[ARENA] Sinopses-28ª Bienal de SÃO PAULO / CAPACETE

Helmut Batista capacete capacete.net
Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2008 - 10:50:08 WET


Para español abajo




IMPORTANTE: MUDANÇAS NA PROGRAMAÇÃO DA SALA DE PROJEÇÃO E NA  
BUSCA DE CONVITES PARA O EVENTO NA CASA MODERNISTA; infos mais abaixo



28ª Bienal de SÃO PAULO
CAPACETE entretenimentos

Anunciam:


CINEMA CAPACETE
Loop - Não é cinema, não é vídeo nem televisão





SINOPSES

Harun Farocki (Alemanha)
título: Schnittstelle

Local: A Praça, primeiro andar do prédio da Bienal, Parque do  
Ibirapuera
Dias: 28, 29 e 30 de novembro
Horário: das 10 às 22 horas

Harun Farocki foi convidado pelo Lille Museum of Modern Art para  
produzir um vídeo “sobre seu trabalho”. Ele criou uma  
instalação para duas telas de projeção que foi apresentada como  
parte da exposição The world of Photography de 1995. O filme  
Schnittstelle ultrapassou os limites daquela instalação.  Refletindo  
o próprio trabalho documental de Farocki, o filme  examina a questão  
do que significa trabalhar com imagens já existentes no lugar de  
produzir imagens próprias. O título brinca com o duplo sentido de  
“Schnitt” que significa tanto mesa de edição como “interface  
homem-máquina”, ambos se referindo ao local de trabalho de Farocki  
quando uma pessoa opera um computador usando um teclado e um mouse.

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Rodney Graham (Canadá)
titulo: Vexation Island

Local: A Praça, primeiro andar do prédio da Bienal, Parque do  
Ibirapuera
Dias: 28, 29 e 30 de novembro
Horário: das 10 às 22 horas

Com Vexation Island e filmes subseqüentes, todos criados para passar  
continuamente em loop, a preocupação com o tempo e a repetição  
vem à baila não apenas formalmente, mas também psicologicamente.  
Em “Vexation Island”, o pirata de naufrágios, interpretado pelo  
próprio Graham, desperta em uma ilha tropical e a seguir é  
nocauteado por um coco que ele mesmo consegue derrubar ao agitar um  
coqueiro; um tempo depois ele retoma a consciência, volta à palmeira  
e o ciclo se repete. É como se ele estivesse preso em um feitiço de  
Sísifo ou em uma compulsão freudiana de repetição.

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Wendelien van Oldenborgh (Holanda)
titulo: Maurits Script

Local e horário: A SER DEFINIDO

Oito participantes lêem e discutem fragmentos, entre outras coisas,  
das cartas de Johan Maurits van Nassau, governador de uma colônia  
holandesa no nordeste do Brasil entre 1637 e 1644. Todo o filme foi  
gravado no Museu Mauritshuis em Hague.
Johan Maurits tinha a reputação de ser um governante esclarecido,  
que contratou cientistas e artistas para estudar as novas colônias,  
entre eles o pintor Albert Eckhout, cujas representações em tamanho  
natural de tipos de habitantes locais tornaram-se bastante  
conhecidas. A história da colônia holandesa no século XVII fala dos  
conflitos de uma comunidade composta por diferentes grupos com  
interesses distintos que são obrigados a conviver em conjunto. O  
roteiro, composto a partir dos informes da Companhia holandesa das  
Índias Ocidentais, crônicas de um frade português e cartas de Johan  
Maurits, forma uma imagem complexa de uma sociedade cheia de  
paradoxos e conflitos. O filme aborda o legado da história colonial.  
Nas discussões que isto provoca entre os participantes e o público,  
a atualidade deste período negligenciado da história holandesa veio  
à tona.
Maurits Script compõe parte de Uma Certa Brasilidade. Nesta série de  
trabalhos os papéis dos participantes são continuamente trocados  
(diretor, ator, personagem, público) como referência para uma  
revisão de padrões e posições sociais fixos.

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Kasper Akhøj Pedresen (Dinamarca)
Sem Título (Schindler/Gray), 2006

Local: Casa Modernista no Parque Modernista (Vila Mariana)
Dias: 26, 27 e 28 de novembro
Horário: 19 horas


Uma instalação com narração em over e projeção programada de  
slides, retoma as histórias de duas casas modernistas: A de Eileen  
Gray, Villa E.1027, em Roquebrune – Cap Martin, França (1926 –  
1929), e a King Rd, de Rudolph M. Schindler, em Hollywood  
(1921-1922). Como as primeiras residências que os arquitetos  
construíram para si mesmos, estas casas se tornaram território de  
conflitos profissionais e pessoais, materializados em transformações  
radicais na estrutura dos edifícios. A obra apresenta algumas das  
narrativas ligadas a estas construções e como elas elas convergem e  
divergem, seguindo caminhos estreitamente relacionados, embora em  
direções opostas.
A casa de Schindler foi construída como um experimento radical sobre  
a igualdade de gênero e a libertação sexual através do  
planejamento do piso – provavelmente a primeira casa projetada para  
o swingind de casais. A história da Villa E.1027 é mais conhecida.  
Eillen Gray a construiu junto com seu amigo Jean Badovici como uma  
resposta e crítica às idéias de Le Corbusier, que mais tarde, sem  
autorização, pintou 8 murais na casa e os chamou de “Graffiti a  
Cap Martin”.
Se pensarmos em uma construção como um texto ou como um campo de  
discurso, podemos pensar essas casas como palimpsestos, pelos quais  
alguém apaga um texto para escrever outro.

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Raimond Chaves (Colômbia)
título: El Toque Criollo

Local: Casa Modernista no Parque Modernista (Vila Mariana)
Dias: 26, 27 e 28 de novembro
Horário: 19 horas


O Toque Criollo consiste em uma palestra com apresentação  
multimídia – imagens, musica e arquivos sonoros – baseados em uma  
coleção de capas de discos dispostos em vários grupos. As capas de  
discos são de LPs de Pop Latino-americano dos anos 60 até 80, os  
quais foram encontrados em mercados de pulgas e sebos de diferentes  
países como Colômbia, Equador, Venezuela, Peru, República  
Dominicana e Estados Unidos.
Esta narração se foca em diferentes questões da história,  
política e cultura da América Latina, incluindo um grande leque de  
referências que vão da história da própria família do artista  
para outras mais gerais.



IMPORTANTE 1: O evento na casa modernista (Rua Santa Cruz, 325 - Vila  
Mariana) comporta pouca audiência (30 pessoas por dia) e pedimos aos  
interessados que por favor busquem os convites gratuitos na própria  
Bienal (Parque do Ibirapuera) já na semana anterior ao evento (19 à  
28 de novembro) no balcão de informações. Serão servidos pequenos  
petiscos. Pedimos pontualidade (a porta da casa no Parque Modernsita  
fechará às 19h30).

IMPORTANTE 2: A sala de exibição para os filmes da Wendelyn van  
Oldenborgh será anunciado em breve na programação do site da Bienal:
www.28bienalsaopaulo.org.br

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Español

SINOPSIS

Harun Farocki (Alemania)
titulo: Schnittstelle

Lugar: A Praça, Segundo piso del edificio de la Bienal, Parque del  
Ibirapuera
Días: 28, 29 y 30 de noviembre
desde las 10am hasta las 10pm


Harun Farocki fue contratado por el Lille Museum of Modern Art para  
realizar un vídeo “sobre su trabajo”. Su creación fue una  
instalación de dos pantallas, que fue presentada como parte de la  
exposición “The world of Photography”, en 1995. Schnittstelle  
sobrepasó los límites de aquella instalación. Reflejando el propio  
trabajo documental de Farocki, la película examina la cuestión de lo  
qué significa trabajar con imágenes existentes en vez de producir  
imágenes propias. El título juega con el doble significado de  
“Schnitt”, que se refiere al lugar donde Farocki trabaja, la mesa  
de edición, así como también a la “interfase ser humano- 
máquina”, cuando una persona opera un computador usando el teclado  
y el ratón.


Rodney Graham (Canada)
titulo: Vexation Island

Lugar: A Praça, Segundo piso del edificio de la Bienal, Parque del  
Ibirapuera
Días: 28, 29 y 30 de noviembre
desde las 10am hasta las 10pm

Con "Vexation Island" y los filmes siguientes, todos creados para ser  
proyectados en un loop  sin fin, la preocupación con el tiempo y la  
repetición emerge no sólo formalmente, sino también  
psicológicamente. En "Vexation Island," el pirata de naufragios  
interpretado por el propio Graham, despierta en una isla tropical y  
enseguida es noqueado por un coco que él mismo logra tumbar al  
sacudir una palmera; después de un tiempo el se despierta, regresa a  
la palmera y el ciclo se repite. Es como se él estuviese condenado a  
una maldición de Sísifo o en una compulsión freudiana de repetición.


Wendelien van Oldenborgh (Paises Bajos)

Maurits Script

Horario y lugar aun no definidos.

Ocho participantes leen y discuten fragmentos, entre otras cosas, de  
las cartas de Johan Maurits van Nassau, gobernador de una colonia  
holandesa del noreste  de Brasil entre 1637 y 1644. Toda la película  
es grabada en vivo y en directo, en el museo Mauritshuis en la Haya.

Johan Maurits tiene la reputación de ser un gobernante ilustrado, que  
contrató científicos y artistas para estudiar las nuevas colonias,  
incluyendo el pintor Albert Eckhout, cuyas representaciones en tamaño  
real de la población local pasaron a ser bastante conocidas.
La historia de la colonia holandesa del siglo 17 habla de una  
comunidad compuesta de diferentes grupos con intereses en conflicto  
que tienen que vivir juntos. El guión, compuesto de los informes de  
la Compañía de las Índias Ocidentales de Holanda, crónicas de un  
fraile portugués y cartas de Johan Maurits, forma una  imagen  
compleja de una sociedad llena de paradojas y conflictos. La película  
aborda el legado de la historia colonial. En las discusiones que esto  
provoca entre los participantes y con el público, la actualidad de  
este período bastante descuidado de la historia holandesa sale a la  
superficie.

Maurits Script es parte de Una Cierta Brasilidad. En esta serie de  
trabajos, los papeles de los participantes se alternan continuamente  
(director, actor, personaje, público) como una referencia a una  
revisión de posiciones y patrones sociales fijos.



Kasper Akhøj Pedersen (Dinamarca)

Sin titulo (Schindler/Gray), 2006


Lugar: Casa Modernista en el Parque Modernista (Vila Mariana)
Días: 26, 27 y 28 de noviembre
7pm


Una instalación de diapositivas programada con narración, repensando  
las historias de dos casas modernistas: la de Eileen Gray, Villa E.  
1027, in Roquebrune - Cap Martin, France (1926-1929), y la de Kings  
Rd. De Rudolph M. Schindler en Hollywood (1921-1922).
Como las primeras residencias que los arquitectos construyeron para  
sí mismos, estas casas se tornaron territorio de conflictos  
profesionales y personales, materializados en transformaciones  
radicales en la estructura de los edificios. La obra presenta algunas  
de las narrativas ligadas a estas construcciones y cómo éstas  
convergen y divergen, siguiendo caminos estrechamente relacionados,  
aunque en direcciones opuestas.
La casa de Schindler fue construida como un experimento radical sobre  
la igualdad de géneros y la liberación sexual, a través del  
planeamiento del piso - probablemente la primera casa a ser  
proyectada para swinging. La historia de la Villa E.1027 es más  
conocida. Eileen Gray la construyó junto con su amigo Jean Badovici,  
como respuesta y crítica a las ideas de Le Corbusier, que  
posteriormente, sin permiso, pintó 8 murales en la casa, llamándolos  
de "Graffiti a Cap Martin".
Si pensáramos en un edificio como un texto, o un espacio para  
discurso, podemos pensar en estas casas como palimpsestos, en las  
cuales alguien borra un texto para escribir otro.



Raimond Chaves (Colombia)

El Toque Criollo

Lugar: Casa Modernista en el Parque Modernista (Vila Mariana)
Días: 26, 27 y 28 de noviembre
7pm




El Toque Criollo consiste de una conversación en vivo y en directo  
con presentación multimedia - imágenes, música y archivos sonoros -  
basada en una colección de carátulas de discos exhibidas en diversos  
grupos.

Las carátulas de los discos son de LPs de Música Pop Latino- 
Americana de los 60´s hasta los 80´s, que fueron encontradas en  
anticuarios y tiendas de discos usados en diferentes países como   
Colombia, Ecuador, Venezuela, Perú, República Dominicana y Estados  
Unidos.

Esta narración se concentra en diversas cuestiones de la historia,  
política y cultura de Latinoamérica, incluyendo una gran variedad de  
referencias, desde las historias de la propia familia del artista  
hasta otras más generales.



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Residentes CAPACETE setembro à dezembro de 2008 / CAPACETE residents  
as for september through december 2008 / Residentes CAPACETE  
septiembre - diciembre de 2008


Atualmente em residência / actually in residence / Actualmente en  
residencia:


15/08 - 31/12/2008 - Danilo Volpato (São Paulo) - artista
01/09 - 22/12/2008 - Krist Gruijthuijsen (Holanda) - curador
01/11 - 22/12/2008 - Inti Guerrero (Colômbia) - artista/curador


Próximos / next / proximos:

01/12 - 05/01/2009 - Elisabeth Smolarz (Alemanha/USA) - artista


Lembramos que o CAPACETE faz parte da RESARTIS uma fundação sem fins  
lucrativos que une 250 residências no mundo inteiro. Para saber sobre  
outras residência visite o site: www.resartis.org

Aconselhamos visitar nosso site com certa freqüência para se  
atualizar sobre diversas inscrições para residências
We advise you to visit our website every now and then and check for  
up-to-date information regarding residencies.
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