[ARENA] [ CAM ] HOJE 27 Novembro às 18h30 » Conversa com PAULO HERKENHOFF

Patrícia Rosa (Colaboradora) prosa gulbenkian.pt
Quinta-Feira, 27 de Novembro de 2008 - 15:12:11 WET


CONVERSAS SOBRE ARTE BRASILEIRA
Paulo Herkenhoff  Neoconcretismo: momento inaugural da autonomia da arte brasileira

Os primeiros ensaios da modernidade e o modernismo ainda como tradução em brasileiro de ideias europeias: expressionismo, pós-cubismo, cor local.
A modernização do sistema de arte no Brasil no pós-guerra: crítica, imprensa, museus e a Bienal. O contexto cultural do neoconcretismo: literatura, bossa-nova, arquitectura, Cinema Novo, Brasília e ensino da arte. O artista inventor e as relações do neoconcretismo com a história da arte. As referências históricas: suprematismo, neoplasticismo, arte concreta ou Malevitch, Mondrian, Albers, Max Bill, Pollock, Rothko e Arte Madí (e outros movimentos argentinos). O lugar do sujeito na produção e recepção da arte. A diferença neoconcreta: subjectividade e forma geométrica objectiva. Neoconcretismo versus minimalismo. O Manifesto neoconcreto e a Teoria do não-objecto (Ferreira Gullar). A individualização do projecto neoconcreto em cada artista: Franz Weissmann, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Aluísio Carvão, Willys de Castro e Hercules Barsotti. Os desdobramentos e o legado do neoconcretismo.

Paulo Herkenhoff é historiador e crítico de arte. Foi director do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (2002-2006). Comissariou várias exposições internacionais, nomeadamente no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1985-90, Museu de Arte Moderna de Nova York/MoMA (1999-2002), XXIV Bienal de São Paulo (1988), e director do Instituto Nacional de Artes Plásticas (1983-85). Escreveu sobre o neoconcretismo e ensaios ou artigos individuais sobre a obra de Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Aluísio Carvão, Amílcar de Castro e Franz Weissmann. Fez palestras sobre as relações entre neoconcretismo e minimalismo na Universidade de Harvard.

CAM sala polivalente, quinta-feira, 27 de Novembro, às 18:30

PRÓXIMA CONVERSA:
4/12/2008
Guy Brett
Lygia Clark e Hélio Oiticica



Waltercio Caldas, HORIZONTES
Exposição até 11 de Janeiro de 2009
CENTRO DE ARTE MODERNA
Rua Dr. Nicolau de Bettencourt
1050-078 LISBOA
www.camjap.gulbenkian.pt<http://www.camjap.gulbenkian.pt>
www.gulbenkian.pt<http://www.gulbenkian.pt>

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20081127/56742a85/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA