[ARENA] Sinopses-28ª Bienal de SÃO PAULO / CAPACETE
Helmut Batista
capacete capacete.net
Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2008 - 10:50:08 WET
Para español abajo
IMPORTANTE: MUDANÇAS NA PROGRAMAÇÃO DA SALA DE PROJEÇÃO E NA
BUSCA DE CONVITES PARA O EVENTO NA CASA MODERNISTA; infos mais abaixo
28ª Bienal de SÃO PAULO
CAPACETE entretenimentos
Anunciam:
CINEMA CAPACETE
Loop - Não é cinema, não é vídeo nem televisão
SINOPSES
Harun Farocki (Alemanha)
título: Schnittstelle
Local: A Praça, primeiro andar do prédio da Bienal, Parque do
Ibirapuera
Dias: 28, 29 e 30 de novembro
Horário: das 10 às 22 horas
Harun Farocki foi convidado pelo Lille Museum of Modern Art para
produzir um vídeo “sobre seu trabalho”. Ele criou uma
instalação para duas telas de projeção que foi apresentada como
parte da exposição The world of Photography de 1995. O filme
Schnittstelle ultrapassou os limites daquela instalação. Refletindo
o próprio trabalho documental de Farocki, o filme examina a questão
do que significa trabalhar com imagens já existentes no lugar de
produzir imagens próprias. O título brinca com o duplo sentido de
“Schnitt” que significa tanto mesa de edição como “interface
homem-máquina”, ambos se referindo ao local de trabalho de Farocki
quando uma pessoa opera um computador usando um teclado e um mouse.
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Rodney Graham (Canadá)
titulo: Vexation Island
Local: A Praça, primeiro andar do prédio da Bienal, Parque do
Ibirapuera
Dias: 28, 29 e 30 de novembro
Horário: das 10 às 22 horas
Com Vexation Island e filmes subseqüentes, todos criados para passar
continuamente em loop, a preocupação com o tempo e a repetição
vem à baila não apenas formalmente, mas também psicologicamente.
Em “Vexation Island”, o pirata de naufrágios, interpretado pelo
próprio Graham, desperta em uma ilha tropical e a seguir é
nocauteado por um coco que ele mesmo consegue derrubar ao agitar um
coqueiro; um tempo depois ele retoma a consciência, volta à palmeira
e o ciclo se repete. É como se ele estivesse preso em um feitiço de
Sísifo ou em uma compulsão freudiana de repetição.
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Wendelien van Oldenborgh (Holanda)
titulo: Maurits Script
Local e horário: A SER DEFINIDO
Oito participantes lêem e discutem fragmentos, entre outras coisas,
das cartas de Johan Maurits van Nassau, governador de uma colônia
holandesa no nordeste do Brasil entre 1637 e 1644. Todo o filme foi
gravado no Museu Mauritshuis em Hague.
Johan Maurits tinha a reputação de ser um governante esclarecido,
que contratou cientistas e artistas para estudar as novas colônias,
entre eles o pintor Albert Eckhout, cujas representações em tamanho
natural de tipos de habitantes locais tornaram-se bastante
conhecidas. A história da colônia holandesa no século XVII fala dos
conflitos de uma comunidade composta por diferentes grupos com
interesses distintos que são obrigados a conviver em conjunto. O
roteiro, composto a partir dos informes da Companhia holandesa das
Índias Ocidentais, crônicas de um frade português e cartas de Johan
Maurits, forma uma imagem complexa de uma sociedade cheia de
paradoxos e conflitos. O filme aborda o legado da história colonial.
Nas discussões que isto provoca entre os participantes e o público,
a atualidade deste período negligenciado da história holandesa veio
à tona.
Maurits Script compõe parte de Uma Certa Brasilidade. Nesta série de
trabalhos os papéis dos participantes são continuamente trocados
(diretor, ator, personagem, público) como referência para uma
revisão de padrões e posições sociais fixos.
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Kasper Akhøj Pedresen (Dinamarca)
Sem Título (Schindler/Gray), 2006
Local: Casa Modernista no Parque Modernista (Vila Mariana)
Dias: 26, 27 e 28 de novembro
Horário: 19 horas
Uma instalação com narração em over e projeção programada de
slides, retoma as histórias de duas casas modernistas: A de Eileen
Gray, Villa E.1027, em Roquebrune – Cap Martin, França (1926 –
1929), e a King Rd, de Rudolph M. Schindler, em Hollywood
(1921-1922). Como as primeiras residências que os arquitetos
construíram para si mesmos, estas casas se tornaram território de
conflitos profissionais e pessoais, materializados em transformações
radicais na estrutura dos edifícios. A obra apresenta algumas das
narrativas ligadas a estas construções e como elas elas convergem e
divergem, seguindo caminhos estreitamente relacionados, embora em
direções opostas.
A casa de Schindler foi construída como um experimento radical sobre
a igualdade de gênero e a libertação sexual através do
planejamento do piso – provavelmente a primeira casa projetada para
o swingind de casais. A história da Villa E.1027 é mais conhecida.
Eillen Gray a construiu junto com seu amigo Jean Badovici como uma
resposta e crítica às idéias de Le Corbusier, que mais tarde, sem
autorização, pintou 8 murais na casa e os chamou de “Graffiti a
Cap Martin”.
Se pensarmos em uma construção como um texto ou como um campo de
discurso, podemos pensar essas casas como palimpsestos, pelos quais
alguém apaga um texto para escrever outro.
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Raimond Chaves (Colômbia)
título: El Toque Criollo
Local: Casa Modernista no Parque Modernista (Vila Mariana)
Dias: 26, 27 e 28 de novembro
Horário: 19 horas
O Toque Criollo consiste em uma palestra com apresentação
multimídia – imagens, musica e arquivos sonoros – baseados em uma
coleção de capas de discos dispostos em vários grupos. As capas de
discos são de LPs de Pop Latino-americano dos anos 60 até 80, os
quais foram encontrados em mercados de pulgas e sebos de diferentes
países como Colômbia, Equador, Venezuela, Peru, República
Dominicana e Estados Unidos.
Esta narração se foca em diferentes questões da história,
política e cultura da América Latina, incluindo um grande leque de
referências que vão da história da própria família do artista
para outras mais gerais.
IMPORTANTE 1: O evento na casa modernista (Rua Santa Cruz, 325 - Vila
Mariana) comporta pouca audiência (30 pessoas por dia) e pedimos aos
interessados que por favor busquem os convites gratuitos na própria
Bienal (Parque do Ibirapuera) já na semana anterior ao evento (19 à
28 de novembro) no balcão de informações. Serão servidos pequenos
petiscos. Pedimos pontualidade (a porta da casa no Parque Modernsita
fechará às 19h30).
IMPORTANTE 2: A sala de exibição para os filmes da Wendelyn van
Oldenborgh será anunciado em breve na programação do site da Bienal:
www.28bienalsaopaulo.org.br
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Español
SINOPSIS
Harun Farocki (Alemania)
titulo: Schnittstelle
Lugar: A Praça, Segundo piso del edificio de la Bienal, Parque del
Ibirapuera
Días: 28, 29 y 30 de noviembre
desde las 10am hasta las 10pm
Harun Farocki fue contratado por el Lille Museum of Modern Art para
realizar un vídeo “sobre su trabajo”. Su creación fue una
instalación de dos pantallas, que fue presentada como parte de la
exposición “The world of Photography”, en 1995. Schnittstelle
sobrepasó los límites de aquella instalación. Reflejando el propio
trabajo documental de Farocki, la película examina la cuestión de lo
qué significa trabajar con imágenes existentes en vez de producir
imágenes propias. El título juega con el doble significado de
“Schnitt”, que se refiere al lugar donde Farocki trabaja, la mesa
de edición, así como también a la “interfase ser humano-
máquina”, cuando una persona opera un computador usando el teclado
y el ratón.
Rodney Graham (Canada)
titulo: Vexation Island
Lugar: A Praça, Segundo piso del edificio de la Bienal, Parque del
Ibirapuera
Días: 28, 29 y 30 de noviembre
desde las 10am hasta las 10pm
Con "Vexation Island" y los filmes siguientes, todos creados para ser
proyectados en un loop sin fin, la preocupación con el tiempo y la
repetición emerge no sólo formalmente, sino también
psicológicamente. En "Vexation Island," el pirata de naufragios
interpretado por el propio Graham, despierta en una isla tropical y
enseguida es noqueado por un coco que él mismo logra tumbar al
sacudir una palmera; después de un tiempo el se despierta, regresa a
la palmera y el ciclo se repite. Es como se él estuviese condenado a
una maldición de Sísifo o en una compulsión freudiana de repetición.
Wendelien van Oldenborgh (Paises Bajos)
Maurits Script
Horario y lugar aun no definidos.
Ocho participantes leen y discuten fragmentos, entre otras cosas, de
las cartas de Johan Maurits van Nassau, gobernador de una colonia
holandesa del noreste de Brasil entre 1637 y 1644. Toda la película
es grabada en vivo y en directo, en el museo Mauritshuis en la Haya.
Johan Maurits tiene la reputación de ser un gobernante ilustrado, que
contrató científicos y artistas para estudiar las nuevas colonias,
incluyendo el pintor Albert Eckhout, cuyas representaciones en tamaño
real de la población local pasaron a ser bastante conocidas.
La historia de la colonia holandesa del siglo 17 habla de una
comunidad compuesta de diferentes grupos con intereses en conflicto
que tienen que vivir juntos. El guión, compuesto de los informes de
la Compañía de las Índias Ocidentales de Holanda, crónicas de un
fraile portugués y cartas de Johan Maurits, forma una imagen
compleja de una sociedad llena de paradojas y conflictos. La película
aborda el legado de la historia colonial. En las discusiones que esto
provoca entre los participantes y con el público, la actualidad de
este período bastante descuidado de la historia holandesa sale a la
superficie.
Maurits Script es parte de Una Cierta Brasilidad. En esta serie de
trabajos, los papeles de los participantes se alternan continuamente
(director, actor, personaje, público) como una referencia a una
revisión de posiciones y patrones sociales fijos.
Kasper Akhøj Pedersen (Dinamarca)
Sin titulo (Schindler/Gray), 2006
Lugar: Casa Modernista en el Parque Modernista (Vila Mariana)
Días: 26, 27 y 28 de noviembre
7pm
Una instalación de diapositivas programada con narración, repensando
las historias de dos casas modernistas: la de Eileen Gray, Villa E.
1027, in Roquebrune - Cap Martin, France (1926-1929), y la de Kings
Rd. De Rudolph M. Schindler en Hollywood (1921-1922).
Como las primeras residencias que los arquitectos construyeron para
sí mismos, estas casas se tornaron territorio de conflictos
profesionales y personales, materializados en transformaciones
radicales en la estructura de los edificios. La obra presenta algunas
de las narrativas ligadas a estas construcciones y cómo éstas
convergen y divergen, siguiendo caminos estrechamente relacionados,
aunque en direcciones opuestas.
La casa de Schindler fue construida como un experimento radical sobre
la igualdad de géneros y la liberación sexual, a través del
planeamiento del piso - probablemente la primera casa a ser
proyectada para swinging. La historia de la Villa E.1027 es más
conocida. Eileen Gray la construyó junto con su amigo Jean Badovici,
como respuesta y crítica a las ideas de Le Corbusier, que
posteriormente, sin permiso, pintó 8 murales en la casa, llamándolos
de "Graffiti a Cap Martin".
Si pensáramos en un edificio como un texto, o un espacio para
discurso, podemos pensar en estas casas como palimpsestos, en las
cuales alguien borra un texto para escribir otro.
Raimond Chaves (Colombia)
El Toque Criollo
Lugar: Casa Modernista en el Parque Modernista (Vila Mariana)
Días: 26, 27 y 28 de noviembre
7pm
El Toque Criollo consiste de una conversación en vivo y en directo
con presentación multimedia - imágenes, música y archivos sonoros -
basada en una colección de carátulas de discos exhibidas en diversos
grupos.
Las carátulas de los discos son de LPs de Música Pop Latino-
Americana de los 60´s hasta los 80´s, que fueron encontradas en
anticuarios y tiendas de discos usados en diferentes países como
Colombia, Ecuador, Venezuela, Perú, República Dominicana y Estados
Unidos.
Esta narración se concentra en diversas cuestiones de la historia,
política y cultura de Latinoamérica, incluyendo una gran variedad de
referencias, desde las historias de la propia familia del artista
hasta otras más generales.
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Residentes CAPACETE setembro à dezembro de 2008 / CAPACETE residents
as for september through december 2008 / Residentes CAPACETE
septiembre - diciembre de 2008
Atualmente em residência / actually in residence / Actualmente en
residencia:
15/08 - 31/12/2008 - Danilo Volpato (São Paulo) - artista
01/09 - 22/12/2008 - Krist Gruijthuijsen (Holanda) - curador
01/11 - 22/12/2008 - Inti Guerrero (Colômbia) - artista/curador
Próximos / next / proximos:
01/12 - 05/01/2009 - Elisabeth Smolarz (Alemanha/USA) - artista
Lembramos que o CAPACETE faz parte da RESARTIS uma fundação sem fins
lucrativos que une 250 residências no mundo inteiro. Para saber sobre
outras residência visite o site: www.resartis.org
Aconselhamos visitar nosso site com certa freqüência para se
atualizar sobre diversas inscrições para residências
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-------------- próxima parte ----------
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