[ARENA] [CAM] Última Conversa sobre Arte Brasileira | GUY BRETT | 4 Dezembro 18h30

Patrícia Rosa (Colaboradora) prosa gulbenkian.pt
Sexta-Feira, 28 de Novembro de 2008 - 17:24:46 WET


CONVERSAS SOBRE ARTE BRASILEIRA
GUY BRETT, Lygia Clark e Hélio Oiticica
Quinta-feira, 4 de Dezembro às 18h30
CAM Sala Polivalente

"Lygia Clark e Hélio Oiticica são dois importantes artistas, com obras que se complementam. Conheci-os em 1965, no Rio de Janeiro, e mantive com eles uma troca de cartas que continuou durante anos.
Falarei destes artistas enquanto pessoas e reflectirei sobre o seu conceito de participação, as similitudes e as diferenças que este conceito tem nas suas ideias e práticas artísticas. Estive envolvido na organização da Experiment de Oiticica, na Whitechapel Gallery, em Londres, em 1969, um evento artístico dos anos 60 que se tornou lendário. Falarei de como esta exposição foi realizada e de como se relaciona com outros trabalhos artístico da década. Evocarei a Terapia de Lygia Clark, um dos projectos artísticos mais fascinantes do século XX. Prestarei também um tributo a Waltercio Caldas, cujo trabalho não tem aparentemente uma ligação com os trabalhos de Clark e Oiticica, embora exista todo um leque de ressonâncias entre as diferentes obras destes artistas, muitas extremamente subtis."

Guy Brett é curador e crítico de arte. Vive e trabalha em Londres. Tem escrito intensamente para a imprensa especializada desde os anos 60 e comissariado um número considerável de exposições internacionais, sendo a mais recente a de Cildo Meireles, actualmente na Tate Modern, em Londres. Tem colaborado com ensaios monográficos em vários catálogos de artistas e livros, tais como Kinetic Art (1968); Through Our Own Eyes: Popular Art and Modern History (1986); Transcontinental: Nine Latin American Artists (1990); Exploding Galaxies: The Art of David Medalla (1995); Mona Hatoum (1997); Carnival of Perception (2004) e Brasil Experimental: Arte/Vida Proposições e Paradoxos (Rio de Janeiro, 2005). Guy Brett é Visiting Professor na University of the Arts, em Londres.

Waltercio Caldas, HORIZONTES
Exposição até 11 de Janeiro de 2009
CENTRO DE ARTE MODERNA
Rua Dr. Nicolau de Bettencourt
1050-078 LISBOA
www.camjap.gulbenkian.pt<http://www.camjap.gulbenkian.pt>
www.gulbenkian.pt<http://www.gulbenkian.pt>


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20081128/4aeb58e6/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA