[ARENA] ANDRÉ CEPEDA | 29.11.2008 | MAD WOMAN IN THE ATTIC

MAD WOMAN IN THE ATTIC mw_ita yahoo.com
Sexta-Feira, 28 de Novembro de 2008 - 09:26:21 WET

MAD WOMAN IN THE ATTIC
************
ANDRÉ CEPEDA
29.11.2008

Inaugura às 16h.
Poderá ser visitado durante o Inverno, por marcação.

MAD WOMAN IN THE ATTIC
Rua Alves Redol 407, 5ºDir. 4050-043 Porto. Portugal
t: +351 91 791 00 31  | 934271708

http://madwomaninthe.blogspot.com
mw_intheattic  yahoo.com

******************

Formalmente, MAD WOMAN IN THE ATTIC é um espaço com cerca de 10
metros quadrados, paredes brancas, chão cinzento e uma claraboia.
Esta pequena sala é uma arrecadação no último andar de um prédio de
habitação. O espaço é de experimentação, apresentação e consolidação.
MAD WOMAN IN THE ATTIC é um project-room que propõe um confronto mais
íntimo com a produção artística e a sua celebração. Este projecto
quer ser discutido através de conversas a acontecer no momento e
aceitando textos e imagens que surjam destas apresentações.
Os projectos podem ser visitados no dia da inauguração ou, por
marcação, nas três semanas seguintes.
  MAD WOMAN IN THE ATTIC apresentou desde Fevereiro de 2005 o
trabalho de Nuno Ramalho, João Marçal, Amélia Alexandre, António
Júlio, Christine Fowler, António Leal, Mafalda Santos, Carla Cruz,
Renato Ferrão, André Guedes, Tânia Bandeira Duarte, Manuel Santos
Maia, Ângelo Ferreira de Sousa, João Sousa Cardoso, Isabel Carvalho e
Pedro Tudela. MAD WOMAN IN THE ATTIC é também responsável pela
publicação de edições de artista.

A gestão e programação do MAD WOMAN IN THE ATTIC é da
responsabilidade de André Sousa.

ANDRÉ CEPEDA
www.andrecepeda.com
andre_cepeda  netcabo.pt

Nasci em Coimbra em 1976. Actualmente vivo e trabalho no Porto.  Fui
colaborador dos Encontros de Fotografia de Coimbra (1991-1994),
frequentei o curso de fotografia da École des Art d’Ixelles de
Bruxelas (1995-1996), trabalhei como técnico de laboratório no
departamento de digitalização do arquivo fotográfico do Centro
Português de Fotografia, no Porto (1997-1999), fiz um estágio com o
Guilhaume Geneste, “La chambre Noire”, Paris, (1998), de técnicas de
impressão, fui convidado para participar no Workshop para jovens
fotógrafos, ASEF, Singapore (2002), fui também responsável pelo
tratamento e digitalização das imagens do projecto www.anamnese.pt
(2003-2006). Neste momento tenho um estúdio de fotografia no Porto, o
Blues Photography Studio que se dedica à digitalização de imagens
para edição e exposição.

Comecei a expor regularmente desde 1999, ano em que tive uma bolsa
para realizar a residência de artista no Espace Photographique
Contretype de Bruxelas. Foi editado um livro com este projecto em
2005, na inauguração da exposição individual no mesmo espaço. Em 2001
recebi duas relevantes encomendas: a primeira no âmbito da
programação do Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, pelo Centro
Português de Fotografia/MC, e uma segunda para os Encontros de
Imagem, pelo Museu da Imagem de Braga. Fui bolseiro do Centro
Nacional de Cultura em 2002, e, em 2003, volto a fazer uma residência
de artista, em Viseu, na António Henriques Galeria de Arte
Contemporânea, que durou 6 semanas por um periodo de 5 mêses e deu
origem a uma exposição e catálogo, em 2004. Em 2006 recebi 2
encomendas, uma da RAR- Holding, com um projecto intitulado “Um olhar
sobre a RAR”, comissariado pelo Miguel von Hafe Pérez, e outro da
Reitoria da Universidade do Porto, para a exposição “Depósito,
Anotações sobre Densidade e Conhecimento”, comissariada pelo Paulo
Cunha e Silva. Fui também seleccionado para o Prémio EDP – Jovens
Artistas, cuja inauguração será a 17 de Novembro na Central Eléctrica
do Freixo, no Porto. Neste momento estou a desenvolver um projecto
comissariado pelo Sérgio Mah, para o Instituto de Emprego e Formação
Profissional, que vai ter uma exposição itinerante com catálogo em 2008.

Tenho as minhas obra representada nas seguintes colecções: Espace
Photographique Contretype, Bruxelas; Instituto Camões, Ministério dos
Negócios Estrangeiros, Lisboa; Colecção Nacional de Fotografia,
Ministério da Cultura, Porto; Encontros de Fotografia de Coimbra,
Coimbra; Museu da Imagem/Encontros de Imagem, Braga; Culturgest -
Caixa Geral de Depósitos, Lisboa; PLMJ Sociedade de Advogados,
Lisboa, Banco Espírito Santo, Lisboa; Fundação Ilídio Pinho, Porto;
RAR-Holding, Porto; Museu do Caramulo, Caramulo; Câmara Municipal de
Chaves, Chaves.

Neste momento sou representado pela Galeria Pedro Cera de Lisboa, a
Galeria AdHoc de Vigo e o Espace Photographique Contretype de Bruxelas.

Algumas das minhas exposições individuais: Stasis, Galeria Pedro
Cera, Lisboa, 2006; Moving #3, IN.TRANSIT, Porto; Provas de Contacto,
Projecto Apêndice, Porto; Moving#2, Galeria Ad Hoc, Vigo, Espanhã,
2006; Moving, Solar, Galeria de Arte Cinemática, Vila do Conde;
Anacronia, KGaleria, Lisboa, 2006; Osíris - Galeria Municipal, Caldas
da Rainha, 2005; Espace Photographique Contretype, Bruxelas, Bélgica,
2005; Jungle, Espaço Bartolomeu 5, Lisboa, 2005; Viseu, António
Henriques Galeria de Arte Contemporânea, Viseu, 2004; Oficina, Espaço
Alternativo da Galeria Fernando Santos, Porto, 2003; Anacronia,
Galleri Image, Aarhus, Dinamarca, 2002; Pontes, lugares e
antropologia – A viagem, Silo - Espaço Cultural, Matosinhos, 2001;
Anacronia, Encontros de Fotografia de Coimbra, Coimbra, 2000.
Algumas das minhas exposições colectivas: Where are you from?,
Faulconer Gallery, Iowa, USA, 2008; Prémio EDP – Jovens Artistas,
Central Eléctrica do Freixo, Porto, 2007; Deslocações: 4 perspectivas
contemporâneas portuguesas, Comité Europeu Económico e Social,
Bruxelas, 2007; Antimonumentos, António Henriques Galeria de Arte
contemporânea, Viseu, 2007; Intro, Espace Photographique Contretype,
Bruxelas, Bélgica, 2007; PhotoLondon 2007, Galeria AdHoc, Londres,
Inglaterra, 2007; Bxl, Centre Wallonie-Bruxelles à Paris, Paris,
França, 2007; Transnatural, Instituto Botânico, Coimbra, 2007;
Depósito – anotações sobre densidade e conhecimento, Reituria da
Universidade do Porto, Porto, 2007; Busca Pólos, Centro Cultural Vila
Flor, Guimarães e Pavilhão de Portugal, Coimbra, 2006/07; Creators of
European Photography, Photo Festival Union, Lodz, Poland, 2005;
Desenhar Discurso: Digressões sobre uma urbanidade disruptiva, Bienal
de Cerveira, 2005; 2005; Re-produtores de sentido, Arte Sesc, Rio de
Janeiro, Brasil, 2004; E no princípio era a viagem, Bienal de
Pontevedra, Pontevedra, Espanha, 2004; Pingyao International
Photographic Festival, China, 2003; Colecção Caixa Geral de
Depósitos, Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporâneo,
Badajoz, 2003; Salão Europeu de Jovens Criadores, Montrouge/Sant
Cugat/Amarante, 2003.

--

MAD WOMAN IN THE ATTIC
Rua Alves Redol, 407 5ºD.  P-4050-043 Porto