[ARENA] Mas a cópia é legal

André Rangel a 3kta.net
Sábado, 5 de Dezembro de 2009 - 12:34:53 WET

Bom dia!

Ricardo,

Boa retórica, quase política ;)

Não entendeste, eu não comparei a imagem do "político corrupto" a
alguém que copia para ouvir para si!
Apenas insinuei que a lei 45/85 que referes e em que fundas teu
artigo, pertence ao mesmo conjunto de normas jurídicas a que pertence
a lei 59/2007 que distingue diferentes punições para "diferentes"
tipos de corrupção a saber para acto lícito e para acto ilícito.

Se releres com atenção o que escrevi constatas também que não
localizo no espaço ou no tempo o início da crise do estatuto do
"original". Apenas referi o Ascott e especificamente a propósito da
obra de arte digital.

Existem as leis e as normas de conduta. Normas de conduta são
acções como abrir a porta a uma senhora ou dar lugar a idosos no
autocarro e podem ou não ser cumpridas. Pelo contrário, o
incumprimento de leis pode implicar procedimentos judiciais e até
condenação e pena.

O teu texto, como afirmas, concentra-se nas "questões práticas de
legislação/organização social", fundamenta o teu parecer na lei,
dando  crédito à ordem social estabelecida pelo sistema jurídico
assente no direito: Ubi societas, ibi jus. "Thought police" soa muito
familiar ;) Nos sistemas sociais tópicos (entenda-se não utópicos),
o Direito implica Fiscalização. Profissionais do direito e da lei
consideram mesmo que "onde força não há, direito se perde".

Estas palavras não devem ser entendidas como uma opinião pessoal
sobre "Mas a cópia é legal" ou sobre a sociedade humana. Fora da
arena, oralmente, com todo o sabor da gíria do norte, posso dizer-te
o que penso pessoalmente destes assuntos.

Ab e bom sábado de sulada!