machado, Iole de  
Freitas, Franz Weissmann, Rubens Gerchman, Roberto Magalhães, Ricardo  
Basbaum, Raul Mourão, Afonso Tostes, Nelosn Felix, Felipe Barbosa,  
Rosana Ricalde, Ana Holck, Amalia Giacomini, Malu Fatorelli, Ronald  
Duarte, Luis Andrade, etc. Palestrante e/ou conferencista em  
importantes instituições brasileiras e internacionais (Liceu de Artes  
e Ofícios de Manaus, Museu Imperial, Museu Nacional de Belas Artes,  
Centro de Arte Helio Oiticica, Universidad Nacional Autónoma de  
México e Tate Modern). Principais publicações em livros e catálogos:  
Mapa do Agora. A recente arte brasileira na Coleção João Sattamini  
(São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2002); Cronologia da Arte  
Brasileira – Século XX (em parceria com Franz Manata. Rio de Janeiro:  
Funarte: 2005 –2006); “Miradas Historiográficas sobre el Conjunto  
Residencial del Pedregulho” (ensaio publicado em Arquitectura  
Escrita, Cidade do México, UNAMA, 2005); Esquinas e Puxadinhos  
Culturais (ensaio publicado em Tudo é Brasil. Rio de Janeiro / São  
Paulo: Paço Imperial / Itaú Cultural, 2004), Correspondência  
Transnacional / Transnational Correspondence (edição especial da  
revista Arte e Ensaios; editada com Gloria Ferreira, Milton Machado e  
Michael Asbury. Rio de Janeiro / Londres: PPGAV-UFRJ / TrAIN –  
University of the Arts, London, 2007) e A teoria como projeto –  
Argan, Greenberg e Hitchcock (Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007).  
Desde 2009 é diretor do MAC/Niteroí. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Proposta do workshop: curadoria, discurso crítico, teoria da arte


Mariana Castillo Deball nació en 1975 en la Ciudad de México. Estudió  
Artes visuales en la Escuela Nacional de Artes plásticas y realizó  
estudios de postgrado en la Jan van Eyck Academie en Maatricht,  
Países Bajos. Desde hace 5 años lleva una vida nómada entre Berlín y  
Ámsterdam.
Algunos de sus proyectos recientes incluyen: Interlude: the reader’s  
traces, intervención en las Bibliotecas públicas en Berlín, Paris y  
Nueva York; Institute of Chance en el Instituto Intenacional de  
Historia Social en Ámsterdam; Never odd or Even, una compilación de  
25 portadas de libros inexistentes y Estas Ruinas que ves, en el  
Museo carrillo Gil de la Ciudad de México. Es miembro fundador de  
Uqbar, asociación que desarrolla proyectos que vinculan el arte  
contemporáneo con diversas disciplinas.

Proposta do workshop: Literatura, antropologia e arte contemporânea


Helmut Batista (Rio de Janeiro 1964) é fundador do CAPACETE
& Paulo Oneto (Rio de Janeiro 1964) é filósofo

Proposta do workshop: Adam Curtis “Pandora's Box”; um estudo  
comparativo baseado nos 18 documentários realizado pelo artista ente  
1992 e 2007.


Marcia de Noronha Santos FERRAN - Arquiteta e Urbanista. Professora  
Adjunta do Curso de Graduação em Produção Cultural – Universidade  
Federal Fluminense –DEp. Interdisciplinar/PURO.
Mestre em Urbanismo pelo PROURB/ UFRJ, Doutora em Arquitetura e  
Urbanismo pela UFBA e em Filosofia pela Université de Paris1 -  
SORBONNE em regime de Co-tutela, com bolsa do CNPq. Implantou e  
coordenou eventos científicos e culturais na França como o I  
Rencontre Culture em 2004 na Embaixada do Brasil e o Ciclo de  
Palestras científicas APEB-FR – Associação de pesquisadores e  
estudantes brasileiros na França. Foi convidada do programa Courants  
du Monde promovido pela Maison des Cultures du Monde, Paris em dez/  
2001. Atuou como cenógrafa de TV e teatro, fez estágio de docência na  
FAU/ UFRJ e foi professora do curso de Produção Cultural da UFF.  
Desde 1999 tem pesquisado projetos culturais e artísticos em  
subúrbios na França e no Brasil. Em 2006 foi uma das Coordenadoras  
das Oficinas do Sistema Nacional de Cultura (2006)/ MINC e Gerente de  
Espaços Culturais da Secretaria de Cultura de Vitória/ES (2006-2007).  
Em 2007 recebeu o Prêmio Rumos Itaú Cultural Pesquisa: Gestão  
Cultural 2007-2008 na categoria “Pesquisa Concluídas” pela  
dissertação de mestrado Participação, política cultural e  
revitalização urbana nos subúrbios cariocas : O caso das Lonas  
Culturais. É Consultora da Secretaria de Cultura do Maranhão para o  
Ano da França no Brasil 2009.
Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0108522412866346



Proposta do workshop: discussão e "curadoria" a partir do texto "O  
artista enquanto etnógrafo"de Hal Foster. ("antropologização",  
situação-específica/ social-específico, etc)





Afonso Luz é crítico de arte, formado em filosofia pela Universidade  
de São Paulo, pesquisador na área de estética e história da arte,  
colaborou em revistas como Novos Estudos/Cebrap, Concinnitas/UERJ,  
Cult, Bravo e editou outras como Rapsódia e Número, ambas ligadas à  
USP. Trabalhou junto ao Centro Universitário Maria Antônia de  
2003/2005. Foi consultor do programa Monumenta- IPHAN/BID/UNESCO para  
"Economia da Cultura, Artes Visuais e Crítica Cultural" e assessorou  
o Ministério da Cultura na gestão de Gilberto Gil nos anos de  
2005/2008. Coordenou varias programas e projetos junto ao MinC,  
dentre eles, o Programa Cultura e Pensamento, o Edital Arte e  
Patrimônio, a representação brasileira na Feira ARCO08 de Madri, o  
projeto de exportação "Brasil Arte Contemporânea em parceria com  
Itamaraty, APEX e Fundação Bienal de São Paulo. Atualmente é Gerente  
da Secretaria de Política Culturais e desenvolve modelos de regulação  
e indução da "Economia das Artes Visuais".

Proposta do workshop: "Economia das Artes Visuais"








Lembramos que o CAPACETE faz parte da RESARTIS uma fundação sem fins  
lucrativos que une 250 residências no mundo inteiro. Para saber sobre  
outras residência visite o site: www.resartis.org <http:// 
www.resartis.org>

Aconselhamos visitar nosso site com certa frequência para se  
atualizar sobre diversas inscirções para residências

Estamos buscando soluções para poder oferecer mais oportunidades a  
artistas brasileiros; devido a falta de interesse das autoridades  
locais não podemos oferecer residências para brasileiros com  
regularidade

CAPACETE tem apoio de: a FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN (Portugal); com  
quem passaremos a colaborar apartir de 2009, a IASPIS (Suécia);  
também a partir de 2009, a DCA (Dinamarca); com quem começamos em  
2008, a FONDS (Holanda); desde 2008, a FUNDAÇÃO ALZATE AVENDAÑO  
(Bogotá/Colômbia); à partir de 2009, o PROGRAMA BANCOMER-MACG (DF/ 
Mexico); a parir de 2009; e o CCES, em São Paulo (Centro Cultural da  
Espanha em São Paulo) desde 2008. Gostaríamos também de lembrar  
nossos parceiros que continuam firmes, dentre os quais estão o  
Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, as fundações e  
instituições FRAME (Finlândia), Triangle Arts Trust (inglaterra),  
GASWORKS (Inglaterra), PRINCE CLAUS (HOLANDA), HIVOS (HOLANDA),  
DANIEL LANGLOIS (Canadá), Festival VÍDEO BRASIL (São Paulo), entre  
outros. As colaborações com os espaços latinos EL BASILISCO  
(Argentina), LUGAR A DUDAS (Colômbia), KIOSKO (Bolívia), Galeria  
Metropolitana (Chile) e LA CUPABLE (Peru), se tornaram essenciais  
para um diálogo sul-americano, projeto este em expansão e de extrema  
importância para podermos dar continuidade a um debate público  
regional e não regionalista. Nossas parcerias com organismos e  
iniciativas locais como o FESTIVAL BR DE CINEMA,  
RIOCENACONTEMPORANEA, ESPAÇO BANANEIRAS e A GENTIL CARIOCA, entre  
outras, serão sempre de extrema relevância.





Lembramos que o CAPACETE faz parte da RESARTIS uma fundação sem fins  
lucrativos que une 250 residências no mundo inteiro. Para saber sobre  
outras residência visite o site: www.resartis.org <http:// 
www.resartis.org>

Aconselhamos visitar nosso site com certa frequência para se  
atualizar sobre diversas inscirções para residências

Estamos buscando soluções para poder oferecer mais oportunidades a  
artistas brasileiros; devido a falta de interesse das autoridades  
locais não podemos oferecer residências para brasileiros com  
regularidade

CAPACETE tem apoio de: a FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN (Portugal); com  
quem passaremos a colaborar apartir de 2009, a IASPIS (Suécia);  
também a partir de 2009, a DCA (Dinamarca); com quem começamos em  
2008, a FONDS (Holanda); desde 2008, a FUNDAÇÃO ALZATE AVENDAÑO  
(Bogotá/Colômbia); à partir de 2009, o PROGRAMA BANCOMER-MACG (DF/ 
Mexico); a parir de 2009; e o CCES, em São Paulo (Centro Cultural da  
Espanha em São Paulo) desde 2008. Gostaríamos também de lembrar  
nossos parceiros que continuam firmes, dentre os quais estão o  
Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, as fundações e  
instituições FRAME (Finlândia), Triangle Arts Trust (inglaterra),  
GASWORKS (Inglaterra), PRINCE CLAUS (HOLANDA), HIVOS (HOLANDA),  
DANIEL LANGLOIS (Canadá), Festival VÍDEO BRASIL (São Paulo), entre  
outros. As colaborações com os espaços latinos EL BASILISCO  
(Argentina), LUGAR A DUDAS (Colômbia), KIOSKO (Bolívia), Galeria  
Metropolitana (Chile) e LA CUPABLE (Peru), se tornaram essenciais  
para um diálogo sul-americano, projeto este em expansão e de extrema  
importância para podermos dar continuidade a um debate público  
regional e não regionalista. Nossas parcerias com organismos e  
iniciativas locais como o FESTIVAL BR DE CINEMA,  
RIOCENACONTEMPORANEA, ESPAÇO BANANEIRAS e A GENTIL CARIOCA, entre  
outras, serão sempre de extrema relevância.




---------------------------------------------



-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20090211/2b68d3d8/attachment-0001.html>


Mais informações acerca da lista ARENA